REMUNERAÇÃO E SALÁRIO Flashcards
É um direito —————— do trabalhador urbano e rural , salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
Constitucional
Piso salarial proporcional à extensão e à ————— do trabalho;
Complexidade
irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou ———— coletivo;
Acordo
Garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração ————
Variável
Proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção ——————
Dolosa
Remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em ———por cento à do normal;
50 %
Não confundir com o adicional noturno que é de 20% para os urbanos e 25% para os rurais .
Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações ————— que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.
In Natura.
Cuidado : Nem todo salário In natura tem natureza salarial .
Exemplo abaixo :
O rol de parcelas componentes do salário contratual do empregado, segundo a nova redação do §1º do art. 457 da CLT, é exaustivo.
Verdadeiro ou falso?
Falso . O rol de parcelas componentes do salário contratual do empregado, segundo a nova redação do §1º do art. 457 da CLT, é meramente EXEMPLIFICATIVO.
Compreendem-se na ——— do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
Remuneração
Há previsão legal da inclusão das gorjetas na base de cálculos dos valores devidos a título de férias e 13º salário. Por outro lado, as gorjetas não serão consideradas para o cálculo de parcelas baseadas no salário, pois gorjeta não se confunde com salário.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
As —— cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado, não servindo de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.
Gorjetas
O salário-família, atualmente regulado pela Lei 8.213/91 (Plano de benefícios da Previdência Social)2, é um valor pago, pela Previdência Social, aos segurados nos termos do artigo 65 e seguintes da citada lei. Deste modo, esta verba ,apesar do nome ,não tem natureza —————-,mas sim previdenciária.
Salarial
O salário-maternidade, assim como o salário-família, possui natureza ——, e é concedido à segurada que esteja em licença-maternidade:
Previdenciária
Os conceitos de salário de contribuição e salário de benefício não podem ser confundidos com o salário para fins ————- ,
Sendo seu uso aplicado para fins previdenciários.
Trabalhistas
Salário —- é o menor valor que pode ser pago a um empregado que esteja enquadrado em profissão regulamentada, de que é exemplo o salário profissional de engenheiros fixado pela Lei 4.950-A/66.
Profissional
O o salário ——- (ou piso salarial) pode ser fixado em sentença normativa ou, também, por meio de negociação coletiva de trabalho (convenção coletiva ou acordo coletivo).
Normativo
Salário base (ou básico) é o valor —— pago ao empregado, e que não inclui outras rubricas porventura existentes (adicionais, gratificações etc).
Fixo
Salário ————- representa as parcelas que dependem de condições específicas para ser pago e, no caso de cessadas tais condições, deixa de ser devido ao empregado.
Condição
São exemplos de salário condição:
Os adicionais de hora noturna;
hora extraordinária;
insalubridade e
periculosidade.
A reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A expressão salário —————-, “foi criada pela jurisprudência para traduzir a ideia de cumulação em um mesmo montante de distintas parcelas salariais.
Complessivo.
A conduta “complessiva” é rejeitada pela ordem justrabalhista (Súmula 91 do TST), que busca preservar a identidade específica de cada parcela legal ou contratual devida e paga ao empregado.”
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Não se admite, por exemplo, que o empregador pague um valor ——— mensal a título a adicional noturno, de horas extraordinárias e anuênio: devem-se pagar as verbas de forma distinta, para permitir a verificação do valor correto de cada uma delas.
Único
Nula é a cláusula contratual que fixa determinada importância ou percentagem para atender englobadamente vários direitos legais ou contratuais do trabalhador.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Consideram-se já remunerados os dias de repouso semanal do empregado mensalista ou quinzenalista cujo cálculo de salário mensal ou quinzenal, ou cujos descontos por falta sejam efetuados na base do número de dias do mês ou de 30 (trinta) e 15 (quinze) diárias, respectivamente.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.Dessa forma , não é necessário discriminar no contracheque o pagamento do descanso semanal remunerado ,não se configurando salário compressivo nesse caso .
No caso de um empregado que recebe por dia (diarista) desde que seja um empregado regido pela CLT, o valor do RSR não está incluído na remuneração do empregado, devendo ser pago separadamente, de forma ——————
Discriminada . Dessa forma , a omissão do repouso semanal remunerado no contracheque configura salário compressivo nesse caso .
Denominações de salário próprias X improprias :
Características do salário: