Programa Emprega + mulheres Flashcards
No ano de 2022, o Brasil criou o Programa Emprega + Mulheres, que tem por objetivo a inserção e a ——— de mulheres no mercado de trabalho.
Manutenção.
O Brasil criou o Programa Emprega + Mulheres, que tem por objetivo a inserção e a manutenção de mulheres no mercado de trabalho. Estes objetivos serão alcançados por meio da implementação das seguintes medidas:
Seguindo os preceitos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Lei 14.457/2022 define ——————— como sendo o “vínculo socioafetivo maternal, paternal ou qualquer outro que resulte na assunção legal do papel de realizar as atividades parentais, de forma compartilhada entre os responsáveis pelo cuidado e pela educação das crianças e dos adolescentes”.
Parentalidade
A primeira infância é aquela que vai de 0 a ——- anos de criança. O legislador buscou induzir o fornecimento do reembolso-creche a empregadas/empregados e a incentivar que sejam mantidas instituições de educação infantil destinadas aos dependentes dos empregados e das empregadas.
6
O reembolso-creche é um benefício previsto na legislação trabalhista e consiste em um valor que as empresas podem destinar a seus empregados.
Verdadeiro ou falso?
Falso . O reembolso-creche é um benefício previsto na legislação PREVIDENCIÁRIA e consiste em um valor que as empresas podem destinar a seus empregados.
O reembolso creche representa uma faculdade do empregador (não uma obrigação), podendo ser pago a empregados e empregadas com filhos de até 5 anos e 11 meses. Mas pode ser vantajoso para e empresa a concessão deste reembolso, pois, caso ofereça, fica desobrigada de instalação de creche para suas empregadas, mesmo que tenham mais de 30 trabalhadoras com mais de 16 anos de idade
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
O valor pago a título de reembolso-creche possui natureza salarial.
Verdadeiro ou falso?
Falso . O valor pago a título de reembolso-creche NÃO possui natureza salarial,ou seja , não irá gerar encargos previdenciários ou recolhimentos ao FGTS e também não configura rendimento tributável do trabalhador (isto é, o trabalhador não pagará imposto de renda sobre ele).
A implementação deste reembolso-creche ficará condicionada à formalização obrigatória de acordo coletivo ou de convenção coletiva de trabalho.
Verdadeiro ou falso?
Falso . A implementação deste reembolso-creche ficará condicionada à formalização de acordo INDIVIDUAL , de acordo coletivo ou de convenção coletiva de trabalho.
A adoção do reembolso-creche exige o atendimento aos seguintes requisitos:
I - ser o benefício destinado ao pagamento de creche ou de pré-escola de livre escolha da empregada ou do empregado, bem como ao ressarcimento de gastos com outra modalidade de prestação de serviços de mesma natureza, comprovadas as despesas realizadas;
II - ser o benefício concedido à empregada ou ao empregado que possua filhos com até 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses de idade, sem prejuízo dos demais preceitos de proteção à maternidade;
III - ser dada ciência pelos empregadores às empregadas e aos empregados da existência do benefício e dos procedimentos necessários à sua utilização; e
IV - ser o benefício oferecido de forma não discriminatória e sem a sua concessão configurar premiação.
Os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos —— mulheres com mais de 16 anos de idade terão local apropriado onde seja permitido às empregadas guardar sob vigilância e assistência os seus filhos no período da amamentação.
30
O Sistema S” representa os “serviços sociais autônomos”, que são entidades privadas como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Sesc (Serviço Social do Comércio), o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Buscando incentivar que estas entidades ofereçam creches/escolas infantis para os dependentes de empregados/empregadas vinculados à atividade econômica a eles correspondente, o legislador autorizou o Sesi, o Sesc e o Sest a oferecem serviços de educação ———— a seu público.
Infantil
A Lei 14.457/2022 estabeleceu uma prioridade na alocação de vagas para as atividades que possam ser efetuadas por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho a distância para as seguintes situações:
I - às empregadas/empregados com filho, enteado ou criança sob guarda com até 6 anos de idade; e
II - às empregadas e aos empregados com filho, enteado ou pessoa sob guarda judicial com deficiência, sem limite de idade.
Notem que a prioridade estabelecida pela Lei 14.457/2022 (para filhos de até 6 anos de idade) é ainda mais abrangente que aquela prevista na própria CLT (filhos de até 4 anos).
O legislador previu que haverá priorização na concessão de uma ou mais das seguintes medidas de flexibilização da jornada de trabalho aos empregados e às empregadas que tenham filho, enteado ou pessoa sob sua guarda com até 6 anos de idade ou com deficiência. São medidas com vistas a promover a conciliação entre o trabalho e a parentalidade:
I- regime de tempo parcial ;
II - regime especial de compensação de jornada de trabalho por meio de banco de horas;
III - jornada de 12 (doze) horas trabalhadas por 36 (trinta e seis) horas ininterruptas de descanso;
IV - antecipação de férias individuais; e
V - horários de entrada e de saída flexíveis.
A concessão do regime de tempo parcial e a antecipação das férias somente poderão ser adotadas até o 2º ano da criança, mesmo para o empregado/empregada que tiver filho com deficiência.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A concessão do regime de tempo parcial e a antecipação das férias somente poderão ser adotadas até o 2º ano da criança e deverão ser formalizadas por meio de acordo individual, de acordo coletivo ou de convenção coletiva de trabalho .
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Além da priorização na concessão do banco de horas, a Lei 14.457/2022 detalha a regra que consta do art. 59, §3º, da CLT3, estabelecendo que, havendo a rescisão do contrato de trabalho de empregado ou empregada em regime de compensação de jornada por meio de banco de horas, as horas acumuladas ainda não compensadas serão :
I - descontadas das verbas rescisórias devidas ao empregado ou à empregada, na hipótese de banco de horas em favor do empregador, quando a demissão for a pedido e o empregado ou empregada não tiver interesse ou não puder compensar a jornada devida durante o prazo do aviso prévio; ou [isto é, saldo negativo no banco de horas]
II - pagas juntamente com as verbas rescisórias, na hipótese de banco de horas em favor do empregado ou da empregada. [isto é, saldo positivo no banco de horas]
A Lei 14.457/2022 explicita que é possível conceder antecipação de férias individuais até o 2º ano do filho do empregado ou da empregada, desde que tenha transcorrido o seu período aquisitivo .
Verdadeiro ou falso?
Falso . A Lei 14.457/2022 explicita que é possível conceder antecipação de férias individuais até o 2º ano do(a) filho(a) do empregado ou da empregada, AINDA que não tenha transcorrido o seu período aquisitivo .
Havendo a antecipação das férias, o empregador deverá efetuar o pagamento do adicional de 1/3 de férias após a sua concessão.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Havendo a antecipação das férias, o empregador PODERÁ optar por efetuar o pagamento do adicional de 1/3 de férias após a sua concessão até a data em que for devida a gratificação natalina. Ou seja, a antecipação é do usufruto das férias, e não de seus efeitos financeiros.
O pagamento da remuneração da antecipação das férias poderá ser efetuado até o 5º dia útil do mês subsequente ao início do gozo das férias, hipótese em que não se aplicará o disposto no art. 145 da CLT, que prevê o adiantamento das férias em no máximo 2 dias antes do início do período de férias .
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.