Farmacologia Flashcards
O _________________ se difunde para os tecidos onde exerce seus efeitos farmacológicos.
Fármaco livre.
O acúmulo de fármaco nos tecidos ou em compartimentos corporais pode ____________________.
Prolongar a sua ação.
À medida que a _____________________ cai, o fármaco armazenado é liberado para a circulação, prolongando o tempo em que permanecem no plasma e o seu efeito.
concentração plasmática.
A concentração cerebral do fármaco segue a do _________, pois existe pouca ligação aos componentes cerebrais.
plasma.
Fármacos de ação curta, em decorrência de sua rápida redistribuição para locais onde o agente não tem ação farmacológica, podem tornar-se de ação longa quando estes locais são preenchidos e o término da ação do fármaco torna-se dependente da:
biotransformação e excreção.
A inflamação rompe a integridade da BHE permitindo a ação de substâncias ____________________.
impermeáveis.
Vários ____________ (incluindo bradicininas, encefalinas) aumentam a permeabilidade da BHE. Estresse extremo também torna o BHE permeável à drogas.
peptídios.
No sangue, quase todas as drogas se subdivivem em duas partes: uma ______, dissolvida no plasma, e outra que se liga às ____________ plasmáticas, especialmente à fração albumínica.
livre; proteínas.
A droga e a proteína formam um complexo reversível, passível portanto de _______________.
Dissociação.
Somente a parte livre é que pode ser distribuída, atravessar o endotélio vascular e atingir o compartimento extracelular. A parte ligada às proteínas plasmáticas constitui fração de _________ das drogas e só se torna farmacologicamente disponível no momento em que se converte em porção livre.
reserva.
Forma-se, no sangue, um ____________ entre a parte ligada e a parte livre da droga. À medida que a parte livre é utilizada pelo organismo, a parte ligada vai-se desligando para substituir aquela parte livre que é distribuída, acumulada, metabolizada e excretada.
equilíbrio.
Além da albumina, as globulinas e a hemoglobina também podem ligar-se a determinadas drogas. Essas proteínas são denominadas _____________________________, porque dessa interação droga-proteína plasmática não resulta efeito farmacológico.
Receptores passivos ou silenciosos aceptores.
O grau da ligação proteica das drogas depende de: ___________ entre drogas e proteínas plasmáticas; concentração sanguínea da droga; _____________ das proteínas sanguíneas.
afinidade; concentração.
As drogas podem também ligar-se a proteínas teciduais fora dos seus locais de ação, constituindo ________________ que são capazes, igualmente, de estabelecer equilíbrio com a parte livre plasmática da droga.
sítios de depósitos.
As tetraciclinas acumulam-se no tecido ósseo, o DDT no tecido adiposo, a cloroquina no tecido hepático. O exemplo da cloroquina é muito ilustrativo, pois sua concentração no __________ pode ser de 200 a 700 vezes maior do que a concentração sanguínea.
Fígado.
A droga nos diversos compartimentos do organismo estabelece equilíbrio entre a parte livre e a parte ligada. A ligação pode ser realizada com proteínas plasmáticas ou com proteínas extravasculares (tissulares e dos receptores). A ligação das drogas influi na sua ____________ e nos seus efeitos.
Excreção.
O clearance total é definido como a soma de todos os processos de eliminação.
Eliminação.
O clearance renal baixo da droga – a parte ligada da droga NÃO sofre _______________________. (A eliminação de um medicamento pode ser expressa pela depuração (clearance) renal, que é definida como o volume plasmático no qual está contida a quantidade de substâncias que é retirada pelo rim por unidade de tempo).
filtração glomerular.
A magnitude da ligação proteica das drogas é muito ________. Algumas drogas apresentam 15% ou menos de ligação proteica, como a ranitidina. Outras drogas podem apresentar até mais de 95% de ligação proteica, tais como diazepam e varfarina.
variável.
As drogas atravessam as paredes capilares por duas vias: _________________ e ______________. Na via transcelular, a droga atravessa a célula endotelial por pinocitose, por difusão simples ou transporte ativo. Na via intercelular, a travessia das moléculas das drogas é feita através de sistemas de poros ou canais, cheios de água, apresentam diversos diâmetros, constituindo até sistemas diferentes de poros pequenos e grandes.
transcelular; intercelular.
Os __________ de certos tecidos, como o hepático e o renal, apresentam características próprias de permeabilidade. O rim excreta a maior parte dos compostos hidrossolúveis. O fígado não só biossintetiza macromoléculas proteicas como também recebe a maior parte das substâncias que são absorvidas pelo intestino delgado antes de serem distribuídas ao resto do organismo. Os capilares cerebrais também apresentam propriedades especiais.
capilares.
A velocidade e extensão de distribuição dependerão da maior ou menor riqueza vascular e da _________________, isto é, da velocidade do fluxo sanguíneo do órgão considerado. Depois de certo tempo, igualam-se as concentrações sanguínea e extracelular da droga, diluindo-se em aproximadamente 12 litros, que representam a soma dos volumes de líquido intersticial e do plasma sanguíneo. Se a droga tiver capacidade de atravessar as membranas celulares, então ela se diluirá também no líquido celular, cujo volume é igual a cerca de 28 litros. Se somarmos os volumes do plasma sanguíneo (3 litros), do líquido intersticial extravascular (12 litros) e do líquido intracelular de todas as células (28 litros), teremos um total de água do organismo. Logo, a droga que pelas suas propriedades possa atravessar os epitélios de absorção, o endotélio capilar e as membranas celulares distribuir-se-á nos 40 litros de água de todo o organismo, que constituem o volume real de distribuição.
Hemodinâmica.
O volume aparente representa uma ________________________ e não possui representação anatômica, podendo variar de frações de 1 litro até mais de 40 litros por kg de peso.
Constante de proporcionalidade.
Elevados volumes aparentes de distribuição indicam que as drogas possuem grandes concentrações ____________, em comparação com a concentração plasmática.
teciduais.
O volume aparente de distribuição é o volume no qual a droga teria que se dissolver, a fim de atingir a mesma concentração em que ela se encontra no ___________________. Descreve a relação entre a quantidade de droga no corpo inteiro e a quantidade existente no plasma.
plasma sanguíneo.
As drogas ________________ possuem grande volume aparente de distribuição, ao passo que as moléculas __________, apresentam menor volume aparente de distribuição.
lipossolúveis; polares.
O _______________________________ de uma droga pode variar de acordo com muitos fatores: *Dependentes da droga – lipossolubilidade; polaridade, ionização; Grau de ligação com proteínas plasmáticas ou com proteínas teciduais. *Dependentes do paciente- idade; peso e tamanho corporais; hemodinâmica; concentração das proteínas plasmáticas; estados patológicos; genética.
volume aparente de distribuição.
A mesma dose de medicamento pode produzir os mais diversos volumes aparentes de distribuição em diferentes ___________.
pacientes.
Certas áreas são de mais difícil penetração:
Barreira hematoencefálica e barreia placentária.
substâncias dos grupos dos anestésicos, analgésicos e tranquilizantes rapidamente atingem o ______________.
tecido cerebral.
Drogas apolares, lipossolúveis, de tamanho molecular reduzido, atravessam a barreia _____________________.
Hematoencefálica.
As drogas que estejam no sangue também podem atingir o líquido cefalorraquidiano pela travessia do plexo coroide, constituindo a chamada barreira ________________. A droga que atinge o líquido cefalorraquidiano vai, com este, chegar livremente ao cérebro.
Hemoliquórica.
As drogas atingem o SNC através de duas barreiras:
A hematoencefálica e a hematoliquórica.
A barreira hematoencefálica seria uma barreia ________. O endotélio capilar cerebral é recoberta por terminações dos astrócitos que formariam a barreira ao livre transporte de substâncias do sangue para os neurônios. Nem todos os capilares cerebrais possuem esse revestimento glial, como na eminência média do hipotálamo e na área postrema do quarto ventrículo. Nesses locais, as drogas podem penetrar mais livremente nos neurônios. Os capilares cerebrais possuem células endoteliais unidas por __________________, dificultando, assim, a travessia do endotélio capilar.
glial; zônulas de oclusão.
O ___________________ realiza transporte ativo de certas substâncias do líquido cefalorraquidiano para o sangue. Quando, por exemplo, existe penicilina no líquido cefalorraquidiano, ela é devolvida rapidamente ao plasma sanguíneo através do transporte ativo do epitélio coroide.
epitélio coroide.
As substâncias hidrossolúveis podem atravessar a barreira por difusão simples se possuírem pequeno peso molecular (uréia, álcool). Outras substâncias atravessam a barreira com auxílio de sistemas transportadores, como é o caso da __________. No caso de infecções, as meninges tornam-se mais permeáveis e se observa maior travessia da penicilina nesse quadro patológico.
glicose.
As drogas que atravessam a barreira placentária são as ____________ e ______________ e de peso molecular inferior a 1000, do mesmo modo como acontece na barreira hematoencefálica. Anestésicos, álcool, antibióticos, morfina e heroína podem atravessar a barreira e alcançar os tecidos do feto.
Lipofílicas; não-polares.
A placenta é também um ____________________ que pode transformar drogas, metabólitos produzidos pela placenta, podem ser mais tóxicos do que a droga originária e podem lesar o feto.
tecido metabolizador.
Devido à facilidade com que a ____________ é atravessada pela maioria das drogas, ela parece não ser barreira genuína.
Placenta.
Certas drogas não se distribuem de maneira uniforme, acumulando-se preferencialmente em determinados tecidos. Esses depósitos ou _____________ estabelecem um equilíbrio com o plasma sanguíneo e vão se liberando lentamente.
sequestros.
As proteínas plasmáticas constituem um reservatório provisório das drogas, mas os verdadeiros depósitos são representados pelos __________.
tecidos.
Os metais pesados fixam-se no baço, rim e__________. A tetraciclina e o chumbo depositam-se no______________.
fígado; tecido ósseo.
Cite os dois tipos de Eliminação:
Biotransformação e excreção.
_______________: converte uma substância química em outra.
Biotransformação.
________________: perda da droga quimicamente inalterada.
Excreção.
Quais as principais vias de excreção?
Rins, Sistema hepatobiliar e Pulmões (importante para anestésicos voláteis/gasosos).
As propriedades físico-químicas das substâncias que favorecem a absorção e a distribuição, comprometem a _______________.
Excreção.
A biotransformação de drogas em metabólitos ________________ aumenta sua excreção e diminui seu volume de distribuição.
Mais polares (menos lipossolúveis).
O ___________ é o principal órgão de metabolização.
Fígado.
As enzimas responsáveis pela biotransformação encontram-se no _____________________________.
Retículo endoplasmático liso.
As Reações de Fase I envolvem reações de:
Oxidação, redução e hidrólise.
As Reações de Fase I convertem o fármaco original em um metabólito _____________.
Mais polar.
As Reações de Fase I utilizando o sistema P-450 estão envolvidas frequentemente com o _____________ de fármacos.
Metabolismo.
As Reações de Fase I são reações catalisadas pelo sistema P-450 também denominado _____________________________.
Oxidase microssômica de função mista.
O sistema P-450 é uma família de enzimas (_________________) que ocorrem na maioria das células, porém em maior quantidade no _____________.
Isoenzimas; Fígado.
Algumas reações de oxigação de drogas não envolvem o sistema P-450:
Etanol -> ______________________/
6-mercaptopurina -> ___________________/
NA, tiramina, 5-HT -> ______________________.
álcool-desidrogenase; xantina-oxidase; monoaminaoxidase.
As reações hidrolíticas não envolvem as enzimas microssomais, envolvem ligações _________ e _________, locais sucetíveis à hidrólise.
Ester; Amidas.
As Reações de Fase II são denominadas:
Reações de conjugação ou de síntese.
Para a ocorrência das Reações de Fase II é necessário a presença de grupamentos _____________, ________ ou ________ no fármaco original ou no metabólito.
Hidroxila; tiol; amina.
A maioria das Reações de Fase II ocorrem no _____________.
Fígado.
Os indutores enzimáticos são fármacos capazes de aumentar a atividade dos sistemas enzimáticos microssomais de oxidação e conjugação, ________________ a atividade farmacológica.
Diminuindo.
Dê exemplos de indutores enzimáticos:
Etanol, carbamazepina, fenobarbital e inseticidas.
A indução enzimática pode aumentar ou diminuir a _______________ de fármacos.
Toxicidade.
A exposição a _________________________, alguns são indutores enzimáticos potentes, podem ser responsáveis por parte da variabilidade da taxa de metabolismo das drogas entre os indivíduos.
Contaminantes ambientais.
Inibidores enzimáticos são fármacos capazes de inibir a atividade dos sistemas enzimáticos microssomais de ____________ e _____________.
Oxidação; conjugação.
Os inibidores enzimáticos _______________ as ações de outros fármacos.
Potenciam.
Alguns fármacos não possuem atividade farmacológica, são ____________, que tornam-se ativos após metabolização.
pró-drogas.
A atividade das enzimas de biotransformação hepática é ___________ no recém-nascido, principalmente nos prematuros.
menor.
Quais os fatores que tornam o feto e o recém-nascido vulnerável aos efeitos tóxicos dos fármacos?
A BHE imatura, a atividade de biotransformação reduzida e os mecanismos imaturos de excreção.
Com relação à biotransformação no idoso o que se pode afirmar?
As drogas tendem a produzir efeitos maiores e mais prolongados.
As reações de ____________ e _______________ evitam o acúmulo de intermediários reativos.
Conjugação e hidroxilação.
O ________ é o órgão mais importante de eliminação de fármacos e seus metabólitos.
Rim.