Das provas Flashcards
quando o onus da prova incube ao reclamente?
quanto ao fato constitutivo de seu direito
O ônus da prova incumbe ao reclamado, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do reclamante.
Certo ou errado
certo
Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos deste artigo ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, deverá o juízo atribuir o ônus da prova de modo diverso, nao sendo necessario fundamentar a decisao, caso em que poderá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.
Certo ou Errado
errado
Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos deste artigo ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, PODERA o juízo atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão FUNDAMENTADA, caso em que DEVERÁ dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.
A decisão referida no § 1o deste artigo(onus da prova de modo diverso) deverá ser proferida antes da abertura da instrução e, a requerimento da parte, implicará o prosseguimento da audiência e possibilitará provar os fatos por qualquer meio em direito admitido.
Certo ou errado
Errado
Adiamento da audiencia
A decisão referida no § 1o deste artigo( ônus da prova de modo diverso) não pode gerar situação em que a desincumbência do encargo pela parte seja impossível ou excessivamente difícil.
Certo ou errado
certo
O depoimento das partes e testemunhas que não souberem falar a língua nacional será feito por meio de intérprete nomeado pelo juiz ou presidente. Proceder-se-á da forma indicada neste artigo, quando se tratar de surdo-mudo, ou de mudo que não saiba escrever.
Certo ou errado
Certo
As despesas decorrentes do disposto neste artigo( nomeação de interprete) correrão por conta da parte sucumbente, ainda que beneficiária de justiça gratuita.
certo ou errado
errado
salvo se beneficiario
As partes e testemunhas serão inquiridas pelo juiz ou presidente, nao podendo ser reinquiridas.
certo ou errado
errado
podendo ser reinquiridas, por SEU INTERMÉDIO, a requerimento dos VOGAIS, das PARTES, seus REPRESENTANTES ou ADVOGADOS.
Certo ou errado
Cada uma das partes não poderá indicar mais de 2 (duas) testemunhas, salvo quando se tratar de inquérito, caso em que esse número poderá ser elevado a 6 (seis),
certo ou errado
errado
3 testemunhas
As testemunhas poderão sofrer desconto pelas faltas ao serviço, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente arroladas ou convocadas.
Certo ou errado
errado
nao podem sofrer qualquer desconto
Se a testemunha for funcionário civil ou militar, e tiver de depor em hora de serviço, será requisitada ao chefe da repartição para comparecer à audiência marcada.
certo ou errado
certo
O juiz ou presidente providenciará para que o depoimento de uma testemunha seja ouvido pelas demais que tenham de depor no processo.
certo ou errado
Errado
Nao seja ouvido
As testemunhas comparecerão a audiência dependendo de notificação ou intimação.
certo ou errado
errado
independe de notificaçao ou intimação
As que não comparecerem serão intimadas, apenas a requerimento da parte, ficando sujeitas a condução coercitiva, além das penalidades do art. 730, caso, sem motivo justificado, não atendam à intimação.
certo ou errado
errado
a ex officio tambem
É obrigatótio a cada uma das partes apresentar um perito ou tecnico.
certo ou errado
errado
facultativo
O juiz ou presidente deverá argüir os peritos compromissados ou os técnicos, e rubricará, para ser junto ao processo, o laudo que os primeiros tiverem apresentado.
certo ou errado
errado
poderá
Toda testemunha, antes de prestar o compromisso legal, será qualificada, indicando o nome, nacionalidade, profissão, idade, residência, e, quando empregada, o tempo de serviço prestado ao empregador, ficando sujeita, em caso de falsidade, às leis penais
certo ou errado
certo
Os depoimentos das testemunhas serão resumidos, por ocasião da audiência, pelo secretário da Junta ou funcionário para esse fim designado, devendo a súmula ser assinada pelo Presidente do Tribunal e pelos depoentes
certo ou errado
certo
A testemunha que for parente até o segundo grau , amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes, não prestará compromisso, e seu depoimento valerá como simples informação.
certo ou errado
errado
3° grau CIVIL
O documento em cópia oferecido para prova não poderá ser declarado autêntico pelo advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
certo ou errado
errado
pode ser declarado autentico
impugnada a autenticidade da cópia, a parte que a produziu será intimada para apresentar cópias devidamente autenticadas ou o original, cabendo ao serventuário competente proceder à conferência e certificar a conformidade entre esses documentos.
certo ou errado
certo
A juntada de documentos na fase recursal só se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação ou se referir a fato posterior à sentença.
Certo ou errado
Certo
SUM-8, TST JUNTADA DE DOCUMENTO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
A juntada de documentos na fase recursal só se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação ou se referir a fato posterior à sentença.
A prova tem como objeto a comprovação dos fatos controvertidos,pertinentes e relevantes ao esclarecimento do processo. Nao se busca a comprovação do direito, uma vez que este o juiz conhece;No entanto, excepcionalmente, admite-se a prova do direito.
certo ou errado
certo
no processo do trabalho, a doutrina tambem exige a comprovação do direito quando decorrente de normas coletivas( CCT/ACT), regulamento de empresa e sentenças normativas
certo ou errado
certo
existem fatos que nao dependem de prova :
Fatos notorios: de conhecimento publico e nao apenas das partes
Fatos confesssados: alegados por uma parte e admitidos pela parte contraria
Fatos incontroversos: alegados por uma parte e nao negados pela contraria
De presunção absoluta(juris et de juris): nao se admite provas contrarias
De presunção relativa( juris tantum): se admite prova contraria
a doutrinaa tem admitido que as partes tambem sao destinatarias das provas
certo ou errado
certo
o principio da comunhao da prova versa que a prova pertence ao processo nao importando quem a trouxe para os autos
certo ou errado
certo
O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.
certo ou errado
certo
o onus da prova se divide em objetivo e subjetivo
Objetivo: É regra de julgamento
Subjetivo: Busca indagar quem tem o onus de provar
certo ou errdao
certo
o onus da prova subjetivo tem mais relevancia psicologica do que juridica, já que havendo provas nos autos pouco importa quem as produziu.
certo ou errado
certo
Se no momento do julgamento( onus objetivo) nao havendo provas suficientes sobre os fatos controvertidos, o juiz analisara de quem era o onus de provar, sofrendo a parte que tinha tal onus as consequencias desfavoraveis
certo ou errado
certo
a parte nao é obrigada a produzir provas, mas nao fazendo e nao havendo provas nos autos, estara em desvantagem processual.
certo ou errado
certo
a teoria estatica do onus da prova distribui o onus de cada uma das partes, tendo como foco o principio do interesse, já que o onus é imposto a quem se beneficiara dele
certo ou errado
certo
Reu se defende apenas negando os fatos do autor, cabe ao autor o onus de provar.O reu pode alegar fatos novos, com a finalidade de modificar o direito do autor
certo ou errado
certo
a teoria dinamica do onus da prova permite ao julgador attribuir o onus da prova aquele que tem melhores condiçoes de produzi-las no caso concetro( flexivel), aplicando-se o principio da aptdao para a prova
certo ou errado
certo
na teoria dinamica do onus da prova pouco importa se o fatoé constituitivo, modificativo, impeditivo ou extintivo, mas quem tem a melhor aptdao para provar o fato
certo ou errado
certo
Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos deste artigo ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juízo atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.
Esse texto se embasa na Teoria dinamica do onus da prova
certo ou errado
certo
a teoria dinamica do onus da prova busca atender ao principio da igualdade, afastando o individualismo e o patrimonialismo do proesso, consolidandou= uma visao solidarista do onus da prova, impondo que as partes colaboresm na produção da prova para que o juiz alcance a verdade( orincipio da cooperação
certo ou errado
certo
A decisão referida no § 1o( juiz quem atribui o onus da prova de modo diverso) deste artigo deverá ser proferida antes da abertura da instrução e, a requerimento da parte, implicará o adiamento da audiência e possibilitará provar os fatos por qualquer meio em direito admitido
certo
Antes da fase instrutoria
a redesignaçao da audiencia deve ser requerida
a decisao que distribui onus da prova de modo diverso tem natureza de decisao interlocutoria, e portanto, é irrecorrivel de plano.
certo ou errado
certo
A decisão referida no § 1o( onus da prova de modo diverso) deste artigo não pode gerar situação em que a desincumbência do encargo pela parte seja impossível ou excessivamente difícil. Trata-se da proibição da imposição de prova diabolica( probatio diabolica) pela parte diversa
certo ou erraado
certo
A chamada distribuição convencional do onus da prova é permitida na seara laboral
certo ou errado
errado
nao é admitida
É do empregador o ônus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparação salarial. (ex-Súmula nº 68 - RA 9/1977, DJ 11.02.1977)
certo ou errado
Certo
É onus do reclamante demonstrar que nao recebu a notificação apos o decurso de 48 horas
certo ou errado
errado
do proprio DESTINATARIO
A formação do vinculo de emprego depende da demonstraçao da Subordinação(juridica), nao eventualidade, onerosidade, pessoalidade e pessoa fisica. Se o trabalhador postula reclamação pleiteando vinculo e o empregador nega a comprovação de tais requisitos cabe ao reclamante, já que trata-se de fato constitutivo de seu direito. Mas se o empregador admitir a prestação de serviços,nao como empregado, mas como autonomo por exemplo o onus é do reclamado de provar tal fato
certo ou errado
certo
Se o empregador negar a prestação de serviços e negar o despedimento, falando que a relação foi extinta pelo proprio autor ou foi justa causa, ele estara incumbido de provar isso, ja que se trata de fato impeditivo do direito do autor.
certo ou errado
certo
as horas extras devem ser provadas pelo propiro reclamante, já que é fato que constitui seu direito, salvo se a empresa tiver mais de 20 empregados e se na empresa houver cartoes de ponto invariaveis, tambem chamados de britanico, porque o juiz pode aplicar o art818 §1( juiz atribui onus da prova de modo diverso) uma vez que, no primeiro caso, o empregador é obrigado a manter anotação de entrada e saida, portanto tem maior aptidao para a prova.Nao se aplicando o primeiro caso dessa resalva aos domesticos e aos motoristas
certo ou errado
errado
aplica-se tambme aos domesticos e aos motoristas declina que é obrigatorio o registro dele
A presunção de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, não pode ser elidida por prova em contrário.
certo ou errado
errado
pode porque é presunçao relativa
Se a empresa apresentar cartoes de ponto validos, o reclamante nao pode mais produzir provas em sentido contrario, uma vez que é de presunção absoluta
certo ou errado
errado
o empregado pode provar que os controles nao sao verdadeiros
quando a empresa alega fato extintivo, impeditivo ou modificativo do direito do reclamante, atrai para si o onus da prova
certo ou errado
certo
A decisão que defere horas extras com base em prova oral ou documental ficará limitada ao tempo por ela abrangido, desde que o julgador fique convencido de que o procedimento questionado superou aquele período.
certo ou errado
errado.
nao ficara limitda ao tempo,desde que convencio
Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, permtido mediante acordo individual tácito
CERTO OU ERRADO
errado
permitido INDICIVDUAL DESDE QUE ESCRITO!!!!!!!
Embora os portadores de HIV ou doença grave nao tenha estabilidade de emprego, Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.Desse modo, o onus de comprovar que nao houve discriminação na dispensa é do empregador
certo ou errado
certo
É do empregador o ônus de comprovar que o empregado não satisfaz os requisitos indispensáveis para a concessão do vale-transporte ou não pretenda fazer uso do benefício.
certo ou errado
certo
É do empregado o ônus da prova em relação à regularidade dos depósitos do FGTS, pois o pagamento é fato extintivo do direito do autor
certo ou errado
errado
é do EMPREGADOR
Se a reclamada for condenada a pagar o FGTS, pode ser feita a dedução para que nao haja enriquecimento sem causa, podendo ser arguida a qualquer tempo não pode ser manifestada ex officio
certo ou errado
Errado
se ja pagou parte, nao há porque um pagamento do que ja foi pago.
Pode officio
O juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório
Isso se chama prova emprestada , tem base no principio da economia processual
certo ou errado
certo
para a utilização de prova emprestada deve-se observar 3 requisitos:
.Tenha sido validademente realizada no processo originario
2.Tenha relevancia com o segundo processo
3.a parte contra a a qual se fa a prova temja participado do contradotorio no processo originario, Excepcionalmente pode se usar essa prova sem que ambas aas partes tenha participado do processo, desde que o contraditorio seja implementado no processo que a prova sera utilizada
certo ou errado
certo
a Prova emprestada podera ser requerida por ambas as parte, por uma delas ou pelo juiz de officio
certo ou errado
certo
o ordenamento juridico brsileiro admite todos os meios de prova, desde que legais e /ou moralmente legitimos
certo ou errado
certo
o depoimento pessoal corresponde ao meio de prova utilizado para interrogar as partes do processo e conseguir a confissao, podendo ser requerido somente de offico.Deve ser colhido na audiencia de instrução e julgamento
certo ou errado
errado
pode ser a requerimento da parte contraria
se a parte intimada para depoimento nao comparece ou comparecendo se recusa a depor, o juo lhe aplica pena de confissao
certo ou errado
certo
o interrogatorio pode ser utilizado a qualquer momento, nao produz a pena de confissao , tem o objetivo de fazer a parte colaborar com o juizo, esclarecendo sobre os fatos.Determinado de oficio
certo ou errado
certo
A prova pré-constituída nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confissão ficta (arts. 442 e 443, do CPC de 2015 - art. 400, I, do CPC de 1973), implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. (ex-OJ nº 184 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000)
certo ou errado
errado
nao implica em cerceamento de defesa