Vasculites Flashcards
A arterite de Takayasu e a arterite temporal são vasculites de grandes vasos associadas a claudicação, diminuição do pulso e sopro.
Verdadeiro: A arterite de Takayasu e a arterite temporal são vasculites de grandes vasos associadas a claudicação, diminuição do pulso e sopro.
A poliarterite nodosa (PAN) e a doença de Kawasaki são vasculites de médios vasos que podem causar livedo reticular e microaneurisma.
Verdadeiro: A poliarterite nodosa (PAN) e a doença de Kawasaki são vasculites de médios vasos que podem causar livedo reticular, mononeurite múltipla e microaneurisma.
A poliangeíte microscópica, Churg-Strauss e Wegener são exemplos de vasculites de pequenos vasos.
Verdadeiro: A poliangeíte microscópica, Churg-Strauss e Wegener são exemplos de vasculites de pequenos vasos, que podem causar púrpura palpável, hemorragia alveolar e glomerulonefrite.
Síndrome de Behçet e doença de Buerger são exemplos de vasculites variáveis.
Verdadeiro: Síndrome de Behçet e doença de Buerger são exemplos de vasculites variáveis, que podem afetar vasos de diferentes calibres.
Leucocitose e plaquetose são achados laboratoriais comuns em vasculites.
Verdadeiro: Leucocitose e plaquetose são achados laboratoriais comuns em vasculites, juntamente com aumento de VHS e PCR e anemia de doença crônica.
ANCA é um marcador associado a lesão glomerular em vasculites.
Verdadeiro: ANCA (anticorpo anticitoplasma de neutrófilos) é um marcador associado a lesão glomerular em vasculites.
c-ANCA está associado à granulomatose de Wegener, enquanto p-ANCA está associado à poliangeíte microscópica e Churg-Strauss.
Verdadeiro: c-ANCA (antiproteinase 3) está associado à granulomatose de Wegener, enquanto p-ANCA (antimieloperoxidase) está associado à poliangeíte microscópica e Churg-Strauss.
A confirmação do diagnóstico de vasculite pode ser feita por biópsia e angiografia.
Verdadeiro: A confirmação do diagnóstico de vasculite pode ser feita por biópsia do vaso ou estrutura irrigada e por angiografia.
A poliarterite nodosa (PAN) é mais comum em homens de meia-idade.
Verdadeiro: A poliarterite nodosa (PAN) é mais comum em homens de meia-idade.
A etiologia da PAN pode ser idiopática ou associada à infecção pelo vírus da hepatite B (HBV).
Verdadeiro: A etiologia da PAN pode ser idiopática ou associada à infecção pelo vírus da hepatite B (HBV), especialmente com presença de HBeAg.
A PAN pode causar mononeurite múltipla, insuficiência renal, angina mesentérica e dor testicular.
Verdadeiro: A PAN pode causar mononeurite múltipla, insuficiência renal devido à HAS renovascular, angina mesentérica e dor testicular.
As lesões cutâneas na PAN incluem livedo reticular, nódulos e úlceras.
Verdadeiro: As lesões cutâneas na PAN incluem livedo reticular, nódulos e úlceras.
O diagnóstico de PAN pode ser feito por biópsia de nervo, pele ou testículo, e angiografia que revela múltiplos aneurismas.
Verdadeiro: O diagnóstico de PAN pode ser feito por biópsia de nervo, pele ou testículo, e angiografia que revela múltiplos aneurismas nas artérias mesentéricas e renais.
A PAN poupa os pulmões e os glomérulos renais.
Verdadeiro: A PAN poupa os pulmões e os glomérulos renais.
A crioglobulinemia é uma vasculite de pequenos vasos associada ao vírus da hepatite C (HCV), causando púrpura palpável, fenômeno de Raynaud e artralgia.
Verdadeiro: A crioglobulinemia é uma vasculite de pequenos vasos associada ao vírus da hepatite C (HCV), causando púrpura palpável, fenômeno de Raynaud e artralgia.
A Doença de Kawasaki é mais comum em meninos de 1-5 anos.
Verdadeiro: A Doença de Kawasaki é mais comum em meninos de 1-5 anos.