Sindrome Nefrótica Flashcards
Na síndrome nefrótica, a proteinúria é definida como a eliminação de mais de 150 mg de proteína por dia na urina.
Falso: Na síndrome nefrótica, a proteinúria é definida como a eliminação de mais de 3,5g/dia de proteína na urina.
A relação proteína/creatinina maior que 2 em uma amostra de urina é um critério diagnóstico para síndrome nefrótica.
Verdadeiro: A relação proteína/creatinina > 2 é usada como critério diagnóstico na síndrome nefrótica.
Barreiras de carga e tamanho, como a membrana basal e os podócitos, têm a função de impedir a proteinúria excessiva.
Verdadeiro: Barreiras de carga e tamanho, incluindo a membrana basal e os podócitos, desempenham um papel importante na prevenção da perda excessiva de proteínas.
A albumina é a principal proteína eliminada na urina em pacientes com síndrome nefrótica, devido a defeitos na membrana basal glomerular.
Verdadeiro: A albumina é a principal proteína encontrada na urina em pacientes com síndrome nefrótica, resultado de lesões na membrana basal.
IECA e BRA são medicamentos que podem aumentar a proteinúria na síndrome nefrótica, agravando a condição do paciente.
Falso: IECA e BRA são utilizados para reduzir a proteinúria, promovendo a vasodilatação da arteríola eferente e diminuindo a pressão glomerular.
Na síndrome nefrótica, a hipoalbuminemia é um achado clínico comum, frequentemente associado a edema e hiperlipidemia.
Verdadeiro: A síndrome nefrótica é caracterizada por hipoalbuminemia, edema e hiperlipidemia como manifestações clínicas principais.
O edema na síndrome nefrótica é causado por um estado de hipervolemia, e o uso de diuréticos é indicado para o tratamento.
Falso: O edema na síndrome nefrótica é causado por hipoalbuminemia e não por hipervolemia; o uso de diuréticos não é recomendado.
A hipoalbuminemia na síndrome nefrótica aumenta o risco de trombose devido à redução dos níveis de antitrombina III.
Verdadeiro: A hipoalbuminemia na síndrome nefrótica está associada a um estado de hipercoagulabilidade, principalmente devido à diminuição da antitrombina III.
Pacientes com síndrome nefrótica são mais suscetíveis a infecções por bactérias encapsuladas, como o Streptococcus pneumoniae.
Verdadeiro: A perda de imunoglobulinas, especialmente IgG, torna os pacientes com síndrome nefrótica mais vulneráveis a infecções por bactérias encapsuladas.
A hipercoagulabilidade na síndrome nefrótica é um fator de risco importante para a formação de trombos em qualquer parte do corpo, exceto na veia renal.
Falso: A hipercoagulabilidade na síndrome nefrótica aumenta o risco de trombose em diversas partes do corpo, incluindo a veia renal.
O aumento da produção de lipoproteínas pelo fígado na síndrome nefrótica está associado ao risco elevado de aterogênese e doenças cardiovasculares.
Verdadeiro: A produção aumentada de lipoproteínas na síndrome nefrótica contribui para a aterogênese e eleva o risco de IAM e AVE.
A peritonite primária, causada pela Escherichia como, é uma complicação comum em pacientes com síndrome nefrótica devido à imunossupressão.
Verdadeiro ou falso ?
Falso: Devido à perda de imunoglobulinas, a peritonite primária é uma complicação frequente em pacientes com síndrome nefrótica, sendo o Streptococcus pneumoniae o agente causador comum.
A trombose de veia renal é uma complicação comum da síndrome nefrótica e pode causar dor lombar e hematúria.
Verdadeiro: A trombose de veia renal pode ocorrer na síndrome nefrótica, levando a distensão da cápsula renal, dor lombar e hematúria.
A presença de varicocele à direita é um sinal clássico de trombose de veia renal associada à síndrome nefrótica.
Falso: A varicocele de início súbito associada à trombose de veia renal na síndrome nefrótica ocorre do lado esquerdo, não do lado direito.
A anticoagulação é o tratamento recomendado para pacientes com trombose de veia renal na síndrome nefrótica.
Verdadeiro: A anticoagulação é essencial para tratar trombose de veia renal em pacientes com síndrome nefrótica.