Transtornos de ansiedade Flashcards
O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma característica normal e evolutiva do ser humano. É um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. É uma reação natural e necessária para a autopreservação.
Defina medo x ansiedade.
Medo é a resposta a uma ameaça conhecida; a ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida.
O que diferencia a ansiedade normal da ansiedade patológica?
O grau de sofrimento da pessoa e o quanto isso a impede de realizar tarefas do dia-a-dia (ficar com a família, ir para o trabalho).
Cite os transtornos de personalidade.
- Transtorno de pânico.
- Transtorno de ansiedade generalizada.
- Transtorno obsessivo-compulsivo.
- Fobia social.
- Transtorno de estresse pós-traumático.
Transtorno de pânico: se caracteriza pelo que? Cite os sintomas.
Crises súbitas e imprevisíveis de elevada ansiedade, com duração de cerca de 10min, inesperadas com palpitações, sudorese, tremores, falta de ar ou sufocamento, dor no peito, náusea ou desconforto abdominal, tontura, instabilidade ou desmaio, desrealização (pessoa sente que ela não é real, não está ali) ou despersonalização (pessoa pensa que ela não é ela mesma, que está em outro corpo), medo de enlouquecer, medo de morrer.
- Melhoram espontaneamente, com ou sem medicação.
Transtorno de pânico inicia-se em que idade?
Depois dos 20 anos.
O que é agorafobia? Está relacionado a qual transtorno?
- Fobia de locais cheio (metro, show, shopping).
- Quando a pessoas tem as crises de pânico em locais lotados ou evita esses locais por medo de ter a crise de pânico, chamamos de transtorno de pânico com agorafobia.
Qual é o tipo mais frequente do grupo dos transtornos de ansiedade?
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Transtorno de ansiedade generalizada: se caracteriza pelo que? Cite os sintomas.
Preocupação ou ansiedade excessiva (acima do normal), com motivos injustificáveis ou desproporcionais ao nível de ansiedade, durante a maior parte do seu dia, quase todos os dias, durante 6 meses.
Transtorno de ansiedade generalizada: cite os sintomas.
Dificuldade para relaxar, cansar-se com facilidade, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, dificuldade para dormir (ou dorme, mas acorda cansada).
Diferencia: pânico x TAG.
- No pânico, a pessoa tem crises de ansiedade = ela está bem, vem uma crise, depois volta ao normal, crise, e assim segue.
- No TAG, a pessoa fica pelo menos 6 meses com a ansiedade excessiva (é um platô), todos os dias e não em crises.
Transtorno obsessivo-compulsivo: defina obsessões e compulsões.
Obsessões são pensamentos que a pessoa tem e que são contrários a sua índole, ou seja, ela não acredita naquilo, mas o pensamento fica martelando em sua cabeça. Por perder o controle sobre os pensamentos, a pessoa passa a praticar atos repetitivos, que tornam se rituais (compulsões), que objetivam prevenir ou aliviar a tensão causada pelos pensamentos.
Transtorno obsessivo-compulsivo: cite os sintomas obsessivos mais comuns.
Sentir medo de contaminar-se por germes, imaginar que tenha ferido/ofendido outros, imaginar-se perdendo o controle, ter pensamentos sexuais urgentes e intrusivos, ter duvidas morais e religiosas, ter pensamentos proibidos.
Transtorno obsessivo-compulsivo: cite os sintomas compulsivos mais comuns.
Lavar-se para descontaminar-se, repetir determinados gestos, verificar se as coisas estão como deveriam (porta trancada, gás desligado), conferir objetos, ordenar/arrumar objetos, rezar.
Como diferenciar alucinação de pensamento?
- Alucinação (psicose).
- Pensamento (“voz” que fica martelando na cabeça = ocorre no TOC).
- Para diferenciar, perguntaremos ao paciente “essa voz que você ouve, vem de dentro ou de fora da sua cabeça”? Se a voz vem de dentro = pensamento; se vem de fora = alucinação auditiva, é uma psicose.