Avaliação Auditiva (RAEE, P300, PAC) Flashcards

1
Q

Sobre o RAEE:

  • O que é Resposta Auditiva de Estado Estável e ele pode ser obtido por meio de quais outros exames?
  • Quais suas vantagens e desvantagens em relação ao BERA?
A
  • A resposta auditiva de estado estável (RAEE) pode ser feita via BERA ou via EEG para aquisição de limiares auditivos por verificação de estímulos centrais.
  • Vantagens = enquanto o BERA é limitado para avaliar frequências mais graves (com clique se estimula 2 a 4 kHz) e perdas acima de 90 dBNA a RAEE é útil para esses casos. É feito um cálculo com base em um software que testa as intensidades e verifica as ondas de forma contínua, sendo mais rápido que o BERA limiar convencional, permitindo avaliar as duas orelhas simultaneamente e avaliar frequências mais graves (500 a 4kHz) e também perdas de grau profundo (acima de 100 dBNA) sendo automático (elimina necessidade de avaliação subjetiva).
  • Desvantagem = NÃO faz topodiagnóstico (não estuda alterações neurológicas a nível do tronco encefálico, portanto, é complemento ao BERA).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Sobre o RAEE:

  • Quais suas indicações?
A
  • Ótimo exame para avaliar RESERVA COCLEAR em um neonato por exemplo com BERA ruim na triagem neonatal e depois indicar implante. Também pode ser usado para TANU e em alguns pré-operatórios.

Observar na imagem: aquele com potencial que ele replica e acha que tem chance de 95% de ser presente ele marca como “passa no teste”, de verde, se tiver dúvida amarelo e aqueles que reprova de vermelho. No final, monta um audiograma com o que passou que pode ser conferido depois.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sobre o P300:

  • Qual o sinônimo de P300 e como esse exame é realizado?
  • Qual a origem desse potencial e como ele pode ser estimulado?
A
  • É o Potencial Evocado Auditivo Cognitivo, que verifica estímulos centrais cognitivos em resposta ao som (PRECISA DA INTERAÇÃO DO PACIENTE). O paciente vai respondendo sempre que o examina utilizar um estimulo sonoro diferente e é feito uma comparação da latência do estimulo sonoro sistema nervoso central e resposta do paciente, então é bom para COGNIÇÃO E ATENÇÃO.
  • A origem do P300 é complexa e ainda mal entendida (córtex auditivo, centroparietal, frontal, hipocampo). A estimulação é feita com tone bursts de 50ms de duração de duas frequencias diferentes, incluindo tone burst raros (sons diferentes) sendo 20% deles, para o paciente identificar.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sobre o P300:

  • A ausência de resposta no P300 indica qual comprometimento?
  • Qual sua indicação?
A
  • A ausência de repostas é considerada indicativo de distúrbio de processamento auditivo central se o individuo informar corretamente o numero de estímulos raros deflagrados e mesmo assim a resposta estiver ausente (avaliada pela latência do P300).
  • Especialmente útil para crianças com déficit de aprendizado, sem doença psiconeurológica evidente, idosos demenciais, em terapia cognitiva, entre outros casos. Obs: ele NÃO DETECTA LIMIAR AUDUTIVO.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre o PAC:

  • Sobre o exame Processamento Auditivo Central, o que é um Transtorno do PAC e quando deve ser suspeitado?
A

O processamento auditivo central é a maneira como os sons são captados pelos ouvidos e transmitidos até o cérebro, onde serão interpretados. Se por algum motivo houver uma falha nesse sistema, o som pode chegar atrasado ou nem chegar. Quando isso ocorre estamos diante do transtorno do processamento auditivo central, que é uma dificuldade para processar a informação sonora.

Crianças que apresentam queixas para entender a professora, para ler e escrever, de se socializar com os coleguinhas, compreender piadas e ironias ou até mesmo de desenvolver a fala, podem apresentar algum transtorno de PAC. Geralmente, esses indivíduos apresentam dificuldades com conversas longas, em organizar um discurso e em se expressar em ambientes ruidosos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sobre o PAC:

  • Quais doenças podem alterar o PAC?
A

É bem indicado para criaças com os achados citados anteriormente, especialmente se histórico de otites de repetição, problemas neurológicos, privações sensoriais, meningite, problemas de desorganização do sistema fonológico, alterações da voz, ritmo de fala ou de leitura e escrita, necessidade de diagnóstico diferencial com TDAH ou deficiência mental leve.

O TPAC não é causado por alterações de linguagem ou alterações cognitivas, sendo inclusive necessário usar testes com menor recrutamento cognitivo linguístico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sobre o PAC:

  • Quais considerações devo fazer (faixa etária, limiares auditivos, fala e outros fatores) para solicitar o exame?
A

O diagnóstico de Transtorno de Processamento Auditivo Central só pode ser fornecido aos 7 anos de idade, mas a avaliação do processamento auditivo central pode ser realizada antes, a partir dos 4 anos de idade. Crianças que apresentam resultados alterados abaixo dessa faixa etária (7 anos) recebem o diagnóstico de atraso do desenvolvimento das habilidades auditivas centrais.

Antes da avaliação do processamento auditivo central é indispensável a realização da audiometria e da imitanciometria, pois o fonoaudiólogo precisa ter conhecimento das condições da audição periférica, ou seja, se há ou não uma perda auditiva, líquido no ouvido e outros problemas. O ideal é que estes exames sejam recentes, para um melhor aproveitamento e um diagnóstico efetivo.

Os sintomas do Transtorno do Processamento Auditivo Central podem ser confundido com outras alterações, cabendo uma avaliação para o diagnóstico diferencial. Inclusive, algumas crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) podem apresentar problemas relacionados ao PAC e estar medicadas durante o exame.

Abaixo, algumas considerações durante a solicitação do exame.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual o nome dos três questionários validados para avaliação de PAC no Brasil?

A
  • Q-Fisher
  • SAB (Scale of Auditory Behaviors)
  • CHAPPS (Childrens Auditory Processing Performance Scale)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Os testes para PAC variam conforme a faixa etária?

A

Sim (ver tabela).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Cite o nome de 4 categorias de testes para PAC utilizados no Brasil.

A

Obs: é indicado fazer sempre 1 de cada categoria (apesar de geralmente ser feito mais, conforme tabela do FC anterior).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly