INTERNATO - Fimose/Parafimose/Hipospádia Flashcards
Qual a definição de fimose?
Estreitamento do orifício prepucial que impede/dificulta a exposição total da glande.
Como é feito o dx de fimose?
Pelo EF, só sendo possível após o 1° ano de vida, através da tentativa de expor a glande por retração prepucial, sem provocar o descolamento da pele do prepúcio ou provocar fissuras, pois pode cicatrizar e promover o fechamento total sem possibilidade de tratamento com massagem.
Qual a classificação da fimose?
I: orifício bastante estreito, mas ainda consigo ver o orifício ureteral. A urina é coletada entre a glande e o prepúcio para depois exteriorizar o jato.
II: a glande não se exterioriza totalmente.
III: consegue exteriorizar toda a glande mas o orifício prepucial estreito provoca um anel de constrição no corpo do pênis.
O que é a parafimose?
É esse anel de constrição que o orifício prepucial estreito promove no corpo no pênis, promovendo edema importante do prepúcio e da glande. É uma condição de urgência, devendo ser prontamente revertida segurando a região do anel e tracionando o prepúcio para a posição original. Se não for possível, seccionar o prepúcio até o anel e depois fazer a postectomia eletiva.
O que é o acolamento balanoprepucial?
É o prepúcio aderido em alguns pontos da glande sem estreitamento do orifício prepucial. É fisiológica e resolve-se espontaneamente com o tempo (5-6 anos).
Qual a consequência da fimose?
Impede a higienização adequada da região, permitindo o acúmulo de secreções (esmegma) e urina, fazendo um processo inflamatório chamado de postite. Pode até mesmo ocorrer ITU.
Qual o tto da fimose?
Cirúrgico (postectomia), podendo ser realizado no período neonatal ou entre 12 e 18m de vida. O tto clínico consiste no uso de pomada (betametasona + hialuronidase), sendo feito em casos selecionados (> 1a, sem postite, exposição parcial da glande e sem fibrose do orifício).
Quais as possíveis complicações da postectomia?
Sangramento, hematomas, estenose do meato uretral, estenose prepucial, linfedema e sinéquias balanoprepuciais.
O que é a hipospádia?
É a localização anormal do meato uretral na região ventral do pênis, curvatura peniana ventral e má distribuição do prepúcio = hipoplasia no desenvolvimento ventral do pênis.
Qual o tto da hipospádia e quando é feito?
Ciúrgico, devendo ser feito aos 6m de idade e não ultrapassando os 2a para completar todo o processo.
Quais as possíveis complicações cirúrgicas da hipospádia?
Fístulas uretrocutâneas, estenose da uretra, curvatura residual, incrustação de cálculo urinário e aspecto plástico desfavorável.