Recursos em especie - Recurso de Revista Flashcards
Incabível o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894, “b”, da CLT) para reexame de fatos e provas.
certo ou errado
certo
Compete as turmas do TST julgar recurso de revista
certo ou errado
certo
Alem de preencher os outros requisitos de admissibilidade, o Recurso de revista deve observar requisitos especificos de admissibilidade :
Prequestionamento
Transcendencia
certo ou errado
certo
É cabivel Recurso de revista quando os TRTs derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional do Trabalho, no seu Pleno ou Turma, ou a Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou contrariarem súmula de jurisprudência uniforme dessa Corte ou súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal;
certo ou errado
certo
Cabe recurso de revista quando os TRTs derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentença normativa ou regulamento empresarial de observância obrigatória em área territorial que exceda a jurisdição do Tribunal Regional prolator da decisão recorrida, interpretação divergente, na forma da alínea a;
certo ou errado
certo
Cabe recurso de revista quando decisoes em recurso ordinaria dos TRTs forem proferidas com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à Constituição Federal.
certo ou errado
certo
O recurso de revista, dotado de efeito apenas suspensivo, será interposto perante o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, que, por decisão fundamentada, poderá recebê-lo ou denegá-lo.
certo ou errado
errado
apenas devolutivo
O relator do recurso de revista poderá denegar-lhe seguimento, em decisão monocrática, nas hipóteses de intempestividade, deserção, irregularidade de representação ou de ausência de qualquer outro pressuposto extrínseco ou intrínseco de admissibilidade.
certo ou errado
certo
o prequestionamento é a obrigatoriedade de que haja decisao previa acerca do direito objeitvo supostamente violado ou aplicado de forma divergente
certo ou errado
certo
Diz-se prequestionada a matéria ou questão quando na decisão impugnada haja sido adotada, tácitamente, tese a respeito.
certo ou errado
errado
EXPRESSAMENTE
O acordao de decisao do juizo a quo para que seja considerada corretamente prequestionada nao precisa especificar mas sim ter juizo de valor .
certo ou errado
certo
Havendo tese explícita sobre a matéria, na decisão recorrida, desnecessário contenha nela referência expressa do dispositivo legal para ter-se como prequestionado este.
certo ou errado
certo
Sob pena de não conhecimento, é ônus da parte:
I - indicar o trecho da decisão recorrida que consubstancia o prequestionamento da controvérsia objeto do recurso de revista;
certo ou errado
certo
Decisão regional que simplesmente adota os fundamentos da decisão de primeiro grau preenche a exigência do prequestionamento, tal como previsto na Súmula nº 297.
certo ou errado
errado
NAO preenche
Incumbe à parte interessada, desde que a matéria haja sido invocada no recurso principal, opor embargos declaratórios objetivando o pronunciamento sobre o tema, sob pena de preclusão.Considera-se prequestionada a questão jurídica invocada no recurso principal sobre a qual se omite o Tribunal de pronunciar tese, não obstante opostos embargos de declaração.( prequestionamento ficto)
certo ou errado
certo
ou seja, proposto recurso ordinario, o tribunal nao se manifesta sobre materia , cabe embargo declaratorio
Imposto esses embargos, mas ainda assim o tribunal se omite, considera prequestionada
É necessário o prequestionamento como pressuposto de admissibilidade em recurso de natureza extraordinária, salvo caso se trate de incompetência absoluta.
certo ou errado
errado
MESMO incopetencia ABSOLUTA
Na materia de fato não cabe o prequestionamento ficto
certo ou errado
certo
O conhecimento do recurso de revista, quanto à preliminar de nulidade, por negativa de prestação jurisdicional, supõe indicação de violação do art. 832 da CLT, do art. 489 do CPC de 2015 (art. 458 do CPC de 1973) ou do art. 93, IX, da CF/1988.
certo ou errado
certo
Sob pena de não conhecimento, é ônus da parte transcrever na peça recursal, no caso de suscitar preliminar de nulidade de julgado por negativa de prestação jurisdicional, o trecho dos embargos declaratórios em que foi pedido o pronunciamento do tribunal sobre questão veiculada no recurso ordinário e o trecho da decisão regional que rejeitou os embargos quanto ao pedido, para cotejo e verificação, de plano, da ocorrência da omissão.
certo ou errado
certo
É inexigível o prequestionamento quando a violação indicada houver nascido na própria decisão recorrida. Inaplicável a Súmula 297/TST.
certo ou errado
certo
O prequestionamento na serara trabalhista é exigido em recursos ordinarios e extraordinarios
certo ou errado
errado
Só no RR, embargos de divergencia(para a SDI e extraordinario STF
O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica.
certo ou errado
certo
A transcendencia no Recurso de Revista não é o mesmo do que diz respeito ao prejuizo.Ou seja, a causa nao pode produzir reflexos apenas para as partes, mas ultrapassar aquela relação processual
certo ou errado
certo
A transcendencia é um pressusposto intrinseco do recurso de revista, devendo ser o ultimo analisado pelo TST
certo ou errado
certo
São indicadores de transcendência, entre outros:
I - econômica, o elevado valor da causa;
II - política, o desrespeito da instância recorrida à jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal;
III - social, a postulação, por reclamante-recorrente, de direito social constitucionalmente assegurado;
IV - jurídica, a existência de questão nova em torno da interpretação da legislação trabalhista.
O juízo de admissibilidade do recurso de revista exercido pela Presidência dos Tribunais Regionais do Trabalho limita-se à análise dos pressupostos intrínsecos e extrínsecos do apelo, abrangendo o critério da transcendência das questões nele veiculada
certo ou errado
errado
o presidente do TRT nao analisa a transcendencia, é exclusivo do TST
Não poderá o relator, monocraticamente, denegar seguimento ao recurso de revista que não demonstrar transcendência, cabendo agravo desta decisão para o colegiado.
certo ou errado
errado
PODE SIM
Em relação ao recurso que o relator considerou não ter transcendência, o recorrente poderá realizar sustentação oral sobre a questão da transcendência, durante dez minutos em sessão.
certo ou errado
errado
sao 5 minutos
Mantido o voto do relator quanto à não transcendência do recurso, será lavrado acórdão com fundamentação sucinta, que constituirá decisão recorrível no âmbito do tribunal.
certo ou errado
errado
essa decisao é IRRECORRIVEL no ambito do TRIBUNAL
É irrecorrível a decisão monocrática do relator que, em agravo de instrumento em recurso de revista, considerar ausente a transcendência da matéria.
certo ou errado
Certo
relator fala que nao tem transcendencia, nao da pra recorrer
O exame de transcendencia incide apenas nos acordaos dos TRTs publicados a partir do dia 11/11/2017, inclusive os embargos de declaração
certo ou errado
errado
exceto embargos de declaração
É incabível recurso de revista interposto de acórdão regional prolatado em agravo de instrumento.
certo ou errado
certo
Via de regra, o recurso de revista nao cabe de ação originaria dos tribunais.Do agravo de petição de competencia orginaria do TRT cabe Recurso de revista
certo ou errado
certo
O recurso de revista nao tem incidencia nos dissidios coletivos, pois sao de competencia originaria dos TRTS, tera incidenia somente nos dissidios individuais
certo ou errado
certo
cabe frisar que nas açoes coletivas como a civil publica cabe recurso de revista
Não é servível ao conhecimento de recurso de revista aresto oriundo de mesmo Tribunal Regional do Trabalho, salvo se o recurso houver sido interposto anteriormente à vigência da Lei 9.756/98.
certo ou errado
certo
É válida, para efeito de conhecimento do recurso de revista ou de embargos, a invocação de Orientação Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho, desde que, das razões recursais, conste o seu número ou conteúdo.»
certo ou errado
certo
É inadmissível o recurso de revista fundado tão-somente em divergência jurisprudencial, se a parte não comprovar que a lei estadual, a norma coletiva ou o regulamento da empresa extrapolam o âmbito do TRT prolator da decisão recorrida.
certo ou errado
CERTO