Interrupção e suspensão do contrato de trabalho Flashcards
Tanto nas hipóteses de interrupção quanto de suspensão contratual não haverá—————— de serviços.
Prestação .
Em se tratando de ——————, permanecerá a obrigatoriedade de pagamento de salário, enquanto na ——————-o empregado não presta serviços e também não recebe salário.
Interrupção contratual .
Suspensão contratual .
O Ministro Godinho conceitua a——————-como “sustação ampla e bilateral de efeitos do contrato empregatício, que preserva, porém, sua vigência”.
Suspensão.
Note que na suspensão ,apesar de não haver salários e cômputo de tempo de serviço ,o contrato continua VIGENTE .A suspensão é a interrupção referem-se aos EFEITOS do contrato de trabalho e não necessariamente ao contrato de trabalho.
O período de interrupção contratual, em regra, não é contado como tempo de serviço.
Verdadeiro ou falso?
Falso. O período de interrupção contratual é, em regra, contado como tempo de serviço,ao contrário da suspensão do contrato de trabalho ,que de maneira geral ,não é contada como tempo de serviço .Atentar as exceções como o tempo de serviço militar obrigatório.
Na suspensão contratual não há recolhimentos vinculados (como o FGTS).
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.Como regra geral .
Existem 2 exceções: Serviço militar obrigatório e acidentes ou doenças do trabalho.
Ao empregado afastado do emprego, são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as ——————- que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.
Vantagens .
Essas vantagens independem de ter sido interrupção ou suspensão do contrato de trabalho .
As férias são exemplo clássico de :
Interrupção do contrato de trabalho .
O descanso semanal remunerado (DSR), também conhecido como repouso semanal remunerado (RSR) é hipótese de —————, pois é o dia em que o empregado não labora, mas, regra geral, continua a receber o salário:
Interrupção .
Na suspensão do contrato de trabalho ,a regra geral é que não haja pagamento dos salários e nem recolhimento de FGTS. Todavia, esta regra comporta 2 exceções, nas quais o empregador continuará obrigado a recolher o FGTS, a saber:
afastamento decorrente de acidente do trabalho.
prestação do serviço militar obrigatório .
As faltas não justificadas implicam no desconto do salário, e por isto se enquadram como ——————— do contrato de trabalho.
Suspensão.
Causas de suspensão contratual :
Interrupções contratuais :
Mais causas de interrupção:
Faltas abonadas são causa de :
Interrupção .
Faltas não justificadas são causa :
Suspensão .
Quando o empregado fica afastado (por até 15 dias consecutivos) em virtude de incapacidade para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual a Lei 8.213/91 (Plano de Benefícios da Previdência Social) prevê que a empresa deverá pagar o salário do empregado, e por isso configura-se a ———————————.
Interrupção do contrato de trabalho .
Afastamento superior a 15 dias é uma causa de :
Suspensão do contrato de trabalho .
Licença-maternidade é uma causa de :
Interrupção do contrato de trabalho .
Por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;
Interrupção.
Nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
Interrupção. Nos dias em que prestar as provas .
Pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.
Interrupção .
Cuidado : Se falar unicamente em Empregado eleito dirigente sindical que se ausenta do trabalho ,essa será uma causa de suspensão do contrato de trabalho .