Homeostase Flashcards
“Choque Circulatório após Trauma torácico/abdominal; tratado com soro e ventilação; encaminhado para cirurgia abdominal; após 1 semana continua com distúrbios ventilatórios; Radiografia (Densidade pulmonar aumentada difusamente)”:
Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto.
“Quadro de Infarto Agudo do Miocárdio; Tratado para Trombólise; Óbito por instabilidade hemodinâmica; Necrose de 2cm atinge 1/3 da espessura ventricular esquerda”:
Infarto Hemorrágico Subendocárdico causado por Trombo em artéria coronária.
Foi realizada uma centrifugação do sangue de um paciente com suspeita de anemia em uma solução 0,9% de NaCl. Se as Hemácias no precipitado estiverem mais claras que o usual, podemos sugerir que o paciente possui uma:
Anemia Hemolítica Auto-imune.
Foi realizada uma centrifugação do sangue de um paciente com suspeita de anemia em uma solução 0,9% de NaCl. Se o sobrenadante estiver avermelhado, podemos afirmar que o paciente possui:
Anemia Falciforme.
Ruptura do pedículo hipotálamo-hipofisário provoca quais alterações?
Diminuição da liberação de gonadotrofinas, LH, FSH e TSH; e diminuição da secreção do GH e ACTH.
“42 anos,Hipertensa e Diabética; aumento do nariz e orelhas; dedos “inchados”; aumento do tamanho dos pés” qual o diagnóstico mais provável?
Acromegalia, justifica achados de Hipertensão e Diabetes, além das alterações corporais.
Ual a principal causa de Acromegalia?
Tumor hipofisário secretor de GH.
“Alcoolatra crônico; Apresenta Distensão abdominal, confusão e febre; Diagnóstico de Cirrose alcoólica com ascite”, quais os mecanismos subjacentes das alterações hídricas?
Diminuição do volume sanguíneo circulante efetivo, atividade elevada da renina-angiotensina e liberação aumentada de aldosterona.
A regulação do conteúdo corporal e da distribuição do potássio pode ser afetada principalmente por:
Aumento da excreção de potássio induzida pela aldosterona; Estimulação beta-adrenérgica da sódio-potássio-ATPase da membrana celular; Alterações súbitas da osmolaridade; perdas acentuadas de líquidos (diarreia, vômitos, sudorese).
“Síncope dois dias após quadro gripal; No último ano queixou-se de fraqueza crônica e fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos, anorexia e confusão mental; Sinais de desidratação; Hipotensa; Pigmentação das dobras palmares e mucosa bucal” com que valores se espera os resultados dos exames de Na, K e Glicemia?
Hiponatremia, Hiperpotassemia e Hipoglicemia.
“65 anos; ganho ponderal excessivo de 10 kg em 3 meses; aumento do panículo adiposo abdominal; Aumento considerável do apetite; fadiga aos mínimos esforços; Diagnóstico de Hipertensão e Diabetes”, qual a hipótese diagnóstica e o mecanismo fisiopatológico?
Síndrome de Cushing. Aumento dos hormônios adrenais (aldosterona, andrógenios e cortisol). A aldosterona retém sódio e água no corpo, predispondo a hipertensão.
“60 anos, queixa de ganho de peso, intolerância ao frio e cansaço; sonolêndia diurna exagerada; bradicardia; hipotensao; pele ressecada e fria; facies edemaciada” o que se espera encontrar nos exames de TSH e T4 livre?
TSH aumentado e T4 reduzido.
“40 anos, emagrecimento rápido, sudorese excessiva e agitação; taquicardia, hipertensão e tremor nas mãos”, o que se espera dos exames de TSH e T4 livre?
TSH diminuido e T4 aumentado.
“Fraqueza generalizada, fadigabilidade fácil, perda de apetite e vômitos ocasionais; débito urinário aumentado; falta de sede; achados de hipercalcemia”, quais os possíveis diagnósticos e os exames necessários para o diagnóstico diferencial?
Hiperparatireoidismo e Intoxicação por Vit.D. Dosagem de cálcio na urina, Albumina sérica e PTH.
“73 anos, vômitos intensos, fraqueza generalizada; achado de hipercalcemia; Diagnosticado CA de mama; Achado de metástase óssea; sinais de desidratação”, como devem estar os valores de PTH, fosfatase alcalina e fosfato, como conduzir e qual a provável causa da hipercalcemia?
PTH normal, fosfatase alcalina aumentada e fosfato aumentado. Hidratar com solução salina normal. Aumento dos receptores de PTH (Hipercalcemia PTH independente.
Cite 5 perguntas básicas que se devem fazer a um Hipertenso:
Você bebe ou fuma?; Exerce alguma atividade física?; Se estressa com facilidade no trabalho?; Quantas horas por dia você dorme? Costuma se alimentar com comidas ricas em sal e gorduras?
Cite 5 sinais clínicos a serem avaliados no exame físico de um hipertenso:
Aferir PA em 3 momentos diferentes na consulta, nos dois braços, sentado, deitado e em pé; verificar/palpar pulsos; exame de fundo de olho; verificar presença de edema e caracterizá-lo; verificar FC; realizar ausculta cardíaca.
O que se deve ser investigado em relação aos Antecedentes em pacientes com hipertensão?
Antecedentes familiares com hipertensão ou complicação associada; Investigar doenças que podem causar em hipertensão secundária; ingestão de sal e álcool; tabagismo; sedentarismo.
Quais as medidas não medicamentosas a se recomendar para um bom controle da PA?
Controle de peso, dieta balanceada (DASH), redução do consumo de álcool, atividade física, controle do estresse psicossocial, respiração e abandono do tabagismo.
“Estado comatoso; Hipertensa e diabética em acompanhamento irregular; edema de membros inferiores há um mês; ingeriu bebida alcoólica na noite anterior e teve episodio de diarreia; faz uso de AAS, Metformina, Insulina NPH, Captopril, Carvedilol e Furosemida; PA de 160x90; FC de 110; FR de 28; obesa; edema discreto de face; descorada; pulmões com redução do murmúrio vesicular e sinal de macicez em base D a percussão; ausculta cardíaca com bulhas hipofoneticas; edema de m.inferiores; confusão e agitação;glicemia de 55; pH de 7,1; bicarbonato de 9; pCO2 de 21; sódio de 133; potássio de 4,8; cloro de 96; hemoglobina de 9; hematócrito de 22%; sem melhora do quadro neurológico após infusão de glicose IV”, qual o distúrbio provável?
Acidose lática devido à intoxicação por Metformina.
“43 anos, hipertensa; usa Hidroclorotiazida e Captopril; dor epigástrica e vômitos há um dia; episodio de cãimbras hj; PA de 150x95; FC de 115; T de 36°C; FR de 15; mucosa oral seca e turgor da pele reduzido; hemoglobina de 13; hematócrito de 41%; leucócitos de 5600; plaquetas de 200.000; creatinina de 1,5; sódio de 130; potássio de 2,8; pH de 7,59; bicarbonato de 38; pCO2 de 49; sódio urinário de 35; cloro urinario de 5”, qual o distúrbio ácido-básico presente?
Alcalose metabólica, causada provavelmente pela perda de volume que acabou resultando também na hipocalemia.
“54 anos, hipertenso e diabético; em uso de Captopril, Hidroclorotiazida e Metformina; quadro progressivo de edema m.inferiores; dispnéia há 6h; FR de 30; ausculta card. com 3ª bulha; ausculta pulm. com creptações bilaterais de 2/3 inferiores”, qual a possivel causa da dispneia e a melhor conduta neste caso?
Edema agudo de Pulmão; Furosemida 4 ampolas EV e repetir de acordo com a resposta.