tuberculose Flashcards
quando tratar infecção latente por tuberculose?
O paciente não tem a infecção ativa, pois não possui clínica nem raio-x alterados, mas ele tem a infecção latente, visto pelo teste tuberculínico acima de 5 mm.
como tratar infecção latente por tuberculose?
Diante de ILTB devemos tratar o paciente com monoterapia de isoniazida por 270 doses ou rifampicina 120 doses, as duas opções são possíveis.
Juca, 35 anos teve diagnostico de tuberculose pulmonar, ele reside com a mulher e 3 filhos menores de 10 anos. Fátima, a esposa, apresenta tosse há mais de 3 semanas. Considerando a família qual a conduta inicialmente recomendada é:
Avaliação clínica, prova tuberculínica e radiografia de tórax para todos os que residem na casa.
quais são os pricipais efeitos colaterais da rifampicina?
síndrome gripal influenza-like, reações de hipersensibilidade e púrpura.
quais são os pricipais efeitos colaterais da isoniazida?
neuropatia periférica
quais são os pricipais efeitos colaterais da pirazinamida?
hiperuricemia e gota
quais são os pricipais efeitos colaterais da etambutol?
neurite óptica
quando o tratamento diretamente observado é indicado na tuberculose?
o tratamento diretamente observado (TDO) é recomendável para todos os casos de tuberculose. Consiste na observação da deglutição do medicamento e da criação de vínculo com o paciente.
como se define a falha do tratamento de tuberculose?
Em relação aos casos que cursam com falência do tratamento, conforme o Ministério da Saúde, não há a necessidade de comprovar a resistência aos medicamentos. Pelo menos não para constatar a falência do tratamento. A falência terapêutica é definida como persistência de baciloscopia positiva ao final do tratamento ou então como positivações após resultado negativo. A cultura (identificação do germe) e o teste de sensibilidade devem ser realizados para orientar o tratamento.
oq é um Paciente sintomático respiratório para TB?
aquele que apresenta tosse por mais de 3 semanas;
Indicação de pesquisa de BAAR:
todo paciente sintomático respiratório deve realizar a pesquisa de BAAR, ou seja, a baciloscopia do escarro, para se fechar o diagnóstico de tuberculose. Devem ser colhidas duas amostras, uma no dia da consulta e outra na próxima manhã. A cultura também deve ser solicitada, ficando o teste de sensibilidade do bacilo à rifampicina restrito aos casos positivos.
como fazer o dianóstico de TB pleural?
toracocentese, que evidencia um derrame pleural exsudativo (aumento de LDH e proteínas), aumento da celularidade (predomínio de linfomononucleares) e ADA>40.
quais são as indicações e contraindicações do TRM-TB (Teste Rápido Molecular para Tuberculose)?
o TRM-TB tem as seguintes indicações:
- Diagnóstico de casos novos de TB pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes.
- Diagnóstico de casos novos de TB pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes de populações de maior vulnerabilidade.
- Diagnóstico de TB extrapulmonar nos materiais biológicos já validados (os principais sendo escarro; escarro induzido; lavado broncoalveolar; lavado gástrico; líquor; gânglios linfáticos). Como TB osteoarticular e urinária não estão inclusas,
- Triagem de resistência à rifampicina nos casos de retratamento ou nos casos com suspeita de falência ao tratamento da TB.
quando solicitar cultura na tuberculose?
odo caso com diagnóstico de TB deverá realizar cultura e sensibilidade, independentemente de apresentar ou não resistência à rifampicina.
Além disso, todo caso com suspeita de TB, com persistência do quadro clínico, deverá realizar cultura e teste de sensibilidade.
Por fim, a cultura deverá ser realizada independentemente do resultado da baciloscopia para todos os casos com suspeita de TB.
Dor epigástrica, náusea e vômitos: saõ efeitos colaterais de quais drogas?
odas as drogas do esquema têm a capacidade de causar estes efeitos, principalmente a combinação isoniazida + rifampicina + pirazinamida.