Da decisão e sua eficácia Flashcards
A decisão será proferida depois de rejeitada pelas partes a proposta de conciliação.
Certo ou errado
certo
A PERDA DO DIREITO DE RECLAMAR É CHAMADA DE PEREMPÇÃO QUE OCORRE EM DUAS OCASIÕES NO PROCESSO DO TRABALHO.QUAIS SAO ESSAS CAUSAS?
RECLAMAÇÃO ORAL - Ausência para reduzir a termo no prazo de 5 dias
AUSÊNCIA INJUSTIFICADA - A 1° audiência por 2 vezes
No caso de conciliação, o termo que for lavrado valerá como decisão irrecorrível, ainda que para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas
certo ou errado
errado
Salvo previdencia
Da decisão deverão constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciação das provas, os fundamentos da decisão e a respectiva conclusão.
certo ou errado
certo
Quando a decisão concluir pela procedência do pedido, determinará o prazo e as condições para o seu cumprimento.
Certo ou errado
Certo
Nem sempre a decisão mencionará as custas que devam ser pagas pela parte vencida.
certo ou errado
errado
SEMPRE
Somente as decisoes cognitivas deverão indicar a natureza jurídica das parcelas constantes da condenação ou do acordo homologado, salvo o limite de responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuição previdenciária, se for o caso.
As decisões COGNITIVAS ou HOMOLOGATORIAS deverão SEMPRE indicar a natureza jurídica das parcelas constantes da condenação ou do acordo homologado, INCLUSIVE o limite de responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuição previdenciária, se for o caso.
Para os fins do § 3º deste artigo, salvo na hipótese de o pedido da ação limitar-se tacitamente ao reconhecimento de verbas de natureza exclusivamente prolatorias, a parcela referente às verbas de natureza remuneratória poderá ter como base de cálculo valor inferior
Certo ou errado
errado
Para os fins do § 3º deste artigo, salvo na hipótese de o pedido da ação limitar-se EXPRESSAMENTE ao reconhecimento de verbas de natureza exclusivamente INDENIZATORIA, a parcela referente às verbas de natureza remuneratória não poderá ter como base de cálculo valor inferior:
Decisões cognitivas ou homologatórias, base de calculo nao inferior : ao salário-mínimo, para as competências que integram o vínculo empregatício reconhecido na decisão cognitiva ou homologatória;
Certo ou errado
certo
Decisões cognitivas ou homologatórias, base de calculo nao inferior :à diferença entre a remuneração reconhecida como devida na decisão cognitiva ou homologatória e a efetivamente paga pelo empregador, cujo valor total referente a cada competência não será inferior ao salário-mínimo regional.
certo ou errado
errado
Nao há regional na lei
Decisões cognitivas ou homologatórias - Caso haja piso salarial da categoria definido por acordo ou convenção coletiva de trabalho, o seu valor poderá ser utilizado como base de cálculo
certo ou errado
errado
DEVERÁ
A União será intimada das decisões homologatórias de acordos que contenham parcelas salariais de qualquer natureza, na forma do art. 20 da Lei no 11.033, de 21 de dezembro de 2004, obrigatoria a interposição de recurso relativo aos tributos que lhe forem devidos.Intimada da sentença, a União deverá interpor recurso relativo à discriminação de que trata o § 3o deste artigo.
certo ou errado
errado
Parcelas INDENIZATORIA
FACULTADO recurso
PODERA interpor recurso
O acordo celebrado após o trânsito em julgado da sentença ou após a elaboração dos cálculos de liquidação de sentença prejudicará os créditos da União.
certo ou errado
errado
NAO prehudica os creditos
O Ministro de Estado da Fazenda deverá, mediante ato fundamentado, dispensar a manifestação da União nas decisões homologatórias de acordos em que o montante da parcela indenizatória envolvida ocasionar perda de escala decorrente da atuação do órgão jurídico.
certo ou errado
errado
PODERA
Existindo na decisão evidentes erros ou enganos de escrita, de datilografia ou de cálculo, poderão os mesmos, antes da execução, ser corrigidos, apenas a requerimento dos interessados ou da Procuradoria da Justiça do Trabalho
certo ou errado
errado
Existindo na decisão evidentes erros ou enganos de escrita, de datilografia ou de cálculo, poderão os mesmos, antes da execução, ser corrigidos, ex OFFICIO, ou a requerimento dos interessados ou da Procuradoria da Justiça do Trabalho