TBC Flashcards
Tosse aguda:
<3 semanas
(pensar em condições alérgicas ou infecciosas autolimitadas)
Tosse subaguda :
3-8 semanas .
(limbo entre a tosse aguda persistente e o início da cronificação)
Tosse crônica:
> 8 semanas.
Tosse crônica (Causas) 4:
Gotejamento (Sinusopatias)
Asma
DRGE
Uso de IECA .
Tosse aguda( causas) 3:
- Infecção - IVAS (Infecções Virais das Vias Aéreas Superiores): As infecções respiratórias aumentam a produção de muco e estimulam os receptores da tosse nas vias aéreas para remover patógenos e secreções, protegendo os pulmões de infecções secundárias.
- Irritação (alergia): Alergenos como pólen e poeira podem irritar as vias aéreas, desencadeando uma reação inflamatória que ativa os nervos responsáveis pela tosse, numa tentativa de expulsar esses irritantes.
- Congestão: O acúmulo de fluidos nas vias aéreas, comum em condições como resfriados ou sinusite, estimula os mecanismos de tosse para limpar o excesso de muco e melhorar a respiração.
Agente etiológico da Tuberculose :
Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch).
A tuberculose é uma doença de _____ (alta/baixa) infectividade e _____ (alta/baixa) patogenicidade.
A tuberculose é uma doença de alta infectividade e baixa patogenicidade.
- Alta infectividade: A tuberculose é altamente transmissível, principalmente pelo ar, quando pessoas com a forma pulmonar ativa da doença tossem, espirram ou falam.
- Baixa patogenicidade: Apesar de sua alta transmissibilidade, a maioria das pessoas infectadas com o bacilo da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) não desenvolve a doença. Estima-se que apenas cerca de 5% a 10% dos infectados progridem para a doença ativa ao longo da vida.
Tuberculose pulmonar
Fisiopatologia e cronologia? (3)
- Disseminação bacilar (< 3 semanas): Após a inalação das partículas contendo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo se dissemina nos pulmões, multiplicando-se inicialmente sem resposta imune significativa.
- Imunidade celular (3-8 semanas): O sistema imunológico começa a responder. Células do sistema imune, como macrófagos e linfócitos T, formam um granuloma caseoso para conter a infecção. O nódulo de Ghon é um exemplo inicial de granuloma típico na tuberculose primária.
-
Controle da infecção (90%) ou desenvolvimento da doença (10%): A maioria das pessoas (cerca de 90%) controla a infecção e permanece assintomática e não contagiosa. Cerca de 10% das infecções progridem para doença ativa.
doença – primária (adoece 1º contato) x pós-primária (adoece depois, por reinfecção ou reativação)
Tuberculose pulmonar
Tipo de granuloma?
Caseoso.
(debris celulares e áreas de necrose esbranquiçada)
Nódulo de Gohn:
O nódulo de Ghon é uma lesão pulmonar característica da tuberculose primária, formada por um granuloma caseoso que resulta da resposta imune à infecção inicial por Mycobacterium tuberculosis. Ele é parte do complexo de Ghon, quando associado a linfonodos inflamados.
Tuberculose:Local mais frequente e justificativa:
Tuberculose pulmonar:
Sintomas ?
A tuberculose pulmonar primária acomete mais :
CRIANÇAS.
TB PRIMÁRIA – paucibacilífera
-Criança – após o 1º contato
- “Pneumonia arrastada” que não melhora com ATB
-RX: infiltrado persistente (>2 semanas) + linfonodomegalia hilar ipsilateral.
Tuberculose pulmonar pós primária é decorrente de :
A tuberculose pulmonar pós primária acomete mais ——————- ——————
Adultos e adolescentes.
TB PÓS-PRIMÁRIA – bacilífera :
•Adolescente/adulto – reativação ou reinfecção
•Tosse prolongada, febre vespertina, sudorese noturna, perda de peso
•RX: infiltrado + cavitação
•Complicação: Aspergiloma (bola fúngica)
Na tuberculose pós primária, a forma cavitária é capaz de transmitir a infecção,ou seja , ela é …
Bacilífera .
Definição de sintomático respiratório:
Diagnóstico da TB:
Tuberculose pulmonar (Diagnóstico) (6)
(Critério clínico-epidemiológico)
Qual é o exame de escolha para o escarro?
TRM-TB (Teste rápido molecular )
Indicações /Características/Desvantagem da cultura na TB Pulmonar :
V ou F?
A acurácia do TRM-TB é maior que a do BAAR, levando 2h para para o resultado contra 24-48h do BAAR, informa a resistência à rifampicina pelo bacilo, mas aumenta o risco de contaminação biológica.
Objetivos do TRM-TB?
Procura genes do bacilo e avalia a resistência à Rifampicina.
Sensibilidade do TRM-TB?
> 90%
Quando se optar pela —————- deve-se sempre solicitar a cultura .
Baciloscopia . Sim, ao realizar uma baciloscopia (exame microscópico para detecção do Mycobacterium tuberculosis), é recomendado também solicitar a cultura. A baciloscopia tem a vantagem de ser rápida e barata, mas sua sensibilidade é limitada, especialmente em casos de baixa carga bacilar ou em formas extrapulmonares da doença. A cultura para tuberculose é mais sensível e pode detectar a presença do bacilo mesmo em amostras nas quais a baciloscopia é negativa. Além disso, a cultura permite realizar testes de sensibilidade aos medicamentos, essenciais para o planejamento de um tratamento eficaz, especialmente em casos de resistência a medicamentos. Portanto, combinar ambos os testes proporciona uma abordagem diagnóstica mais completa e precisa.
Se TRM-TB indisponível ,quais exames solicitar ?
Baciloscopia +Cultura
V ou F?
A acurácia do TRM-TB é maior que a do BAAR, levando 2h para para o resultado contra 24-48h do BAAR, informa a resistência à rifampicina pelo bacilo, mas aumenta o risco de contaminação biológica.
Falso. - Acurácia: O TRM-TB tem acurácia superior ao BAAR para detecção de tuberculose e resistência à rifampicina.
- Tempo para resultado: TRM-TB fornece resultados em aproximadamente 2 horas, enquanto o BAAR leva 24-48 horas.
- Risco de contaminação biológica: Não há aumento no risco de contaminação biológica com o uso do TRM-TB comparado a outras técnicas.
V ou F?
Se houver clínica e radiografia compatíveis com TB pulmonar, o tratamento pode ser iniciado mesmo que o escarro seja negativo.
Verdadeiro. Se os sintomas e a radiografia indicam tuberculose pulmonar, o tratamento pode começar mesmo se o teste de escarro for negativo, para evitar atrasos e reduzir riscos de complicações e transmissão.
Diagnóstico no adulto e diagnóstico na criança menor de 10 anos :
A tuberculose extra pulmonar é bacilifera .
Verdadeiro ou falso?
Falso.
A tuberculose extrapulmonar geralmente não é bacilífera, o que significa que os pacientes com essa forma da doença raramente liberam bacilos de Mycobacterium tuberculosis de maneira que possam ser transmitidos a outras pessoas pelo ar. Esta forma da tuberculose afeta órgãos fora dos pulmões, como linfonodos, sistema urinário, ossos, articulações e sistema nervoso central, e não envolve a formação de aerossóis contendo bacilos, que é o principal modo de transmissão da forma pulmonar.
Qual é a forma mais comum de TB extrapulmonar no Brasil ? E no paciente com HIV?
1- Brasil: TB pleural
2- HIV: TB ganglionar