PP no estado contemporaneo CGE 3 Flashcards
Cabe salientar que a participação social e o controle social podem ocorrer em todas as etapas do processo de políticas públicas. A participação social permite a presença e a influência de pessoas e grupos (organizados ou não) no processo de políticas públicas, o que gera uma distribuição mais —-.
equitativa
O controle social pode ser entendido, segundo a Controladoria Geral da União, como a participação do cidadão na —-, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania.
gestão pública
A cidadania pode ser entendida com um atributo dos indivíduos que estão no pleno gozo de seus —-(ou seja, estão no direito de votar e serem votados).
Assim, considerando um conceito mais “amplo” para a cidadania, pode afirma que a cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la.
A cidadania compreende os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e difusos, que incorporam, expressam e se vinculam aos valores de liberdade, justiça, igualdade e solidariedade.
direitos políticos
O conceito de “cidadania” pode ser descrito como “a qualidade ou estado de um cidadão.” Ser cidadão significa possuir direitos à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei, ou seja, ter direitos civis. Envolve também a participação no destino da sociedade, exercendo o direito de votar e ser votado, abrangendo assim os direitos políticos.
Igualdade é diferente de Equidade.
A —-se refere a tratar igualmente (identicamente) todas as pessoas, independentemente da situação que elas se encontrem.
A —–, por sua vez, é um conceito que busca superar a igualdade. Ou seja, a equidade consiste em dar um tratamento igual para os iguais e um tratamento “desigual” para os “desiguais”, na medida de suas
desigualdades.
igualdade
equidade
- Equidade —-: consiste em tratar igualmente os iguais. Ou seja, consiste em uma distribuição igualitária entre pessoas que estão em igualdade de condições. Por exemplo: equidade no acesso à utilização dos serviços de saúde (ou seja, acesso, utilização e tratamento igual para necessidades iguais).
- Equidade —-: consiste em tratar desigualmente os desiguais. Ou seja, consiste em uma distribuição desigual entre pessoas que estão em condições diferentes. Por exemplo: um imposto progressivo, em que as pessoas mais abastadas financeiramente pagam uma porcentagem maior de imposto e as pessoas menos abatatadas financeiramente pagam uma
porcentagem menor de imposto.
horizontal
vertical
Na esfera —-, a corrupção entre particulares ainda não é considerada crime no Brasil.
Em outras países
(como França e Inglaterra), a corrupção privada é considerada crime.
Na esfera —-, por sua vez, a corrupção é considerada crime.
privada
pública
A corrupção propriamente dita (ou seja, corrupção em sentido “estrito”) pode ocorrer de duas formas:
Corrupção —–: Ocorre quando o indivíduo propõe uma vantagem indevida a um funcionário público, em troca de que esse funcionário público pratique ações ilícitas.
Corrupção —-: Trata-se de um crime praticado pelo funcionário público contra a administração pública.
Ocorre quando o funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida (ou, ainda, aceita a promessa de tal vantagem), em troca de praticar ações ilícitas.
Ativa
Passiva
triangulo da fraude
- —–é o que motiva o crime em primeiro lugar. Essa pressão pode ter várias origens, mas em geral se trata de algum problema financeiro do
indivíduo que, por não conseguir resolvê-lo por meios legítimos, passa a considerar cometer uma ilegalidade. - —–: Refere-se às fraquezas do sistema. O servidor público utiliza seu poder e habilidade para explorar uma situação que possibilita a fraude. A oportunidade define o método com que a fraude será cometida. A oportunidade “surge” em decorrência de controles ineficazes e falhas na governança.
- ——significa que o indivíduo formula algum tipo de racionalização moralmente aceitável antes de transgredir e se envolver em comportamentos antiéticos. A racionalização refere-se à justificação de que o comportamento antiético é algo
diferente de atividade criminosa. Os transgressores se veem como pessoas comuns e
honestas que são pegas em más circunstâncias. As racionalizações comuns são “eu estava
apenas pegando o dinheiro emprestado”, “eu merecia esse dinheiro”, “eu tinha que desviar o
dinheiro para ajudar minha família”, “eu não recebo o salário que mereço”, “minha organização
é desonesta com outros e merece ser trapaceada”. Em outras palavras, o indivíduo tenta
“justificar” que suas atitudes antiéticas não são atividades criminosas e que ele é uma pessoa
honesta.
Pressão (incentivo / motivação): A pressão
Oportunidade
Racionalização: a racionalização
Baseando-se no triângulo da fraude, desenvolveu-se uma teoria adicional conhecida como o Diamante da Fraude. Este modelo inovador introduziu um elemento adicional:
—-: para a fraude ocorrer, além dos fatores do triângulo da fraude (pressão, oportunidade e racionalização), o transgressor precisa ter as habilidades pessoais e técnicas para cometer a fraude.
Capacidade
MNNEMONICO PARA OCORRENCIA DE FRAUDE
PORCA QUE VIROU DIAMANTE
A Lei 12.846/2013, também conhecida como Lei Anticorrupção, marca um progresso significativo na luta contra a corrupção. Ela estabelece a responsabilização objetiva de —, tanto no âmbito civil quanto
administrativo, por atos prejudiciais praticados contra a administração pública, seja ela nacional ou —-.
A responsabilização da pessoa jurídica ocorre —-da responsabilização individual dessas pessoas físicas.
A Lei Anticorrupção prevê punições como multa administrativa (de até —% do faturamento bruto da empresa) e o instrumento do acordo de —-, que permite o ressarcimento de danos de forma mais célere, além da alavancagem investigativa.
I - multa, no valor de —-% a 20% (vinte por cento) do faturamento bruto do último exercício anterior ao da instauração do processo administrativo, excluídos os tributos, a qual nunca será inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação;
*Caso não seja possível utilizar o critério do valor do faturamento bruto da pessoa jurídica, a multa será de R$ —-a R$ —–
Abrangência: Lei pode ser aplicada pela União, estados e municípios e tem competência inclusive sobre as empresas brasileiras atuando no exterior.
empresas
estrangeira
independentemente
20
leniência
0,1
6.000,00 (seis mil reais)
60.000.000,00 (sessenta milhões de reais).