Malformações intestinais Flashcards
divertículo de meckel
mucosa gástrica(+comum) e pancreática. Sintomas até 2 anos (sangramentos intestinais, inturcepção, assintomáticos). 60 cm da válvula cecal. Dx= cintilografia com tecnécio(falso negativo quando o diverticulo for mucosa pancreatica)
Aganglionose Colônica congênita
ausência de gânglios, plexos, obstrução intestinal cronica e dilatação da porção saudável. Constipação, distensão abdominal e eliminação de explosiva de fezes.IMAGEM=cone de transição. PADRÃO OURO= biopsia retal (aumento da acetilcolina e ausencia de gânglios). TTO= cirurgia: Duhamel Haddad
íleo meconial
impactação do mecônio- associado a fibrose cistica. QC= vomitos biliosos, distensão abd, ausencia de eliminação do meconio. TTO- clínico e se não der certo cirurgico
enterocolite necrosante
prematuros, cateterismo umbilical. QC=distençõa, grave estado geral, vômitos e sangramentos digestivo. Raio X= pneumatose(ar na parede intestinal) e distensão. tto= suporte, ATB e descompressão gástrica. Se não der certo cirurgia.
divertículo de Meckel :QC
É assintomático na maioria dos casos. O sintoma mais comum em crianças com menos de cinco anos é a hemorragia retal sem dor, decorrente de úlceras no intestino delgado provocadas pelo ácido secretado pelo divertículo. A obstrução pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças maiores e adultos.
doença de Hirschsprung
retardo de eliminação do mecônio. O Enema Opaco do paciente demonstrou a clássica imagem do “Cone de Transição”.
A conduta inicial para íleo meconial
é lavagem intestinal com solução fisiológica aquecida, para alívio sintomático.