Fontes do Direito do Trabalho Flashcards
O que são fontes no direto do trabalho ?
No direito do trabalho brasileiro, as fontes são as origens das normas e regras que regulam as relações de trabalho. Em outras palavras , a origem das manifestações do Direito, o início ou o princípio de onde surge o direito. Fonte seria a expressão utilizada para designar a base das normas jurídicas.
Quais são as divisões das fontes do direito do trabalho :
Essas fontes representam o momento pré-jurídico. É o conjunto de fatores econômicos, políticos, sociológicos e filosóficos que levam à positivação do direito.
Fontes Materiais .
As ————————- no contexto do direito referem-se às condições ou fatores da realidade que influenciam a criação das normas legais. Elas representam as necessidades, pressões sociais, econômicas e culturais que levam à formação ou modificação das leis. Em outras palavras, as —————————-
são os eventos, mudanças e demandas na sociedade que motivam a criação de normas legais.
Fontes materiais .
No direito do trabalho, as fontes materiais podem incluir mudanças nas relações de trabalho, avanços tecnológicos, movimentos sociais, entre outros fatores que impactam o ambiente de trabalho.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Os movimentos sindicais e os movimentos políticos dos operários são tipos de fontes materiais ?
Sim, os movimentos sindicais e os movimentos políticos dos operários podem ser considerados fontes materiais no contexto do direito do trabalho. Esses movimentos representam as condições e pressões sociais que influenciam a criação e a modificação das normas legais relacionadas ao trabalho.
O que são fontes formais ?
Fontes formais representam a exteriorização das normas jurídicas, é um momento jurídico, com a regra materializada. É a norma construída, pronta.
No contexto do direito,essas fontes referem-se aos modos pelos quais as normas jurídicas são expressas, elaboradas e apresentadas.
Fontes formais .
Convenções coletivas do trabalho ,Acordos coletivos do trabalho e a constituição são exemplos de fontes formais do direito do trabalho .
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Convenções coletivas do trabalho, acordos coletivos do trabalho e a Constituição são exemplos de fontes formais no direito do trabalho brasileiro.
São tipos de normas no direito do trabalho chamadas de imperativas ou estatais, em que o Estado interfere, sem a participação imediata dos destinatários principais das mesmas regras jurídicas.
Fontes Formais Heterônomas.
No contexto do direito, as ——————-referem-se a normas e regras criadas por uma autoridade externa e imposta aos destinatários, que não participaram diretamente de sua elaboração. Essas fontes são estabelecidas pelo Estado ou por órgãos superiores, sendo impostas às partes de maneira obrigatória.
Fontes formais heterônomas.
Os Tratados e Convenções Internacionais, uma vez ratificados pelo Brasil, que passem a fazer parte do ordenamento jurídico, a partir de sua ratificação podem ser considerados fontes formais heterônomas.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Os Tratados e Convenções Internacionais, uma vez ratificados pelo Brasil, passam a fazer parte do ordenamento jurídico brasileiro e são considerados fontes formais heterônomas. Isso significa que essas normas têm poder de lei no país, e sua aplicação é obrigatória. Apesar de serem elaborados internacionalmente, sua adoção implica em uma obrigação legal para o Estado brasileiro e, por conseguinte, para seus cidadãos.
A CLT, a Constituição Federal, leis, medidas provisórias, decretos, sentenças normativas, as decisões do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade, enunciados de súmula vinculante,são fontes formais autônomas do direito .
Verdadeiro ou falso?
Falso. A afirmativa está Incorreta , As fontes mencionadas fazem parte das fontes formais do direito do trabalho, do tipo heterônomas.
São fontes em que as normas e regras são criadas pelas próprias partes envolvidas, sem a intervenção direta do Estado.
Fontes formais autônomas .
Convenções Coletivas de Trabalho e acordos coletivos de trabalho são as principais fontes autônomas do direito do trabalho .
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
As recomendações da OIT são exemplos de fontes formais heterônomas do trabalho ?
Lembremos que às vezes a OIT também expede as Recomendações, que são diplomas não obrigatórios e não ratificados pelos países membros; dessa forma, nesse caso ,as Recomendações da OIT não ratificadas pelo Brasil não são fonte formal do direito do trabalho.