Hemato - Anticoagulação Flashcards
Escala de Caprine
utilizado para avaliar o risco do paciente desenvolver um tromboembolismo venoso
- 0 PONTOS: muito baixo risco. Está indicada apenas a deambulação precoce;
- 1-2 PONTOS: baixo risco. Está indicada a profilaxia mecânica para tromboembolismo;
- 3-4 PONTOS: moderado risco. Está indicada a profilaxia mecânica OU farmacológica;
- ≥5 PONTOS: está indicada profilaxia mecânica E farmacológica.
Como é feito
eparina de baixo peso molecular, anticoagulantes orais, inibidores do fator Xa (rivaroxabana) ou inibidores do fator IIa (Dabigatrana), com início 24 horas pós o procedimento e durando de 4 a 6 semanas.
aumenta o tempo de eliminação da varfarina (logo, ação anticoagulante não é reduzida, mas sim aumentada).
Clopidogrel tem seu efeito diminuído quando associado ao omeprazol
Alternativa A - Incorreta:. A Dabigatrana tem 80% de excreção renal.Alternativa B - Incorreta: A Rivaroxabana tem cerca de 35% de excreção renal.Alternativa C - Incorreta: A Edoxabana tem cerca de 35% de excreção renal.Alternativa D - Correta: A Apixabana tem baixa excreção renal com cerca de 27%.
Warfarina
Em pacientes em uso de varfarina com RNI acima do alvo terapêutico, a conduta é a suspensão temporária da varfarina
acientes com sangramento ativo devem ser encaminhados para atendimento em emergência para tratamento com vitamina K endovenosa, plasma e/ou fatores de coagulação, conforme a gravidade do quadro.
- Pacientes com RNI maior ou igual a 9: suspender duas doses de varfarina. Se houver acesso à vitamina K, seu uso está claramente indicado. Deve-se administrar 2,5 a 5 mg por via oral. Após atingir a RNI alvo, reiniciar varfarina com dose total semanal reduzida em 15 a 20%.- Pacientes com RNI entre 4,1 e 8,9: omitir uma ou duas doses de varfarina. São candidatos a receber vitamina K se apresentarem fatores de risco para sangramento. A dose indicada nessa situação é de 2,5 mg por via oral. Após atingir a RNI alvo, reiniciar varfarina com dose total semanal reduzida em 10 a 15%.- Pacientes com RNI abaixo de 4: deve-se omitir a dose do dia. Se RNI até 3,5, reduzir a dose total semanal de varfarina em até 10%; se RNI entre 3,5 e 4,0, reduzir a dose total semanal da varfarina em 15%. Pacientes que tinham com RNI estável anteriormente e que apresentam RNI até 3,3 podem ter seu tratamento mantido e a dosagem repetida em uma a duas semanas. A vitamina K não parece interferir no risco de sangramento, mas diminui o tempo até a redução do valor da RNI.
- INR 3,5-5,0 - suspender uma dose, diminuir dose semanal em 10 a 20% e repetir o exame em uma semana.
- INR 5-9 - suspender 2 a 3 doses, diminuir dose semanal em 10 a 20% e repetir o exame em 3 a 5 dias.
- INR > 9 - internação, suspensão da medicação e administração de vitamina K oral ou EV. Repetir o RNI diariamente e voltar varfarina quando RNI <4, com diminuição da dose semanal em 10 a 25%.
Saber que nos pacientes em uso de HBPM, o cateter epidural não deve ser removido antes de 12 horas após a última dose