Habilidades - Exame das Mamas Flashcards
Inspeção Estática:
Peço para a paciente se sentar de frente para mim e deixar os braços em repouso ao longo do corpo. Observo as mamas e os mamilos.
Observação das mamas na inspeção:
Forma, tamanho, consistência, contorno, simetria e padrão venoso. Além de pesquisar por alterações (mamas supranumerarias, sinal de casca de laranja, edema, vermelhidão, lesões, tumorações, retrações, abaulamentos).
Observar mamilos na inspeção:
Forma, posição, inversão ou eversão, pigmentação, retração mamilar, lesões e secreção (sanguinolenta, purulenta).
Inspeção dinâmica:
Pede para levantar os braços acima da cabeça -> esticar os braços e inclinar o tronco para frente de modo que as mamas fiquem pêndulas -> apoiar as mãos na asa do ilíaco e pressioná-lo. Em cada passo observar: abaulamentos, retrações, tumorações e secreção mamilar espontânea. Depois cobre a paciente.
Palpação:
Sentada -> Uma mama por vez -> técnica de velpeaux ou técnica de bloodgood -> mão do braço do mesmo lado da mama a ser examinada atrás da cabeça -> palpa mama e região areolar -> descrever localização de nódulos -> palpar linfonodos (supra e infraclaviculares, paraesternais e axilares) -> prolongamento axilar -> deitada -> braço da respectiva mama ao redor cabeça -> palpa mama -> expressão mamilar.
Técnica de valpeaux:
Face palmar contra o gradil costal.
Técnica de bloodgood:
2° e 3° dedo como se tocando piano.
Métodos de palpação:
Radio de roda, círculo concêntrico ou faixa vertical.
Antes de iniciar o exame:
Cumprimento e me apresento para a paciente, explico o procedimento, peço permissão para realizar, peço para ela vestir a bata, lavo as mãos.
Ao sentir nódulos:
Localização, consistência, tamanho, limites, forma, mobilidade, diâmetro, relação com áreas abjacentes e dor à palpação focal.
Localização do nódulo:
Quadrante, horas e distância do mamilo.
Ao palpar linfonodos:
Número, tamanho, consistência e mobilidade.
Palpar Prolongamento axilar:
Apoiar antebraço da pacienta na mão correspondente (rlx musc. peitorais) Paredes axilares superior, inferior, medial e lateral.
Expressão mamilar:
Da base ao complexo aréolo-mamilar. Observar se há fluxo de secreção, uni ou bilateral? Mono ou poliductal? Absorver secreção em uma gaze para avaliar cor (sanguinolenta, purulenta, leitosa ou mucosa).
.
.