Rins e Desordens Sistêmicas Flashcards
Os rins são considerados órgãos-alvo da hipertensão arterial. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Os rins, junto com coração, cérebro e retina, são órgãos-alvo da hipertensão arterial.
A nefrosclerose hipertensiva benigna é caracterizada por necrose das arteríolas aferentes. Verdadeiro ou falso?
Falso: A nefrosclerose hipertensiva benigna é caracterizada por hipertrofia da camada média e arteriosclerose hialina, sem necrose das arteríolas.
A glomeruloesclerose focal global é uma característica da nefrosclerose hipertensiva maligna. Verdadeiro ou falso?
Falso: A glomeruloesclerose focal global está associada à nefrosclerose hipertensiva benigna, não à maligna.
Na nefrosclerose hipertensiva maligna, o tratamento de escolha inclui nitroprussiato ou nitroglicerina intravenosa. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O tratamento da nefrosclerose hipertensiva maligna, especialmente em emergências hipertensivas, inclui nitroprussiato ou nitroglicerina intravenosa.
Uma característica histológica da nefrosclerose hipertensiva maligna é o achado de ‘bulbo de cebola’. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O achado histológico de ‘bulbo de cebola’ é característico da nefrosclerose hipertensiva maligna.
Na nefrosclerose hipertensiva benigna, a proteinúria significativa (>1,5g/24h) é um achado comum. Verdadeiro ou falso?
Falso: Na nefrosclerose hipertensiva benigna, a proteinúria significativa não é comum, e a biópsia renal é necessária apenas em casos duvidosos.
O controle pressórico é o tratamento base tanto para nefrosclerose hipertensiva benigna quanto maligna. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: O controle pressórico é essencial no tratamento de ambas as formas de nefrosclerose hipertensiva, com medicamentos específicos dependendo da gravidade.
A nefropatia diabética é a principal causa de doença renal crônica no mundo. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A nefropatia diabética é a principal causa de doença renal crônica no mundo, associada a um risco cardiovascular elevado.
O DM1 possui um risco significativamente maior de evoluir para nefropatia diabética comparado ao DM2. Verdadeiro ou falso?
Falso: O risco de evoluir para nefropatia diabética é semelhante em ambos os tipos de diabetes, embora o DM2 seja mais prevalente.
A fase de hiperfiltração na nefropatia diabética ocorre antes da microalbuminúria. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A fase de hiperfiltração (pré-nefropatia) precede o aparecimento de microalbuminúria, marcando o início da nefropatia diabética incipiente.
A presença de macroalbuminúria indica que a nefropatia diabética ainda é reversível. Verdadeiro ou falso?
Falso: A macroalbuminúria indica uma fase avançada da nefropatia diabética, onde a doença já é irreversível.
Na fase III da nefropatia diabética, a síndrome nefrótica e hipertensão arterial são manifestações comuns. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: Na fase III da nefropatia diabética, a macroalbuminúria se associa a manifestações clínicas como síndrome nefrótica e hipertensão arterial.
A arteriosclerose hialina na nefropatia diabética ocorre apenas em fases avançadas com dano glomerular significativo. Verdadeiro ou falso?
Falso: A arteriosclerose hialina pode ocorrer mesmo sem dano glomerular significativo, durante a fase IV de insuficiência renal e azotemia.
A presença de albuminúria é obrigatória para o diagnóstico de nefropatia diabética. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro: A nefropatia diabética é caracterizada pela presença de albuminúria, sem a qual não se pode firmar o diagnóstico.