Cicatrização, feridas e úlcera de pressão Flashcards
Quais as 3 fases da cicatrização da ferida e a duração de cada uma delas?
1- Inflamatória (até o 7º dia)
2- Proliferativa (do 4º ao 21º dia)
3- Maturação (do 21º dia até 1 ano após)
Quais são os principais fatores que prejudicam a cicatrização?
Infecção da ferida, idade avançada, obesidade, tabagismo, hiperglicemia, desnutrição e uso de corticoide
Qual é a diferença entre queloide e cicatriz hipertrófica?
Ambos são baseados na proliferação anormal dos fibroblastos
Quelóide - cresce além dos limites da ferida e não regride com o tempo (progressivo)
Cicatriz hipertrófica - restrita à área da ferida e geralmente regride com o tempo (12 a 18 meses)
Qual é o agente mais associado às lesões de mordeduras? É uma lesão contaminada?
Pasteurella sp.
Sim.
*MORDEDURA -> PASTOR ALEMÃO -> PASTEURELLA
Quais os objetivos da sutura na ferida?
Hemostasia e melhora da cicatrização
Qual a conduta na abordagem de um paciente com mordedura?
Lavagem exaustiva da ferida + desbridamento + não suturar + ATB se sinais de infecção (amoxi + clavulanato) + profilaxia de raiva e tétano (se necessário)
Qual a região mais acometida por queloide?
Pré-esternal
Outros: tronco, MMSS, face
Devido a predisposição genética (maior em negros), a queloide dificilmente é evitável, apenas amenizada com algumas medidas. V ou F?
Verdadeiro
Qual a principal população predisponente ao desenvolvimento de úlcera de pressão?
Pacientes acamados
Qual a abordagem terapêutica das úlceras de pressão?
Desbridamento, ATB (se estiver infectada) e retalho
Quais são as medidas para prevenir úlcera de pressão?
Mudança de decúbito em intervalos < 2h, colchões de ar e apoios em gel para sentar
Quais são os benefícios do curativo à vácuo?
Estimula a granulação do tecido
Diminui a população bacteriana
Aumenta o fluxo sanguíneo local
Drena o excesso de secreção
Qual a principal causa de cicatrização anormal?
Infecção de ferida
Quando está indicado o uso de curativo à vácuo?
Feridas agudas e crônicas de difícil resolução
Quais as contraindicações do curativo à vácuo?
Sangramento ativo
Tecidos necrosados
Osteomielite
Neoplasia na área de ferida
Qual o tratamento do quelóide?
Pomadas, corticoide tópico ou excisão cirúrgica.
TTO difícil, com pouca eficácia
Paciente vítima de mordedura com ferimento superficial por animal suspeito/incerto, como é feita a profilaxia para raiva?
4 doses de vacina antirrábica: 0, 3, 7 e 14º dia
Paciente vítima de mordedura com ferimento superficial ou profundo por animal domesticado não suspeito, como é feita a profilaxia para raiva?
Observa o animal por 10 dias. Se morrer, adoecer ou desaparecer -> 4 doses de antirrábica (0, 3, 7 e 14º dia)
Paciente vítima de mordedura com ferimento profundo por animal suspeito/incerto, como é feita a profilaxia para raiva?
4 doses de vacina antirrábica (0, 3, 7 e 14º dia) + soro anti-rábico
Quais os principais locais de acometimento da úlcera de pressão?
Proeminência óssea: sacral, isquiática, trocantérica, calcânea, occipital
Quais os estágios da úlcera de pressão?
1 - eritema local
2 - perda de pele parcial
3 - perda total, com gordura visível
4 - perda total, com exposição de tecido profundo (como fáscia, músculo, osso)
Homem, 78 anos, acamado de longa data, chega ao atendimento com úlcera por pressão em região glútea, de 4 cm de diâmetro e exposição de músculo. Nota-se também que a mesma não apresenta sinais de infecção ou necrose, porém, apresenta secreção abundante, sem odor. Qual é o tratamento mais indicado?
Alginato de cálcio. Paciente apresenta úlcera grau IV com exsudação e sem infecção, e o alginato é um curativo ideal para ferimento exsudativo
Paciente de 77 anos, com sequelas de infarto cerebral, apresenta úlcera de pressão em região glútea com perda da integridade cutânea, com extensão da necrose ao tecido subcutâneo, sem entretanto atravessar a fáscia subjacente. De acordo com a classificação das úlceras de pressão, qual o estágio desta úlcera e seu tratamento mais adequado?
Estágio III, tratamento cirúrgico.
Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, sofreu mordedura de cão em mão direita. Não se tem história de vacinação do cão, não é domiciliado e está desaparecido. A paciente não sabe referir sobre seu histórico de vacinação. Qual o procedimento em relação ao ferimento e a terapêutica medicamentosa a ser adotada?
*SUS BA
Lavagem do ferimento e deixar o ferimento aberto sem ser suturado. Iniciar antibioticoterapia com amoxicilina e clavulanato
Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, sofreu mordedura de cão em mão direita. Não se tem história de vacinação do cão, não é domiciliado e está desaparecido. A paciente não sabe referir sobre seu histórico de vacinação. Qual a conduta imediata referente à imunoterapia?
*SUS BA
Imunoglobulina humana antitetânica e toxóide tetânico e vacina antirrábica e soro antirrábico local
Quando está indicado imunoglobulina como profilaxia de raiva e tétano?
RAIVA: acidente com morcego, ferimentos graves (SNC) e não possibilidade de observar o animal
TÉTANO: ferimento sujo com > 10 anos da dose da vacina