Fisiologia: Secreções Gastrointestinais. Flashcards
1
Q
Secreções gástricas.
A
- H+ e Cl-: aumento da acidez (reguladas pela gastrina, ACh e histamina).
- Somatostatina: ação parácrina de inibição da secreção de gastrina.
- Fator intrínseco: permite absorção de B12, impedindo sua degradação.
2
Q
Secreção aquosa do pâncreas.
A
- Estimulada pela chegada de ácido no duodeno.
- H+ estimula as células S no duodeno, que secretam secretina no lúmen do instestino: atua nas células do ducto, estimulando a liberação de secreção rica em bicarbonato.
- Ach, CCK e secretina estimulam a liberação de secreção aquosa pelas células do ducto.
3
Q
Secreção biliar do fígado.
A
- Bile é produzida no fígado, armazenada na vesícula biliar e ejetada no lúmen intestinal.
- Importante para digestão e absorção de lipídeos.
- Sais biliares: papel de emulsificar os lipídeos da dieta e formar micelas com os produtos de digestão lipídica.
- Serve como meio de excreção de diversos produtos do sangue (como a bilirrubina).
- Ácidos biliares primários: o colesterol é convertido em ácido cólico e ácido quenodesoxicólico.
- Ácidos biliares secundários: ácido deoxicólico, ácido litocólico (formados pela ação de bactérias intestinais).
4
Q
Estímulos para liberação da secreção biliar.
A
- CCK estimula a contração da vesícula biliar e relaxamento do esfíncter de Oddi, fazendo com que a bile flua da vesícula para o duodeno.
- Além do forte efeito estimulador dos ácidos biliares na secreção de bile, a secretina, que também estimula a secreção pancreática, aumenta a secreção de bile.
- Aumento é quase inteiramente por secreção de solução aquosa rica em bicarbonato de sódio, pelas células epiteliais dos ductos biliares.
5
Q
Circulação entero-hepática dos sais biliares
A
- Cerca de 94% dos sais biliares são reabsorvidos para o sangue pelo intestino delgado.
- A quantidade de bile secretada pelo fígado a cada dia depende muito da disponibilidade dos sais biliares: quanto maior a quantidade de sais biliares na circulação êntero-hepática, maior a intensidade de secreção de bile.
- No íleo, os sais biliares são transportados do lúmen intestinal para o sangue porta, pelos co-transportadores Na+-sais biliares (o sangue porta transporta os sais biliares para o fígado, e ele extrai os sais biliares do sangue porta e o adiciona ao conjunto dos sais/ácidos biliares hepáticos).
6
Q
Recirculação de ácidos biliares.
A
- Quando a absorção dos lipídeos é completada, os sais biliares são recirculados para o fígado pela circulação êntero-hepática, que inclui absorção dos sais biliares do íleo para o interior da circulação porta, entrega de novo ao fígado e extração dos sais biliares da circulação porta pelos hepatócitos.
- Ácidos biliares são reutilizados: assim, como a maior parte dos sais biliares são reciclados, uma pessoa que retirou a vesícula biliar consegue viver normalmente.
- Ressecção do íleo: recirculação dos sais biliares é interrompida e grandes quantidades de sais biliares são excretadas nas fezes (consequência da menor quantidade de sais biliares é menor dos lipídios da dieta e esteatorréia (diarréia gordurosa).