Principios Do Direito do Trabalho Flashcards
Ocorre quando a norma perde a sua vigência, isso acontece porque foi substituída por uma lei ou perdeu sua validade no decurso do tempo.
Revogação.
Uma norma somente poderá ser revogada por outra norma, salvo quando se tratar de leis temporárias e leis excepcionais.
Explique :
Isso significa que uma nova lei pode ser promulgada explicitamente revogando ou modificando disposições de leis anteriores.Mas há uma exceção para leis temporárias e leis excepcionais. Essas leis têm características específicas que as tornam diferentes das leis comuns. As leis temporárias têm um prazo de vigência predeterminado, enquanto as leis excepcionais são criadas para situações específicas e extraordinárias. Em relação a essas leis, podem existir regras diferentes de revogação.
A anulação total de uma lei é denominada ab-rogação e a anulação parcial é denominada derrogação.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Refere-se ao princípio que estabelece que as normas e decisões judiciais não retroagirão para alcançar fatos ou situações ocorridos antes da entrada em vigor dessas normas ou decisões. Em outras palavras, as mudanças na legislação e as decisões judiciais não afetarão situações já consolidadas ou ocorridas em um período anterior:
Irretroatividade.
Importância do princípio da irretroatividade:
Esse princípio é importante para garantir a segurança jurídica e a estabilidade das relações trabalhistas. Significa que, quando uma nova lei é promulgada ou uma decisão judicial é proferida, ela se aplicará apenas aos casos futuros ou às situações que ainda não foram consolidadas.
A lei nova não se aplica aos contratos de trabalho já terminados e nem mesmo aos atos jurídicos já praticados nos contratos de trabalho em curso no dia do início da sua vigência.
Explique :
De forma sucinta, significa que uma nova lei trabalhista não afetará contratos de trabalho já encerrados nem incidirá sobre atos jurídicos já realizados em contratos em curso no início de sua vigência.
Exemplo:
• Contrato Encerrado: Se uma nova lei é promulgada após o término de um contrato de trabalho, essa lei não se aplica aos termos desse contrato que já foi encerrado. • Contrato em Curso: Para um contrato de trabalho em andamento no dia em que uma nova lei entra em vigor, os atos já praticados e as condições já estabelecidas não serão afetados retroativamente pela nova legislação.
Ao pressupor que o trabalhador é
hipossuficiente, ante a desigualdade existente entre o detentor do capital (empregador) e o
detentor da força de trabalho (empregado), conclui-se que o empregado não poderia negociar livremente sua força de trabalho.
Explique :
A ideia é que, devido à desigualdade de poder econômico, o trabalhador (hipossuficiente) pode ter dificuldades para negociar livremente as condições de trabalho com o empregador, favorecendo a necessidade de regulamentações trabalhistas para proteger os direitos dos trabalhadores.
Ramo do direito que trata das relações de determinado grupo, classe ou categoria, em geral reunidos em um sindicato;
Direito Coletivo do Trabalho.
Área do direito que trata das relações entre empregado e empregador:
Direito Individual do Trabalho.
A doutrina tem entendido que a substância central do Direito do Trabalho (relação de emprego), levaria à conclusão de que o Direito do Trabalho tem natureza de Direito Privado, haja vista que a relação se daria entre particulares.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. A doutrina geralmente entende que a relação de emprego, que é a substância central do Direito do Trabalho, caracteriza-se por uma relação entre particulares (empregador e empregado). Isso leva à conclusão de que o Direito do Trabalho tem uma natureza predominantemente de Direito Privado, apesar de possuir características específicas e normas que o diferenciam do Direito Civil tradicional. Essa área jurídica trata das relações laborais entre indivíduos, mas com ênfase nas normas protetivas aos trabalhadores, reconhecendo a desigualdade de poder nas relações de emprego.
O que é o princípio protetor ?
Nas relações empregatícias sempre existe o conflito entre o detentor do capital (o empregador) e o detentor da mão de obra, que é o empregado, e essa relação entre as partes, naturalmente, é desequilibrada em função do poder econômico dos detentores de capital. Para atenuar esse desequilíbrio existente entre o capital e o trabalho criou-se o direito do trabalho, que é alicerçado no princípio protetor (ou princípio da proteção).
Quais são as divisões do princípio protetor ?
Segundo este princípio,havendo mais de uma norma em vigor regendo o mesmo assunto, prevalece a que seja mais favorável ao empregado.
Princípio da norma mais favorável .
Princípio que está relacionado às cláusulas contratuais (constantes do contrato de trabalho ou regulamento da empresa), que, sendo mais vantajosas ao trabalhador, devem ser preservadas durante a vigência do vínculo empregatício.
Princípio da condição mais benéfica .
Princípio que afirma que diante de duas opções igualmente válidas, o intérprete do direito do trabalho deve aplicar a opção mais vantajosa ao trabalhador:
Princípio in dubio pro operario .
Obs: O princípio da norma mais favorável fala em “Havendo MAIS DE UMA norma em vigor “
Diante de duas ou mais INTERPRETAÇÕES sobre a mesma norma, escolhe-se a que seja mais favorável ao empregado . In dubio pro operário .
O princípio da norma mais favorável dispõe que o operador do Direito do Trabalho deve optar pela regra mais favorável ao obreiro em três situações ou dimensões distintas:
Os chamados “preceitos de ordem pública (também conhecidos como “normas proibitivas estatais”),são uma exceção ao princípio da norma mais favorável.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. A prescrição é um desses temas de ordem pública. O prazo previsto na CF é de 2 e 5 anos. Se um acordo Coletivo do Trabalho (ACT) previsse, por exemplo, prazo prescricional de 30 anos, este não iria prevalecer em relação ao prazo constitucional.