Convenções da OIT Flashcards
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi constituída pelo Tratado de Versalhes, em 1919, ao final da Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de promover ———————-Para isto a entidade busca a materialização do trabalho decente.
Justiça social .
Quanto à natureza da OIT trata-se de pessoa jurídica de direito público ————————-
Internacional
Quanto à natureza da OIT, trata-se de pessoa jurídica de direito público internacional, composta por três grandes órgãos:
✓ Conferência Internacional do trabalho (conferência geral dos representantes dos membros);
✓ Conselho de Administração; e
✓ Repartição (bureau) internacional do Trabalho (ou RIB/BIT).
O Conselho de Administração administra a OIT, de forma colegiada, reunindo-se ————ao ano. O CA é composto por determinadas comissões, que compõem sua estrutura, como a Comissão de atividades industriais, de liberdade sindical, de discriminação.
3 vezes
“A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e ———————-
Dignidade
Conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Trabalho decente
Princípios fundamentais do trabalho, segundo a OIT: (5)
1) liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva;
2) eliminação de todas as formas de trabalho forçado;
3) abolição efetiva do trabalho infantil;
4) eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
5) a segurança e a saúde no trabalho.
Na atividade normativa da OIT, existe uma subdivisão das convenções da OIT, na qual algumas são classificadas como prioritárias ou fundamentais. São oito convenções prioritárias, a saber:
✓ Convenção 29 - trabalho forçado ;
✓ 87 - liberdade sindical e proteção do direito sindical:
✓ 98 - direito de organização e de negociação coletiva;
✓ 100 - igualdade de remuneração entre homens e mulheres;
✓ 105 - abolição do trabalho forçado;
✓ 111 - discriminação ;
✓ 138 - idade mínima de admissão ao emprego;
✓ 182 - piores formas de trabalho das crianças.
Exige a supressão do trabalho forçado ou obrigatório, sob todas as suas formas. Encontram-se previstas algumas excepções, tais como o serviço militar, o trabalho de pessoas condenadas em tribunal sob vigilância adequada, casos de força maior como situações de guerra, incêndios e tremores de terra.
Convenção 29 - trabalho forçado
Garante a todos os trabalhadores e empregadores o direito de, sem autorização prévia, constituírem organizações da sua escolha e de nelas se filiarem e estabelece um conjunto de garantias para o livre funcionamento dessas organizações sem interferência das autoridades públicas (não ratificada pelo Brasil).
Convenção 87 - liberdade sindical e proteção do direito sindical
Prevê a proteção contra atos de discriminação antissindical e a proteção das organizações de trabalhadores e de empregadores contra atos de ingerência de umas em relação às outras, bem como medidas destinadas a promover a negociação coletiva.
Convenção 98 - direito de organização e de negociação coletiva
Apela à igualdade de remuneração entre homens e mulheres por um trabalho de igual valor.
Convenção 100 - igualdade de remuneração entre homens e mulheres.
Proíbe o recurso a qualquer forma de trabalho forçado ou obrigatório como medida de coerção ou de educação política, sanção pela expressão de opiniões políticas ou ideológicas, método de mobilização da mão-de-obra, medida disciplinar do trabalho, punição pela participação em greves ou medida de discriminação.
Convenção 105 - abolição do trabalho forçado
Apela à adopção de uma política nacional destinada a eliminar a discriminação no acesso ao emprego, nas condições de formação e de trabalho, com fundamento na raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional ou origem social, bem como a promover a igualdade de oportunidades e de tratamento em matéria de emprego e de profissão.
Convenção 111 - discriminação (emprego e profissão)
Visa a abolição do trabalho infantil, estipulando que a idade mínima de admissão ao emprego não poderá ser inferior à idade de conclusão da escolaridade obrigatória.
Convenção 138 - idade mínima de admissão ao emprego
Exige a adoção de medidas imediatas e eficazes para assegurar a proibição e a eliminação das piores formas de trabalho das crianças, nomeadamente a escravatura e práticas análogas, recrutamento forçado de crianças com vista à sua utilização em conflitos armados, utilização de crianças para fins de prostituição, produção de material pornográfico e qualquer atividade ilícita, bem como trabalhos que sejam susceptíveis de prejudicar a saúde, a segurança ou a moralidade das crianças.
Convenção 182 - piores formas de trabalho das crianças
Para alcançar seus objetivos, a OIT desenvolve atividade ————————-, por meio da qual formula normas internacionais do trabalho (Convenções, Recomendações e Resoluções).
Normativa
A diferença entre as convenções e as recomendações da OIT é somente formal, uma vez que, —————-, ambas podem tratar dos mesmos assuntos.
Materialmente
As convenções são tratados internacionais em devida forma e devem ser ——————- pelos Estados-Membros da Organização para que tenham eficácia e aplicabilidade nos seus respectivos Direitos internos.
Ratificados
As recomendações não são tratados e visam tão somente ———————ao legislador de cada um dos países vinculados à OIT mudanças no seu Direito interno relativamente às questões que disciplina.
Sugerir
São instrumentos que, uma vez ratificados, criam obrigações jurídicas.
Convenções
Não estão abertas a ratificação, antes destinam-se a orientar a política, a legislação e a prática dos Estados membros.
Recomendações
A elaboração e aprovação das Convenções no âmbito da OIT se dá no âmbito de uma —————— (como a 110ª Conferência, realizada em Genebra/Suíça), a qual é estabelecida pelo Conselho de Administração da OIT.
Conferência