Diarreia Crônica e Sd Disabsortivas Flashcards
Qual a definição de diarreia crônica?
Diarreia que dura mais do que 14-30 dias com aumento do volume e/ou frequência das evacuações.
Quais os grupos etiológicos da diarreia crônica?
-Disabsortivas (perda de peso e má absorção de gorduras). -Estado nutricional inalterado.
Qual a etiologia da diarreia crônica por faixa etária?
O que é a diarreia crônica inespecífica? Dê exemplos.
É aquela inserida nos ddx de distúrbios funcionais do TGI (dismotilidade gastrintestinal), como a diarreia funcional do pré-escolar (< 4a) e SII (≥ 5 anos)
Qual o QC da diarreia crônica inespecífica?
Como é um distúrbio funcional (essas crianças são saudáveis e nutridas), o QC é de diarreia (≥ 3 evacuações de consistência alterada - diminuída) geralmente após a refeição e concomitante com a introdução de alimentos e desmame. As crianças apresentam peso e estaturas normais.
Quais os achados laboratoriais da diarreia crônica inespecífica?
pH > 5,5, substância redutora no máximo +1, sem hc, leucócitos e glóbulos de gordura corados pelo Sudam III < 40.
Qual o tto da diarreia crônica inespecífica?
Tranquilizar e orientar a benignidade e transitoriedade do quadro (tende a desaparecer na idade escolar). As alterações dietéticas são úteis: 4 Fs - fat (aumento da gordura na dieta - lentificar o trânsito intestinal); fibre; fluid (reduzir ingesta de líquidos para 100 ml/kg/d); fruit (trocar sucos pela fruta). O 5° F seria os fármacos (usados em casos de exceção): opioides, antiespasmódico, ADTs em baixas doses.
O que é a intolerância à lactose?
É um quadro que se instala por deficiência da enzima lactase presente nas células epiteliais maduras no topo das microvilosidades intestinais.
Quais doenças podem promover intolerância à lactose?
Algumas doenças que destroem essas microvilosidades que contém a lactase, como a doença celíaca e GECAs (eg, rotavírus)
Qual o QC e laboratório da intolerância à lactose?
A lactose não digerida é osmoticamente ativa e promove uma diarreia osmótica, reduzindo pH fecal, produzindo gases e promovendo uma diarreia explosiva. O teste do hidrogênio exalado é positivo.
O que é a hipolactasia do adulto?
É o declínio fisiológico da expressão de lactase.
Qual o curso geral de uma sd disabsortiva?
Diminuição da absorção intestinal de um ou mais nutrientes, vitaminas e minerais, podendo levar ao déficit ponderoestatural.
Quais os achados laboratoriais de má absorção de carboidratos?
pH fecal reduzido, pesquisa de substâncias redutoras nas fezes > 2+, teste da eexalação do hidrogênio positivo, bx com medida das dissacaridases (padrão-ouro).
Explique o teste da exalação do hidrogênio.
A pessoa fica em jejum e então é oferecido para ela uma grande quantidade de carboidratos. Caso ela não absorva ele, esse carboidrato será fermentado por bacérias colônicas, havendo produção de hidrogênio, que atravessará a mucosa e será exalado na VA.
Quais os achados laboratoriais da má absorção de gordura?
Avaliação quantitativa da gordura fecal > 3g/24h (as fezes são coletadas por 3 dias) e avaliação qualitativa (presença de gordura nas fezes pela visualização microscópica com o corante Sudam III).
Quais os achados laboratoriais da má absorção de proteínas?
Hipoalbuminemia sérica (porém as principais causa disso na criança são as perdas renais) e alfa-1-antitripsina fecal positiva.
Como fazer a investigação da função exócrina do pâncreas?
Teste do suor, elastase-1 fecal (muito sensível), tripsinogênio sérico, quimiotripsina fecal e aspirado duodenal (padrão-ouro).
Qual a causa mais comum de insuficiência pancreática exócrina na criança?
Fibrose cística.
O que é a fibrose cística (FC)?
Doença multissistêmica e de herança recessiva que ocorre por alteração de um canal condutor de cloreto transmembrana, havendo incapacidade de secretar esse íon.