Anatomia Humana Flashcards
Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o _______________ dos seres organizados.
Desenvolvimento.
Com a descoberta do microscópio desenvolveram-se ciências que, embora constituam especializações, são ramos da Anatomia. Cite três desses ramos:
Citologia. Embriologia e Histologia.
As diferenças morfológicas são denominadas _____________________ e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo.
Variações anatômicas.
Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, diz-se que se trata de uma ____________.
Anomalia.
Se o desvio do padrão anatômico for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida, denomina-se ______________.
Monstruosidade.
Cite os cinco fatores gerais de variação anatômica:
Idade; Sexo (É possível reconhecer órgãos de um e de outro sexo, graças a características especiais, mesmo fora da esfera genital); Raça; Biótipo (Resultante da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio); Evolução (influencia o aparecimento de diferenças morfológicas, no decorrer dos tempos, como foi demonstrado pelo estudo dos fósseis).
Na grande variabilidade morfológica humana há possibilidade de reconhecer o tipo médio e os tipos extremos, embora toda sorte de transição ocorra entre os mesmos. Cite-os:
Longilíneos; Brevilíneos; Mediolíneos.
Caracterize os longilíneos:
São indivíduos magros, em geral altos, com pescoço longo, tórax muito achatado ântero-posteriormente, com membros longos em relação à altura do tronco.
Caracterize os brevilíneos:
São indivíduos atarracados, em geral baixos, com pescoço curto, tórax de grande diâmetro ântero-posterior, membros curtos em relação à altura do tronco.
Em 1955, em Paris, foi aprovada oficialmente a Nomenclatura Anatômica, conhecida sob a sigla de P.N.A (_____________________).
Paria Nomina Anatômica.
A língua oficialmente adotada é o ________ (por ser “língua morta”), porém cada país pode traduzí-la para seu próprio vernáculo.
Latim.
A nomenclatura procura adotar termos que não sejam apenas sinais para a memória, mas tragam também alguma informação ou descrição sobre a referida estrutura. Dentro deste princípio, foram abolidos os __________ (nome de pessoas para designar coisas) e os termos indicam: a forma (músculo trapézio); a sua posição ou situação (nervo mediano); o seu trajeto (artéria circunflexa da escápula); as suas conexões ou interrelações (ligamento sacro-ilíaco); a sua relação com o esqueleto (artéria radial); sua função (m. levantador da escápula); critério misto (m. flexor superficial dos dedos-função e situação). Entretanto, há nomes impróprios ou não muito lógicos que foram conservados, porque estão consagrados pelo uso (________, por exemplo, tem etimologia discutida).
Epônimos; Fígado.
As abreviaturas para os termos gerais de anatomia são: a.; fasc.; lig.; m.; n.; r.; v. . Defina-os:
a. – artéria; fasc. – fascículo; lig. – ligamento; m. – músculo; n. – nervo; r. – ramo; v. – veia.
Qual o nome dado ao plano de secção mostrado?
Plano mediano ou sagital.
Qual o nome dado ao plano de secção mostrado?
Plano frontal.