Trabalho Esportivo Flashcards
A Lei estabelece normas sobre direitos e deveres dos atletas, treinadores, árbitros, clubes, federações esportivas e confederações. No que interessa ao direito do trabalho, ela regulamenta questões importantes sobre os contratos de trabalho, além de transferências de jogadores e formação de atletas. Qual a lei referida nesse caso ?
Lei Geral do Esporte” (LGE)
A Lei considera esporte como “toda forma de atividade predominantemente física que, de modo informal ou organizado, tenha por objetivo a prática de atividades recreativas, a promoção da saúde, o alto rendimento esportivo ou o entretenimento”
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A Lei divide a prática esportiva em 3 níveis :
formação esportiva
excelência esportiva
esporte para toda a vida
Tratando-se do esporte em nível de excelência esportiva, a legislação prevê de modo abrangente que as relações econômicas que advêm da prática do esporte devem basear-se nas premissas do :(4)
❑ desenvolvimento social e econômico
❑ no primado da proteção do trabalho
❑ garantia dos direitos sociais do trabalhador esportivo
❑ valorização da organização esportiva empregadora.
O trabalhador da área do esporte estabelece relações laborais com as organizações esportivas (como um clube de futebol), por meio das formas de contratação previstas na legislação civil ou trabalhista, independentemente de sua natureza ——————————-
Jurídica
A regra geral é que o atleta profissional seja empregado da organização esportiva empregadora, o que se perfaz por meio de um contrato especial de trabalho esportivo. A exceção (em que não há vínculo de emprego, mas apenas vínculo esportivo ) deve se dar por contrato próprio e específico de natureza civil.
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro
É possível que o atleta profissional seja remunerado por meio de contratos de natureza cível. Esta regra permite, em tese, a terceirização ou ———— do atleta, visto que não necessariamente ele seria um empregado da organização esportiva.
Pejotização
A Lei geral do esporte permite que o trabalhador seja sócio ou acionista da própria organização esportiva “tomadora” dos seus serviços.
Verdadeiro ou falso?
Falso . A Lei VEDA que o trabalhador seja sócio ou acionista da própria organização esportiva “tomadora” dos seus serviços.
A LGE diferencia o “vínculo trabalhista” do ——————— e deixa claro que o vínculo esportivo não caracteriza o vínculo de emprego.
Vínculo esportivo
A lei geral do esporte permite existir vínculo empregatício entre a organização esportiva e o menor de 12 anos ,desde que atendidas todas as exigências do Estatuto da criança e do adolescente.
Verdadeiro ou falso?
Falso . A LGE diferencia o “vínculo trabalhista” do “vínculo esportivo” e, como vimos acima, deixa claro que o vínculo esportivo não caracteriza o vínculo de emprego. Exemplo disso é a possibilidade de existir vínculo meramente esportivo entre a organização esportiva e o menor de 12 anos (o qual é proibido de trabalhar, por força da Constituição Federal.
Enquanto o “vínculo de emprego” representa a relação onerosa e subordinada entre o trabalhador e a organização profissional, o “vínculo esportivo” é a relação ————— entre a organização esportiva e o atleta, por exemplo, que dá condições para que ele jogue como parte de sua equipe
Jurídica
Trabalhador esportivo : (3)
Atleta
Treinador
Árbitro
Diferentemente do que temos em relação aos empregados em geral, qualquer cessão ou transferência do atleta, seja profissional ou não, depende de sua formal e expressa ——————————-
Anuência
Dentro da categoria dos “atletas”, considera-se “atleta profissional” o praticante de esporte de alto nível que se dedica à atividade esportiva de forma remunerada e permanente e que tem nessa atividade sua ————— fonte de renda, independentemente da forma como recebe sua remuneração.
Principal
São deveres do atleta profissional:(3)
I- participar dos jogos, dos treinos, dos estágios e de outras sessões preparatórias de competições com aplicação e dedicação correspondentes às suas condições psicofísicas e técnicas;
II - preservar as condições físicas que lhe permitam participar das competições esportivas, submetendo-se às intervenções médicas e assistências especializadas necessárias à prática esportiva;
III - exercitar a atividade esportiva profissional de acordo com as regras da respectiva modalidade esportiva e as normas que regem a disciplina e a ética esportivas.