Oncologia - CA Colorretal Flashcards
A mortalidade por câncer colorretal está relacionada com que tipo de dieta?
Alto consumo per capita de calorias, proteínas, gorduras e óleo.
Quais os principais fatores de risco para câncer colorretal?
Dieta gordurosa, hipercolesterolemia, síndrome hereditária, doença intestinal inflamatória, bacteremia por streptococcus bovis e uterosigmoidostomia.
O que afirma a hipótese das gorduras animais?
Que sua ingestão, encontrada em carnes vermelhas ou processadas, aumenta a proporção de anaeróbios na flora intestinal o que faz com que ácidos biliares sejam convertidos em carcinógenos.
O que afima a hipótese da resistência à insulina?
As pessoas obesas desenvolvem resistência à insulina, aumentando seus níveis no sangue, resultando em maior concentração do fator de crescimento IGF-1 que estimula a proliferação da mucosa intestinal.
“Os estudos randomizados e de casos controle _______________ valor para as fibras dietéticas ou dietas ricas em frutas e vegetais na prevenção da recorrência de adenomas colorretais ou o desenvolvimento de câncer colorretal”:
Não demonstraram.
“Até ____ dos pacientes com câncer colorretal têm história familiar da doença, o que sugere ______________________”:
25%; predisposição hereditária.
O câncer do intestino grosso hereditário divide-se em:
Síndromes de polipose e sem polipose.
“A _________________ ou polipose familiar do colo é caracterizada por milhares de pólipos adenomatosos por todo o intestino grosso. A predisposição tem herança ___________________; os pacientes sem história familiar sofrem mutações espontâneas que originam a doença”:
Polipose colônica; autossômica dominante.
“A polipose do colo está associada a uma ________ no braço _____ do cromossomo ___ [incluindo o gene ______ (polipose colônica adenomatosa)] nas células neoplásicas (mutação ____________) e normais (mutação ____________)”:
Deleção; longo; 5; APC; somática; germinativa.
“A perda alélica do gene APC resulta em ____________ dos genes _____________________, cujos produtos proteicos inibiriam, em condições normais, o crescimento neoplásico”:
Ausência; Supressores tumorais.
O que caracteriza a síndrome de Gardner?
A presença de pólipos colônicos associados a tumores dos tecidos moles e ossos.
O que caracteriza a síndrome de Turcot?
O surgimento de tumores malignos do SNC associados à polipose colônica.
Uma vez detectados os pólipos múltiplos, os pacientes devem ser submetidos à:
Colectomia total.
“O tratamento clínico com ___________________________, como o sulindaco ou inibidores da ciclo-oxigenase 2 (celocoxibe), pode diminuir o número e tamanho dos pólipos em pacientes com polipose colônica”:
Anti-inflamatórios não esteróides.
A _____________ é o principal tratamento/prevenção da polipose colônica:
Colectomia.
Os descendentes de pacientes com polipose colônica, geralmente pré-puberes quando o diagnóstico é feito no progenitor, têm ______ de chances de desenvolver essa doença pré-maligna, devendo ser avaliados com sigmoidoscopia flexível anual até os 35 anos de idade:
50%.
“A _____________________ é suficiente para a triagem, pois a distribuição dos pólipos tende a ser uniforme do _______ ao ânus. E a pesquisa de sangue oculto nas fezes é _____________ para a triagem”:
Proctossigmoidoscopia; ceco; inadequada.
Um método alternativo para identificar portadores de polipose colônica é a ______________ de células mononucleares no sangue periférico à procura de mutações no gene _____. A detecção dessa mutação germinativa pode permitir um diagnóstico definitivo antes do surgimento de pólipos:
Análise do DNA; APC.
“O _________________________________ ou Síndrome de Lynch, tem caráter hereditário ___________________. Tem como característica a presença de três ou mais parentes com câncer de colo confirmado à histopatologia, sendo um deles parente de primeiro grau dos outros dois, um ou mais casos de câncer colorretal na família diagnosticados antes dos _________ e câncer colorretal em pelo menos _____ gerações”:
Câncer de colo sem polipose hereditária; autossômico dominante; 50; duas.
A Síndrome de Lynch está associada a uma frequência elevada de:
Câncer no colo proximal.
A idade mediana de surgimento de um adenocarcinoma síndrome de lynch é:
Antes dos 50 anos.
As famílias com síndrome de Lynch têm geralmente:
Parentes com vários tumores primários, associados ao câncer de ovário ou de endométrio.
Recomenda-se que os membros das famílias com síndrome de oynch façam:
Colonoscopia bianual a partir dos 25 anos, devendo-se oferecer ultrassonografia pélvica e biópsia do endométrio a mulheres em risco.
A síndrome de Lynch está associada a mutações germinativas dos genes:
hMSH2 no cromossomo 2 e do hMLH1 no cromossomo 3, que resultam em erros de replicação do DNA, levando à instabilidade devido a deficiências no reparo de pareamento do DNA, resultando em proliferação celular anormal e aparecimento de tumores.
Qual a estratégia para identificar probandos com síndrome de lynch?
Análise molecular do DNA de células tumorais ou coloração imuno-histoquímica de tumor em parafina para a detecção de instabilidade de microssatélites (alterações de sequencias que refletem defeitos no reparo de pareamento) em pacientes com menos de 50 anos.
“A incidência de câncer do intestino grosso é maIor em pacientes com colite _____________ que entre aqueles com colite _____________”:
Ulcerativa; granulomatosa.
“Após os 25 anos, _______ dos pacientes com Doença Inflamatória Intestinal Crônica podem ter câncer”:
8-30%.