COMPETÊNCIA INTERNA - Competência da Justiça Federal - SÚMULAS STJ! Flashcards
A quem compete dirimir conflito de competência verificado, na respectiva região, entre juiz federal e juiz estadual investido de jurisdição federal?
Súmula 3/STJ
Compete ao Tribunal Regional Federal dirimir conflito de competência verificado, na respectiva região, entre juiz federal e juiz estadual investido de jurisdição federal.
A quem compete julgar causa decorrente do processo eleitoral sindical?
Súmula 4/STJ
Compete à Justiça Estadual julgar causa decorrente do processo eleitoral sindical.
Em que hipótese cessa a competência do Juiz de Direito em matéria trabalhista, inclusive para a execução das sentenças por ele proferidas?
Súmula 10/STJ
Instalada a Junta de Conciliação e Julgamento, cessa a competência do Juiz de Direito em matéria trabalhista, inclusive para a execução das sentenças por ele proferidas.
Há conflito de competência entre o Tribunal de Justiça e Tribunal de Alçada do mesmo estado-membro?
Súmula 22/STJ
Não há conflito de competência entre o Tribunal de Justiça e Tribunal de Alçada do mesmo estado-membro.
A quem compete processar justificações judiciais destinadas a instruir pedidos perante entidades que nela tem exclusividade de foro, ressalvada a aplicação do art. 15, II da Lei 5010/66?
Súmula 32/STJ
Compete à Justiça Federal processar justificações judiciais destinadas a instruir pedidos perante entidades que nela tem exclusividade de foro, ressalvada a aplicação do art. 15, II da Lei 5010/66.
A quem compete processar e julgar causa relativa a mensalidade escolar, cobrada por estabelecimento particular de ensino?
Súmula 34/STJ
Compete à Justiça Estadual processar e julgar causa relativa a mensalidade escolar, cobrada por estabelecimento particular de ensino.
Na vigência da Constituição de 1988, a quem compete o processo por contravenção penal, ainda que praticada em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades?
Súmula 38/STJ
Compete à Justiça Estadual Comum, na vigência da Constituição de 1988, o processo por contravenção penal, ainda que praticada em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades.
A quem compete processar e julgar as causas cíveis em que é parte sociedade de economia mista e os crimes praticados em seu detrimento?
Súmula 42/STJ
Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar as causas cíveis em que é parte sociedade de economia mista e os crimes praticados em seu detrimento.
A quem compete julgar recurso de decisão proferida por juiz estadual não investido de jurisdição federal?
Súmula 55/STJ
Tribunal Regional Federal não é competente para julgar recurso de decisão proferida por juiz estadual não investido de jurisdição federal.
A quem compete processar e julgar ação de cumprimento fundada em acordo ou convenção coletiva não homologados pela Justiça do Trabalho?
Súmula 57/STJ
Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar ação de cumprimento fundada em acordo ou convenção coletiva não homologados pela Justiça do Trabalho.
A quem compete decidir sobre a existência de interesse jurídico que justifique a presença, no processo, da União, suas autarquias ou empresas públicas?
Súmula 150/STJ
Compete à Justiça Federal decidir sobre a existência de interesse jurídico que justifique a presença, no processo, da União, suas autarquias ou empresas públicas.
A quem compete ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário?
Súmula 170/STJ
Compete ao juízo onde primeiro for intentada a ação envolvendo acumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, decidi-la nos limites da sua jurisdição, sem prejuízo do ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo próprio.
A quem compete dirimir conflito de competência verificado, na respectiva região, entre juiz estadual e junta de conciliação e julgamento?
Súmula 180/STJ
Na lide trabalhista, compete ao Tribunal Regional do Trabalho dirimir conflito de competência verificado, na respectiva região, entre juiz estadual e junta de conciliação e julgamento.
A existência de vara privativa, instituída por lei estadual, altera a competência territorial resultante das leis de processo?
Súmula 206/STJ
A existência de vara privativa, instituída por lei estadual, não altera a competência territorial resultante das leis de processo.
A quem compete processar e julgar as ações relativas à contribuição sindical prevista no art. 578 da CLT?
Súmula 222/STJ
Compete à Justiça Comum processar e julgar as ações relativas à contribuição sindical prevista no art. 578 da CLT.