Habilidades Médicas - Obst. e Ped. Flashcards
resultado positivo de Coombs Indireto:
solicitar a titulação do coombs direto para determinar o risco de eritroblastose fetal.
resultado positivo de rastreamento para hepatite B:
Imuniglobulina anti-Hepatite B no momento do parto. A via deve ser cesariana. O rn poderá amamentar, deverá receber imunoglobulina anti-Hepatite B e seguir o calendário vacinal.
Resultado IgG positivo/ IgM positivo da sorologia para Toxoplasmose:
Espiramicina e solicitar teste de avidez de IgG.
Na curva de crescimento, a faixa de normalidade se situa entre os percentis ___________ ou entre o escore Z __________.
3 e 97; -2 e +2.
Cite um reflexo do lactente que está presente ao 1º mês de vida?
Reflexo de moro.
Como deve ser realizada a medida da altura uterina?
Fixar a extremidade inicial da fita métrica na borda superior da sínfise púbica, passando-a entre os dedos indicador e médio. Proceder à leitura quando a borda cubital da mão atingir o fundo uterino.
Como é realizada e o que avalia a Primeira manobra de Leopold?
Do lado direito da paciente, serve para Delimitar o fundo uterino e reconhecer a parte fetal que o ocupa, determinando a situação fetal (Longitudinal ou Transversa)
Como é realizada e o que avalia a Segunda manobra de Leopold?
Tenta-se palpar o dorso fetal e os membros, de um ou outro lado do útero, avaliando a posição fetal (Direita-Esquerda-Superior-Inferior).
Como é realizada e o que avalia a Terceira manobra de Leopold?
Avalia a mobilidade do pólo fetal. É feito movimentos laterais com o polo fetal entre o polegar e o indicador da mão direita para procurar precisar o grau de penetração da apresentação na bacia.
Como é realizada e o que avalia a Quarta manobra de Leopold?
Avalia a apresentação do concepto (cefálica-pélvica-córmica) e tenta puxar para trás para identificar se houve encaixamento ou não.
Quais os exames complementares essenciais indicados para a gestante?
Sumário de Urina, Tipagem sanguínea e fator Rh, Hemograma completo, Glicemia de jejum, exame parasitológico de fezes, Citologia cervicovaginal e Sorologia para Toxoplasmose, Hepatite B e C, Rubéola, Citomegalovírus, Teste anti-HIV e VDRL.
Qual medida deve ser tomada no caso do resultado da tipagem sanguínea e fator Rh da gestante ser: Rh negativo/ DU positivo?
Não há necessidade de medida de prevenção contra eritroblastose.
Qual medida deve ser tomada no caso do resultado da tipagem sanguínea e fator Rh da gestante ser: Rh negativo/ DU negativo?
Solicitar tipagem sanguínea e fator Rh do parceiro. Se o parceiro for Rh positivo ou ser desconhecido deve-se realizar o teste de Coombs indireto.
Qual medida deve ser tomada no caso do Coombs Indireto (detecta anticorpos contra hemácias que estão presentes livres no plasma sanguíneo do paciente) dar um resultado negativo?
Repetir o teste trimestralmente e realizar a prevenção (administrar imunoglobulina anti-D às 28 semanas).
Qual medida deve ser tomada em caso do teste de VDRL der positivo em titulação maior ou igual a 1:8 ou em presença de sintomas?
Tratar com Penicilina G Benzatina a paciente e o parceiro.
Qual medida deve ser tomada em caso de teste de VDRL positivo em titulação menor que 1:8?
Realizar o FTA-Abs