Neonatologia - Aspectos Gerais Flashcards
Qual é o fator de risco mais importante para a mortalidade infantil?
O baixo peso ao nascer.
Defina nascido vivo.
Após a expulsão completa do corpo da mãe, independentemente da IG, há sinais de vida como respiração, batimentos cardíacos, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos múculos. Devo preencher a declaração de nascido vivo fornecida pelo hospital.
Defina óbito fetal.
Morte do produto da concepção antes da expulsão/extração do corpo materno, independentemente da duração da gravidez. Deve ser preenchida a declaração de óbito fetal (> 20 s –> declaração de óbito).
Qual a classificação do RN em relação ao peso do nascimento?
Extremo baixo peso < 1000g
Muito baixo peso < 1500
BPN < 2500
Adequado 2500 - 4000.
Qual a classificação do RN quanto à IG?
RNPT: 20-22 até 36s6d. RNAT: 37s a 41s6d. RN pós-termo: > 42s. Pré-termo tardio: > 34s. Pré-termo precoce: 28-34s. Pré-termo extremo: < 28s.
Qual a classificação do peso do RN em relação à IG?
PIG: < p10.
AIG: p10-p90.
GIG: > p90.
Qual a diferença entre CIUR e PIG?
PIG é conceitualmente peso inferior para a IG, não necessariamente significando uma condição patológica (crianças constitucionalmente pequenas). Porém, CIUR implica uma restrição do crescimento fetal por alguma alteração da placenta, do crescimento e desenvolvimento do feto ou da saúde da mãe. O CIUR pode ser simétrico ou assimétrico.
Diferencie CIUR simétrico de assimétrico.
O CIUR simétrico é aquele em que não houve centralização do fluxo sanguíneo para o cérebro e a cabeça dele é proporcional ao corpo. Ocorre me condições que afetem o início da gestação, estando, muitas vezes, relacionados intrinsecamente ao cencepto (sd genéticos, malform congênitas, infecções congênitas, drogas, …).
O CIUR assimétrico é aquele que conseguiu centralizar a circulação para o cérebro promovendo um desenvolvimento maior da cabeça em relação ao corpo, apresentando melhor desenvolvimento do SNC e melhor prognóstico. Geralmente ocorre em patologias de 3° trimestre (insuf placentária, tabagismo, …).