Contrato De Trabalho/Trabalhador Intermitente Flashcards
Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. O contrato individual de trabalho pode ser tanto tácito quanto expresso, representando a relação de emprego entre o empregador e o empregado.
Qual a diferença entre contrato tácito e contrato expresso ?
A diferença básica entre contrato tácito e expresso é que o contrato tácito é IMPLÍCITO , NÃO sendo formalizado VERBAL ou por ESCRITO , enquanto o expresso é FORMAL , estabelecido claramente, seja por meio de documento escrito ou VERBALIZAÇÃO clara das condições de trabalho.
Ou seja ,contrato ainda que “de boca “ ,é contrato formal .
Contrato do tipo :”Vai trabalhando aí” é contrato tácito .
O contrato de trabalho é de natureza pública.
Verdadeiro ou falso ?
Falso . O contrato de trabalho é de natureza privada porque a prestação de serviços é regida pelo direito privado.
O Ministro Godinho ressalta que mesmo quando o Estado é o empregador (no caso dos empregados públicos regidos pela CLT) permanece a condição ———————-dos contratos de trabalho, visto que ele figura como empregador sem que haja prerrogativas especiais.
Privada .
A natureza —————————-do contrato de trabalho deriva do fato de que existem obrigações recíprocas e contrapostas: o empregado oferece sua energia (prestação laboral) com a contrapartida remuneratória, a cargo do empregador.
Sinalagmática.
A doutrina confere ao contrato de trabalho característica ————————, tendo em vista que, em regra, não se exige forma solene para este tipo de acordo (ou seja: contrato de trabalho, em regra, não exige formalidade imperativa).
Consensual .
A celebração —————- ———————vincula-se à pessoalidade que atinge o empregado, sendo, inclusive, um dos elementos fático-jurídicos da relação empregatícia. A pessoalidade atinge o empregado, mas não o empregador (a figura do empregado é infungível; a do empregador, fungível).
Intuito Personae.
É conferida ao contrato de trabalho a característica de trato ————————- porque as obrigações das partes (realização das atividades laborais com a correspondente contraprestação remuneratória) ocorrem de forma continuada no tempo, havendo, em regra, a indeterminação do prazo dos contratos de trabalho. Este conceito está associado ao princípio da —————————-
—— ———————-
Permanente .
Continuidade da relação de emprego .
O contrato de trabalho é de——————— porque é uma prestação de fazer (o labor). A obrigação do empregado é dispor de sua energia nas tarefas designadas pelo empregador, não sendo possível se falar em contrato de ——————————.
Atividade .
Resultado .
Deve haver a contraprestação pecuniária, a cargo do empregador.
Onerosidade .
Características do contrato de trabalho :
A validade do negócio jurídico requer: (3)
I - agente capaz;
II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável;
III - forma prescrita ou não defesa em lei.
No caso do——————-aplica-se a regra do direito civil, devendo o———————- (pessoa física ou jurídica, ou até ente despersonificado) ter aptidão jurídica para assumir direitos e obrigações trabalhistas.
Empregador ;
Empregador .
O ——————, para ser agente capaz de assumir direitos e obrigações trabalhistas, deve atender os requisitos da CLT. De acordo com sua idade, o———————- pode ser relativamente incapaz, e por isso dependerá de assistência de seu responsável legal para a prática de determinados atos;
Empregado ;
Empregado .
É lícito ao ——————— firmar recibo pelo pagamento dos salários. Tratando-se, porém, de rescisão do contrato de trabalho, é vedado ao menor de ———————-anos dar, sem assistência dos seus responsáveis legais, quitação ao empregador pelo recebimento da indenização que lhe for devida.
Menor ;
18 anos .
É ————-o contrato de trabalho celebrado para o desempenho de atividade inerente à prática do jogo do bicho, ante a ilicitude de seu objeto, o que subtrai o requisito de validade para a formação do ato jurídico.
Nulo.
O empregado que desenvolve trabalho—————— conta com a proteção juslaboral, enquanto o empregado que realiza atividade —————-(como no exemplo do apontador do jogo do bicho) não.
Proibido .
Ilícita .
Envolve tipo legal penal ou concorre para ele, e retira do trabalhador a proteção trabalhista.
Trabalho ilícito .
Envolve atividade que é irregular, mas não se constitui em tipo legal penal. Apesar da irregularidade do labor, o empregado recebe a proteção trabalhista.
Trabalho proibido .
É ——————— o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.
Legítimo.
Se um menor de 16 anos é contratado para laborar estaremos diante de trabalho ————————que desrespeita a CF/88. Neste caso deve-se proceder à rescisão do contrato, mas isso não significa dizer que o menor esteja desprotegido: serão devidas as verbas salariais adquiridas pelo labor prestado.
Proibido .
Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por—————- e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento .
Escrito .
Não é possível reconhecer-se o contrato de trabalho quando as partes o tenham acordado apenas de forma verbal.
Verdadeiro ou falso ?
Falso. É possível reconhecer o contrato de trabalho mesmo quando as partes o tenham acordado de forma verbal. Na legislação trabalhista, a formalização por escrito não é um requisito essencial para a existência do contrato de trabalho, sendo que ele pode ser estabelecido tanto verbal quanto expressamente.
O contrato de aprendizagem deve obrigatoriamente acontecer de maneira formal ,sendo vedado o contrato tácito.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. O contrato de aprendizagem deve acontecer de maneira formal, não sendo permitido o contrato tácito. Conforme a legislação brasileira, o contrato de aprendizagem deve ser celebrado por escrito e seguir requisitos específicos estabelecidos na Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).