Fixando 1 Flashcards
No que tange à jurisprudência do STJ sobre os direitos da personalidade, julgue o item a seguir.
A modificação ou a retificação de nome civil é permitida em razão da dupla cidadania para fins de unificação de registros.
Sim, é possível a modificação do nome civil em decorrência do direito à dupla cidadania, de forma a unificar os registros à luz dos princípios da verdade real e da simetria.
STJ - Edição nº 138 da Jurisprudência em Teses: Tese nº 7.
É correto afirmar que quanto ao alcance da eficácia, o direito à privacidade é classificado como Absoluto.
Sim, é correto. Ao dizer que o ALCANCE É ABSOLUTO, significa que tal direito é de todos, bem como que pode ser oposto contra qualquer pessoa e/ou entidade. De outro lado, não significa que é um DIREITO ABSOLUTO, já que, assim como os demais, admite mitigação.
O que significa A teoria da perda de uma chance?
Significa que a parte que deu causa (nexo de causalidade) à perda pela outra de um benefício futuro provável (probabilidade de êxito) deve reparar o dano. Portanto, a chance deve ser séria e real e a reparação é da chance perdida e não do resultado final (STJ. Terceira Turma. REsp 1929450 / SP, Rel. Min. Paulo de Tarso, julgado em 18/10/2022).
Assim, p.ex., uma pessoa/entidade não pode demandar pelo valor de um prêmio, nem mesmo requerer indenização pela perda de uma chance, quando não for possível afirmar que provavelmente venceria o prêmio, não fosse o ato eventualmente praticado.
Comente sobre a teoria da causalidade adequada no direito civil.
a teoria da causalidade adequada é um instrumento jurídico fundamental para a análise da responsabilidade civil. Ao exigir que o dano seja uma consequência previsível e adequada da conduta do agente, a teoria busca garantir a justiça e a equidade nas relações sociais.
Nem toda causa é suficiente para gerar a responsabilidade civil. A teoria da causalidade adequada busca identificar a causa mais adequada, ou seja, aquela que, segundo o curso normal dos eventos, é a mais apta a produzir o dano.
É adotada na jurisprudência dominante a teoria da causalidade adequada em matéria de RESPONSABILIDADE CIVIL, segundo a qual só há uma relação apropriada entre fato e dano quando o ato praticado pelo agente for adequado a provocar o dano sofrido pela vítima, “segundo o curso normal das coisas e a experiência comum da vida” (STJ. Quarta Turma. REsp 1936743 / SP, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, julgado em 14/06/2022).
Diferencie danos emergentes de lucros cessantes.
Danos emergentes são os danos que representam uma efetiva perda da vítima, lucros cessantes, por sua vez, são os lucros que a parte lesada deixou de ganhar, em virtude do dano sofrido.
Segundo STJ uma entidade poderá impor seu direito de exclusividade sobre signo nominativo que apresente baixa carga criativa?
Não. Incide a MITIGAÇÃO DA REGRA DE EXCLUSIVIDADE.
STJ entende que marcas tidas como fracas ou evocativas, que constituem expressão de uso comum, de pouca originalidade e sem suficiente força distintiva atraem a MITIGAÇÃO DA REGRA DE EXCLUSIVIDADE do registro e podem conviver com outras semelhantes. Precedentes” (AgInt no AREsp 1.555.326/RJ, Rel. Ministro MARCO BUZZI, Quarta Turma, julgado em 10/2/2020, DJe 14/2/2020).
Segundo STJ, É admissível a declaração de incapacidade absoluta às pessoas com enfermidade ou deficiência mental?
Não, É INadmissível a declaração de incapacidade absoluta às pessoas com enfermidade ou deficiênciabmental.
Com deficiência física ou psíquica e garantir o exercício de sua capacidade em igualdade de condições com as demais pessoas. A partir da entrada em vigor da referida lei, só podem ser considerados absolutamente incapazes os menores de 16 anos, ou seja, o critério passou a ser apenas etário, tendo sido eliminadas as hipóteses de deficiência mental ou intelectual anteriormente previstas no Código Civil. O instituto da curatela pode ser excepcionalmente aplicado às pessoas com deficiência, ainda que agora sejam consideradas relativamente capazes, devendo, contudo, ser proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso concreto (art. 84, § 3º, da Lei nº 13.146/2015). STJ. 3ª Turma. REsp 1.927.423/SP
O que é ato jurídico perfeito?
manifestação de vontade + requisitos de validade.
É aquele que emana da manifestação de vontade do sujeito e respeitou os requisitos de validade estabelecidos pela lei para a sua prática.
O que é coisa julgada?
é uma qualidade de imutabilidade de uma decisão judicial que surge quando a decisão não puder mais ser impugnada na mesma relação jurídica processual.
O que é Direito adquirido?
representa os direitos já garantidos e pertencentes ao patrimônio jurídico do sujeito, não podendo ser desconstituídos ou modificados, mesmo em função da promulgação de novas leis.
A constituição federal além de reconhecer o Tribunal do Juri, com organização que lhes der a lei, assegura-lhes?
a) a plenitude de defesa;
b) o sigilo das votações;
c) a soberania dos veredictos;
d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;
O principio da legalidade penal tem origem em qual brocardo do Latim?
“Nullum crimen, nulla poena sine lege.” Não há crime não há pena sem prévia cominação legal.
O que é Mandado de Segurança - MS?
O mandado de segurança é um instrumento jurídico previsto constitucionalmente, cuja finalidade é proteger direito líquido e certo, ou seja, provado por documentos, que tenha sido violado por ato ilegal ou abusivo de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
O Mandado de Segurança é subsidiário?
O mandado de segurança é um instrumento residual (subsidiário), já que ele apenas pode ser utilizado quando não couber o Habeas Corpus ou o Habeas Data.
O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
- partido político com representação no Congresso Nacional;
- organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
Em quais hipóteses será concedido o mandado de Injunção?
Conforme inciso LXXI, Art. 5 da CF/88, sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável:
- o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e
- das prerrogativas inerentes:
à nacionalidade,
à soberania e
à cidadania;
Quais as características constitucionais da Ação Popular?
- Proposta por qualquer cidadão
- Objetivo anular ato lesivo:
1. ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe,
2. à moralidade administrativa,
3. ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, - Isenção de custas judiciais e do ônus da sucumbência, salvo comprovada má-fé.
Cite as ações que não atraem a competência da Justiça Federal independente das partes.
Ações:
I - de recuperação judicial, falência, insolvência civil e acidente de trabalho;
II - sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho.
Art. 45, CPC.
Como é tratado no CPC a fixação do foro de competência no caso de ação possessória imobiliária?
É de competência absoluta do foro/ juízo da situação da coisa.
ART. 47,§2.
Quem é competente para as ações fundadas em direito real sobre imóveis?
Conforme art Art. 47, CPC é o foro de situação da coisa.
Em regra nas ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa, entretanto o CPC permite que o autor pode optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição, exceto quando?
Se o litígio não recair sobre:
1. direito de propriedade,
2. vizinhança,
3. servidão,
4. divisão e demarcação de terras e de
5. nunciação de obra nova.
Sendo que na ação possessória imobiliária o foro de situação da coisa tem competência absoluta.
Art. 47, § 1º e 2º, CPC.
Quais as características doutrinarias da jurisdição?
Inércia, subjetividade e natureza declaratória.
Quais os requisitos para postular em juízo previsto no CPC?
Interesse de agir + Legitimidade.