Fisiologia: Neurofisiologia do Comportamento Alimentar Flashcards
1
Q
Tipos de fome.
A
- Homeostática: apresenta sinais físicos (dor, roncos…), se desenvolve gradualmente, é persistente (não desaparece ao beber água).
- Hedônica: pela vontade (relação emocional com os alimentos), não apresenta sinais físicos, surgimento abrupto, desaparece rapidamente ao beber água e possui preferência por alimentos específicos.
- A ingestão de alimentos é resultado tanto da fome homeostática quanto da fome hedônica.
2
Q
Fase cefálica da digestão.
A
- Estímulos visuais, olfativos e táteis induzem mudanças importantes, como alterações metabólicas no fígado.
- Mudança do metabolismo do fígado é uma resposta antecipatória à ingestão do alimento para otimização do uso dos nutrientes que serão ingeridos.
- Fase cefálica é responsável por uma porcentagem significativa de toda a função secretora do TGI.
- Salivação, liberação de enzimas digestivas e bile são respostas das fase cefálica.
- Relógio biológico é sincronizado com os hábitos alimentares: 1h antes da alimentação, metabolismo já está modificado para aumentar a eficiência de aproveitamento do alimento.
3
Q
Busca do alimento/perseguir presa.
A
- Amígdala central: principal centro de disparo do programa alimentar.
- Núcleos do SNC envolvidos na motivação em ir atrás do alimento e núcleos diferentes envolvidos em levar o alimento até a boca e de fato ingerí-lo.
- Distúrbios alimentares podem estar relacionados não só à fisiologia gastrointestinal, mas também podem estar ligados a áreas neurais.
4
Q
Língua.
A
- Papilas circunvaladas: possuem botões gustativos e é onde as glândulas de von Ebner secretam lipase salivar.
- Sensação do paladar é conduzida pelos nervos VII, IX e X. Essas informações vão para o núcleo do trato solitário, o que ativa uma serie de circuitos relacionados às nossas preferências alimentares.
- Língua também é invernada pelo trigêmeo, responsável pela sensibilidade tátil da língua.
5
Q
Estímulos de saciedade.
A
- Quando alimento chega no íleo sem ser muito digerido, tem-se a secreção do hormônio GLP1 (causa dilatação do estômago para mais tempo de digestão).
- Ao mesmo tempo em que o GLP age aumentando a eficiência digestiva, ela também causa uma certa rejeição alimentar, fazendo com que a pessoa sinta menos fome.
- A maior ingestão de fibras aumenta a secreção de GLP1.