Habilidades - Punção Lombar Flashcards
A Punção Lombar permite a coleta de:
LCR por colocação de uma agulha no saco dural
Quais são as indicações para a realização de Punção Lombar?
Suspeita de infecção do SNC, pesquisar células neoplásicas (leucemia), investigar doenças degenerativas e metabólicas, medir e reduzir a pressão do LCR; Administrar anestésicos, opiáceos ou quimioterápicos.
Contra-indicações:
Cirurgia lombar prévia, Ferimento local, Papiledema, Anticoagulante, Hipertensão intracraniana e Lesão c/ massa cerebral ou espinhal
Orientado antes do procedimento:
Paciente deve se sentar com a coluna fletida ou deitado em decúbito lateral com a coluna fletida e com braços envolvendo os joelhos que estão fletidos sobre o peito. Posicionar o dorso o mais próximo possível da beira do leito.
Procedimento:
Determina-se o local -> Checa o material -> Lava as mãos cirurgicamente -> Coloca as luvas -> anti-sepsia da pele -> coloca campo -> Anestesia a pele -> Aguarda 1min -> Anestesia tecidos profundos até espaço epidural -> Pega o mandril e posiciona o bisel da agulha em 15º em direção para umbigo -> avança até um sentir estalido -> retira mandril -> gira o bisel se não escoar -> coleta LCR em 4 frascos 20 gotas (1ml) em cada um -> recoloca o mandril e retira a agulha rapidamente -> comprime o local com algodão -> coloca curativo -> posicionar paciente em decúbito ventral por 1-3h.
Determinação do local da punção lombar:
A linha que liga as cristas ilíacas posteriores cruzam o espaço entre L3-L4 ou deve-se localizar o espaço entre L4 e L5. Palpa os processos espinhosos, marca o espaço intervertebral L3-L4 ou L4-L5.
Anestesia dos tecidos profundos:
Com uma agulha calibre 20. A medida que avança com ela a cada 1/4, deve-se aspirar a seringa para evitar injetar em vaso
Complicações:
Herniação; Dor; Cefaleia; Sangramento; Infecção; Cisto sub-aracnóide; Vazamento de LCR
Fins dos quatro frascos com amostras do líquido cefalorraquidiano:
Exames citológico, imunológico, microbiológico e bioquímico.
A Antissepsia da pele deve ser feita com:
solução de povidine ou clorexidina degermante
A Anestesia da pele deve ser feita com:
1 ml de Lidocaína 2% sem vasoconstritor com agulha de insulina
A anestesia dos tecidos profundos deve ser realizada:
com agulha calibre 20, com 4 ml (a medida que avança, aspira)
Material necessário:
Gazes, Antisséptico, Luvas estéreis, Seringa, Agulha de insulina e calibre 20, Mandril, Lidocaína 2% s/ vasoconstritor, Campo estéril, Manômetro de pressão e Frascos.
Os frascos são destinados para:
Citologia, Microbiologia, Patologia e Bioquímica