Tecido Nervoso Flashcards
Os principais componentes do sistema nervoso dos vertebrados são o encéfalo, a medula espinhal, os nervos e os ___________________.
Gânglios nervosos.
Tanto da medula espinhal quanto do encéfalo partem os _____________.
Nervos.
Os _________________ são pequenas dilatações presentes em certos nervos.
Gânglios nervosos.
O encéfalo e a medula espinhal constituem o sistema nervoso central (SNC) e os nervos e ____________________ constituem o sistema nervoso periférico (SNP).
Gânglios nervosos.
O tecido nervoso é composto por neurônios que representam cerca de 10% das células, e pelos ___________ que formam os outros 90%.
Gliócitos.
O _____________ é um tipo de gliócito que nutre e protege os neurônios.
Astrócito.
Os neurônios ________________ apresentam um só axônio e vários dendritos, geralmente ramificados. Constituem o tipo mais comum de neurônio e estão presentes no encéfalo e na medula espinhal.
Multipolares.
Os neurônios bipolares apresentam um só axônio e um só dendrito. São os principais responsáveis pela transmissão das informações captadas por _______________________ ao sistema nervoso central.
Órgãos dos sentidos (olfato, visão, audição e equilíbrio).
Os neurônios pseudo-unipolares apresentam uma só neurofibra, denominada dendraxônio, que se divide em duas, uma correspondente ao dendrito e outra ao axônio. Nesses neurônios, o impulso gerado nos dendritos pode seguir diretamente para o axônio sem passar pelo corpo celular. Neurônios desse tipo fazem parte de certos ____________________ e levam informações de sensores da _______ ao sistema nervoso central.
Gânglios nervosos; pele.
A maioria dos corpos celulares dos neurônios localiza-se no encéfalo e na medula espinhal. Os poucos corpos celulares de neurônios presentes fora do sistema nervoso central ficam agrupados em ________________.
Gânglios nervosos.
As neurofibras estão geralmente agrupadas em feixes que, no interior do sistema nervoso central, são chamados de _________________. Fora do encéfalo e da medula espinhal, os feixes de neurofibras constituem os _________.
Tratos nervosos; nervos.
__________________ são os que conduzem impulsos nervosos de órgãos dos sentidos e de células sensoriais para o sistema nervoso central.
Neurônios sensitivos.
____________________ são os que conduzem impulsos do sistema nervoso central para músculos ou glândulas.
Neurônios motores.
____________________ localizam-se na medula espinhal e fazem a conexão entre um neurônio sensitivo e um neurônio motor.
Neurônios associativos.
Em certas respostas rápidas denominadas ações reflexas, como as que ocorrem, por exemplo, quando tocamos sem querer um objeto muito quente, o neurônio sensitivo capta a sensação de calor, transmitindo impulsos nervosos ao interneurônio localizado na _________________; este retransmite a informação ao _______________, que estimula os músculos do braço a reagir afastando rapidamente a mão do objeto quente. Além de estimular os neurônios motores responsáveis pela ação, o _______________ também estimula neurônios que conduzem impulsos ao encéfalo, permitindo-nos tomar consciência do ocorrido.
Medula espinhal; neurônio motor; neurônio associativo.
Os gliócitos ou células gliais (anteriormente denominadas neuroglia) são componentes do tecido nervoso cuja função é envolver, proteger e nutrir os neurônios. O termo glia, em grego, significa cola, em alusão ao fato de essas células darem _________________ ao sistema nervoso, mantendo os neurônios unidos.
Sustentação física.
Sem os ____________ os neurônios não conseguiriam estabelecer conexões uns com os outros.
Gliócitos.
Os principais tipo de gliócitos são os astrócitos e os oligodendrócitos, localizados no ________, as micróglias localizadas no _____ e no ______, e as células de Schwann, localizadas no _____.
SNC; SNC; SNP; SNP.
Os ____________ são os gliócitos de maior tamanho e caracterizam-se por apresentar grande número de prolongamentos citoplasmáticos. Alguns desses prolongamentos ligam-se a neurônios enquanto outros ligam-se a capilares sanguíneos, por meio de uma porção terminal expandida, denominada ___________.
Astrócitos; pé vascular.
As substâncias vinda do sangue para nutrir os neurônios passam primeiro pelos ___________. Além de estabelecer essa ponte nutritiva entre o sangue e os neurônios, eles dão sustentação física ao tecido nervoso e participam da recuperação de lesões.
Astrócitos.
O _________________ é do tipo pseudo-unipolar, enquanto os neurônios associativo e motor são multipolares.
Neurônio sensitivo.
Os ________________ são células menores que os astrócitos e apresentam menor quantidade de prolongamentos celulares, os quais se enrolam sobre neurofibras presentes no sistema nervoso central, envolvendo-as com camadas concêntricas de sua membrana plasmática. Esse envoltório constitui a ______________ que atua protegendo o neurônio e auxiliando o desempenho de suas funções.
Oligodendrócitos; bainha de mielina.
As ___________ são macrófagos especializados cuja função é fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso. São células pequenas, com poucos prolongamentos, geralmente muito ramificados.
Micróglias.
As ______________ são gliócitos presentes no sistema nervoso periférico. Seus prolongamentos enrolam-se sobre as neurofibras que constituem os nervos, formando ao redor delas estratos mielínicos protetores que auxiliam no funcionamento dos neurônios.
Células de Schwann.
No sistema nervoso central, os estratos mielínicos originam-se de _______________; no sistema nervoso periférico são produzidos pelas _________________.
Oligodendrócitos; Células de Schwann.
Nas neurofibras não-mielinizadas, o impulso propaga-se continuamente ao longo da membrana do neurônio. Ao longo de seu comprimento, uma neurofibra mielinizada apresenta interrupções no estrato mielínico, os _______________. Nas neurofibras mielinizadas, a condução do impulso é descontínua, isto é, ele “salta” de um nó neurofibroso para o seguinte e por isso sua propagação é muito mais rápida que nas neurofibras não-mielinizadas.
Nódulos de Ranvier.
Na doença conhecida como _______________ ocorre degeneração gradual do estrato mielínico, o que resulta na perda progressiva da coordenação nervosa. Acredita-se que seja uma doença auto-imune.
Esclerose múltipla.
Cada neurofibra juntamente com os gliócitos que a envolvem, é revestida por um delicado envoltório de tecido conjuntivo, denominado _____________.
Endoneuro.
Um conjunto de neurofibras é revestido por um envoltório de tecido conjuntivo, o ____________.
Perineuro.
Diversos conjuntos de neurofibras podem se reunir para formar nervos relativamente grossos, os quais são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo, o _____________.
Epineuro.
Em um neurônio em repouso, a superfície interna da membrana plasmática mantém-se eletricamente ______________ que a externa. A diferença de potencial elétrico entre as duas faces da membrana plasmática é da ordem de -70 mV, sendo chamado de potencial de repouso.
Menos positiva.
A alteração elétrica, chamada ________________, consiste em uma inversão brusca da situação das cargas elétricas em uma pequena área da membrana plasmática. Nesse local, a superfície interna da membrana torna-se momentaneamente mais positiva que a externa, com a diferença de potencial passando para _______. A situação de repouso é rapidamente restabelecida, fenômeno conhecido como _______________.
Despolarização; +40 mV; repolarização.
A diferença de potencial entre as duas faces da membrana plasmática durante a despolarização (de -70 mV para +40 mV) é chamada _____________.
Potencial de ação.
As alterações elétricas na membrana plasmática do neurônio durante o impulso nervoso ocorrem devido a mudanças temporárias em sua permeabilidade aos íons _______ e aos íons ____________.
Sódio; potássio.
É o transporte ativo de íons que faz com que a superfície interna da membrana plasmática se mantenha menos positiva em relação à superfície externa, ou seja, que mantém o ___________________.
: Potencial de repouso.
O estímulo faz com que se abram “portas de passagem” para íons _________, permitindo que estes fluam em grande quantidade para a célula. Em seguida, abrem-se as “portas de passagem” para íons ___________, permitindo a saída desses íons.
Sódio; potássio.
O impulso nervoso nada mais é do que a propagação do _______________ ao longo do neurônio.
Potencial de ação.
A propagação do potencial de ação das extremidades dendríticas para o corpo celular é chamado de impulso nervoso _____________.
Celulípeto.
O impulso nervoso que se propaga da junção do axônio com o corpo celular para a extremidade axônica é chamado de ______________.
Celulífugo.
As _________________ ocorrem em regiões do sistema nervoso central relacionadas com a produção de movimentos rápidos e repetitivos. Nesse tipo de sinapse, as membranas das células que se comunicam unem-se por meio de _______________, que permitem a transmissão do potencial de ação diretamente de uma célula para outra.
Sinapses elétricas; Junções tipo gap.
O tipo mais comum de sinapse nervosa, a _______________, caracteriza-se pela ausência de contato físico entre os neurônios nos locais de passagem do estímulo nervoso. Um espaço estreito, denominado espaço sináptico, separa a extremidade axônica de um neurônio e a superfície da célula com que ele faz sinapse.
Sinapse química.
As extremidades axônicas são dilatadas e seu citoplasma apresenta vesículas membranosas repletas de substâncias denominadas ____________________. Quando o impulso nervoso chega a essa região, algumas das vesículas se fundem à membrana plasmática, liberando os mediadores químicos no espaço sináptico por exocitose.
Neurotransmissores.
Os neurotransmissores liberados no espaço sináptico ligam-se a proteínas receptoras da membrana da ___________________. Se esta for outro neurônio, será originado um novo impulso nervoso, que se propagará até a sinapse seguinte. Os neurotransmissores liberados pelo neurônio são rapidamente destruídos por enzimas, o que evita que eles continuem a estimular a célula pós-sináptica além do necessário.
Célula pós-sináptica.
O sistema nervoso estabiliza as condições intrínsecas do organismo, como pressão sanguínea, tensão de oxigênio e de dióxido de carbono, teor de ___________, de hormônios e pH do sangue, e participa dos padrões de comportamento, como os relacionados com a alimentação, reprodução, defesa e interação com outros seres vivos.
glicose.
Em geral, as células nervosas são grandes, podendo o corpo celular medir até ___________. Uma célula com esta dimensão, quando isolada, é visível a olho desarmado.
150 micro-metros.
A mielina que envolve o axônio no sistema nervoso central é produzida pelos ___________________ e no sistema nervoso periférico pelas ___________________.
Oligodendrócitos; células de Schwann.
os neurônios __________________ aparecem na vida embrionária sob a forma de neurônios bipolares, com um axônio e um dendrito nascendo de extremidades opostas do pericárdio. Durante o desenvolvimento, os dois prolongamentos se aproximam e se fundem por um pequeno percurso, próximo ao pericário.
Pseudo-unipolares.
Os dois prolongamentos das células pseudo-unipolares, por suas características morfológicas e eletrofisiológicas, são ____________, mas as arborizações terminais do ramo periférico recebem estímulos e funcionam como ____________. Neste tipo de neurônio, o estímulo captado pelos dendritos transita diretamente para o terminal axônico, sem passar pelo corpo celular.
Axônios; dendritos.
Neurônios _____________ são encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória. Neurônios ________________ são encontrados nos gânglios espinhais, que são gânglios sensitivos situados nas raízes dorsais dos nervos espinhais.
Bipolares; pseudo-unipolares.
Os neurônios podem ainda ser classificados segundo sua função. Os neurônios __________ controlam órgãos efetores, tais como glândulas exócrinas e endócrinas e fibras musculares. Os neurônios ______________ recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo.
motores; sensoriais.
O corpo celular dos neurônios é rico em ______________________________, que forma agregados de cisternas paralelas, entre as quais ocorrem numerosos polirribossomos livre. Esses conjuntos de cisternas e ribossomos se apresentam ao microscópio óptico como manchas basófilas espalhadas pelo citoplasma, os ___________________.
Retículo endoplasmático rugoso; corpúsculos de Nissl.
O _________________ localiza-se exclusivamente no pericário.
Complexo de Golgi.
As ______________ estão presentes em grande quantidade no terminal axônico.
mitocôndrias.
Os _________________ são filamentos intermediários, abundantes tanto no pericário como nos prolongamentos.
neurofilamentos.
Em determinados locais os pericários contêm grânulos de _____________. Outro pigmento às vezes encontrado nos corpos dos neurônios é a _______________ de cor parda, contendo lipídios, que se acumula com o decorrer da idade e consiste em resíduos de material parcialmente digerido pelos lisossomos.
melanina; lipofuscina.
Ao contrário dos ____________, que mantêm o diâmetro constante ao longo de seu comprimento, os ____________ tornam-se mais finos à medida que se ramificam, como os galhos de uma árvore.
axônios; dendritos.
Os _____________ não apresentam aparelho de Golgi.
dendritos.