1 - CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Flashcards
Qual é o objetivo do direito na regulamentação das relações sociais?
O objetivo do direito é evitar a transformação da sociedade em uma anarquia, garantindo que a vontade do mais forte não prevaleça de forma arbitrária. Ele se manifesta por meio de normas jurídicas criadas pelo Estado para estabelecer condutas impositivas, visando realizar a justiça e atingir a paz social.
Como é tradicionalmente dividido o direito?
Tradicionalmente, o direito é dividido em dois grandes ramos: o direito público e o direito privado.
O que caracteriza o Direito Público?
O Direito Público é caracterizado como o conjunto de sistemas jurídicos que regulam os interesses da coletividade, estabelecendo normas para as relações jurídicas em que o Estado figura como uma das partes, seja em relação aos particulares individualmente ou coletivamente, ou em relações entre entes públicos.
Como o Direito Público trata as relações verticais?
O Direito Público, de acordo com a clássica divisão, trata das relações verticais, onde o Estado ocupa uma posição superior, e os particulares estão na base, exceto nas relações entre entes públicos.
Por que o Direito Público concede prerrogativas aos Entes Públicos?
O Direito Público concede prerrogativas aos Entes Públicos devido à sua função precípua de tutelar o interesse público, permitindo que imponham a vontade da coletividade sobre os interesses particulares.
Qual a justificativa para a expressão “prerrogativas” em vez de “privilégios” na posição jurídica superior dos Entes Públicos?
A expressão “prerrogativas” é preferida à expressão “privilégios” para explicar a posição superior dos Entes Públicos, pois essa justifica-se pela atuação exclusivamente voltada à busca do interesse público, evitando assim a arbitrariedade estatal.
Quais são os limites para a supremacia da posição estatal no Direito Administrativo?
A supremacia da posição estatal no Direito Administrativo encontra limites na lei (princípio da legalidade) e nas garantias individuais dos particulares, conforme estabelecido pela constitucionalização do Direito Administrativo.
O que decorre da posição jurídica favorecida no Direito Público em relação aos particulares?
Da posição jurídica favorecida no Direito Público decorre a possibilidade de impor condutas aos particulares, restringir ou regulamentar o exercício de direitos e a utilização da propriedade privada, tudo em função da busca pelo interesse público.
Dê um exemplo que ilustre a posição superior dos Entes Públicos no Direito Público.
Um exemplo que ilustra a posição superior dos Entes Públicos é a desapropriação, onde o Estado expropria um imóvel de um particular, retirando-o de sua propriedade mediante justa indenização, para atender a uma necessidade coletiva, como a construção de uma escola, hospital ou estrada.
Como resumir as relações jurídicas no Direito Público?
Nas relações jurídicas de direito público, há uma situação de desigualdade das partes, em que o Estado está em posição de vantagem, devendo subordinar a vontade individual dos particulares ao interesse da coletividade.
Quais são os ramos tradicionais do direito público mencionados no texto?
Os ramos tradicionais do direito público mencionados no texto são o direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito penal e direito processual.
Como o direito privado regula as relações jurídicas entre as partes?
O direito privado regula as relações jurídicas entre partes iguais, que se encontram em posições de igualdade jurídica, possuindo os mesmos direitos, poderes, obrigações e ônus. Ele regulamenta as relações entre particulares que buscam interesses pessoais e privados, sem justificar qualquer posição jurídica favorecida.
Quais são os ramos do direito privado apontados no texto?
Os ramos do direito privado apontados no texto são o direito civil, direito empresarial e direito do consumidor.
Além do direito público e do direito privado, qual é o terceiro grande ramo do direito mencionado?
O terceiro grande ramo do direito mencionado é o direito social.
Qual é a característica principal do direito social?
O direito social surge em razão da necessidade de proteção à parte hipossuficiente em uma relação jurídica, buscando igualar as forças entre as partes e garantir a igualdade e a justiça social.