FGTS Flashcards

1
Q

RESPONDA: nas hipóteses de interrupção do CT, o empregador deverá, além de pagar salário, recolher o FGTS de seus empregados. Em regra, nas hipóteses de suspensão, não ha tal obrigatoriedade. Excepcionalmente, entretanto, há hipóteses em que o CT fica suspenso, mas o empregador continua obrigado a efetuar o depósito. Quais são essas hipóteses?

A

RESPOSTA: 4 hipóteses (PLAL):

  • prestação se serviço militar obrigatório;
  • licença maternidade;
  • aborto não criminoso;
  • licença em razão de acidente de trabalho, após os 30 primeiros dias.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

ME: Em relação à aplicação da Lei n° 8.036/1990, referente ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), é correto afirmar:

A) É competente a Justiça do Trabalho para julgar os dissídios entre os trabalhadores e os empregadores decorrentes da aplicação desta Lei, mesmo quando a Caixa Econômica Federal, a União e o Ministério do Trabalho e da Previdência Social figurarem como assistentes.

B) Nas reclamatórias trabalhistas que objetivam o ressarcimento de parcelas relativas ao FGTS, ou que, direta ou indiretamente, impliquem essa obrigação de fazer, o juiz determinará que a empresa sucumbente proceda ao recolhimento imediato das importâncias devidas a tal título.

C) Nas reclamatórias trabalhistas que objetivam o ressarcimento de parcelas relativas ao FGTS, ou que, direta ou indiretamente impliquem essa obrigação de fazer, o juiz poderá determinar que a empresa sucumbente proceda ao pagamento dos valores devidos a este título diretamente ao empregado.

D) O empregador que não realizar os depósitos previstos nesta Lei, no prazo fixado, responderá pela incidência da Taxa Referencial − TR sobre a importância correspondente e sobre o valor dos depósitos, acrescido da TR, incidirão, ainda, juros de mora de 1,0% a.m. ou fração e multa, sujeitando-se, também, às obrigações e sanções previstas no Decreto-lei no 368/1968.

E) Os depósitos efetuados nas contas vinculadas serão corrigidos monetariamente com base nos parâmetros fixados para atualização dos créditos trabalhistas e capitalizarão juros de três por cento ao ano.

A

RESPOSTA: LETRA B

A) ERRADO. Art. 26 da lei 8036/90. É competente a Justiça do Trabalho para julgar os dissídios entre os trabalhadores e os empregadores decorrentes da aplicação desta lei, mesmo quando a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e da Previdência Social figurarem como LITISCONSORTES.

B) CORRETO. Art. 26, Parágrafo único, da lei 8036/90. Nas reclamatórias trabalhistas que objetivam o ressarcimento de parcelas relativas ao FGTS, ou que, direta ou indiretamente, impliquem essa obrigação de fazer, o juiz determinará que a empresa sucumbente proceda ao recolhimento imediato das importâncias devidas a tal título.

C) ERRADO. Art. 26, Parágrafo único, da lei 8036/90. Nas reclamatórias trabalhistas que objetivam o ressarcimento de parcelas relativas ao FGTS, ou que, direta ou indiretamente, impliquem essa obrigação de fazer, o juiz determinará que a empresa sucumbente proceda ao RECOLHIMENTO IMEDIATO das importâncias devidas a tal título.

D) ERRADO. Art. 22 da lei 8036/90. O empregador que não realizar os depósitos previstos nesta Lei, no prazo fixado no art. 15, responderá pela incidência da Taxa Referencial – TR sobre a importância correspondente. § 1o Sobre o valor dos depósitos, acrescido da TR, incidirão, ainda, juros de mora de 0,5% a.m. (cinco décimos por cento ao mês) ou fração e multa, sujeitando-se, também, às obrigações e sanções previstas no Decreto-Lei no 368 (…)

E) Art. 13 da lei 8036/90. Os depósitos efetuados nas contas vinculadas serão corrigidos monetariamente com base nos parâmetros fixados para atualização dos saldos dos depósitos de poupança e capitalização juros de (três) por cento ao ano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

ME: À luz da legislação que regulamenta o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, aponte a alternativa CORRETA.

A) Os contratos de aprendizagem terão a alíquota de recolhimento do FGTS sobre a remuneração reduzida pela metade em relação a alíquota normal sobre a remuneração do empregado.

B) O recolhimento do FGTS não incidirá sobre o valor da dobra de férias prevista no art. 137, da CLT, da participação nos lucros e resultados e da gratificação natalina dos empregados.

C) O depósito do FGTS mensal e obrigatório nos casos de afastamento para prestação do serviço militar obrigatório e licença por acidente do trabalho.

D) O percentual da multa rescisória será de trinta por cento sobre o montante de todos os depósitos realizados quando ocorrer despedida em razão da falência da empresa, por culpa recíproca ou força maior, reconhecida pela Justiça do Trabalho.

E) A conta vinculada poderá ser movimentada quando o trabalhador permanecer por dois anos ininterruptos, a partir de 1° de junho de 1990, fora do regime do FGTS, podendo o saque ser efetuado a partir do mes do aniversário do titular da conta.

A

RESPOSTA: LETRA C

A) ERRADO. A regra geral é alíquota de 8%. Para os aprendizes é de 2%.

B) ERRADO. O recolhimento do FGTS incidirá sobre o valor da gratificação natalina dos empregados. A participação nos lucros e resultados e o valor da dobra de férias prevista no art. 137, da CLT NÃO, pois diz a lei nº 10.101 de 19 de Dezembro de 2000, que regula a participação dos trabalhadores nos lucros, que não tem incidência do INSS e nem do FGTS porque não tem natureza salarial.

C) CERTO.

D) ERRADO. Lei 8.036, art. 18, § 2º -> O percentual da multa rescisória será de 20% sobre o montante de todos os depósitos realizados quando ocorrer despedida por culpa recíproca ou força maior, reconhecida pela Justiça do Trabalho. Em relação à falência, o tema é controverso mas há julgados do TST aplicando a multa normal, de 40%.

E) ERRADO. A conta vinculada poderá ser movimentada quando o trabalhador permanecer por TRÊS anos ininterruptos, a partir de 1° de junho de 1990, fora do regime do FGTS, podendo o saque ser efetuado a partir do mês do aniversário do titular da conta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

C ou E: José entrou com medida liminar em MS no procedimento cautelar solicitando a movimentação de conta vinculada ao FGTS. O juiz, ao deferir a medida, agiu corretamente.

A

RESPOSTA: ERRADO.

Art 29-B L 8036/90: Não será cabível medida liminar em MS, no procedimento cautelar ou em quaisquer outras ações de natureza cautelar ou preventiva, nem a tutela antecipada dos arts 273 e 461 do CPC que impliquem saque ou movimentação da conta vinculada do trabalhador no FGTS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

ME: De acordo com o disposto no artigo 20, da Lei nº 8.036/1990, a conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada em algumas situações, dentre elas:

I. a despedida sem justa causa, exceto a indireta e de culpa recíproca.

II. aposentadoria concedida pela Previdência Social.

III. quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV.

IV. quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.

É correto o que está contido em

A) I, II, III e IV.

B) III e IV, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e IV, apenas.

E) II e III, apenas.

A

RESPOSTA: LETRA E

Art. 20. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada nas seguintes situações:

I - despedida sem justa causa, INCLUSIVE a indireta, de culpa recíproca e de força maior; (Item I)

III - aposentadoria concedida pela Previdência Social; (Item II)

XIII - quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV; (Item III)

XV - quando o trabalhador tiver idade IGUAL OU SUPERIOR A 70 ANOS. (Item IV)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

ME: De acordo com o disposto no artigo 20, da Lei nº 8.036/1990, a conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada em algumas situações, dentre elas:

I. suspensão total do trabalho avulso por prazo igual ou superior a 90 dias;

II. aplicação em quotas de fundos mútuos de privatização, podendo usar no máximo 30% do saldo da conta;

III- integralização de cotas do FI-FGTS, podendo usar no máximo 50% do saldo da conta;

IV- empregado ficar 2 anos seguidos, a partir de 01/06/90, fora do regime do FGTS.

É correto o que está contido em

A) I, II, III e IV.

B) III e IV, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I apenas.

E) II e III, apenas.

A

RESPOSTA: LETRA D.

Art. 20. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada nas seguintes situações:

VIII - quando o trabalhador permanecer TRÊS anos ininterruptos, a partir de 1º de junho de 1990, fora do regime do FGTS, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta. (Item IV)

X - suspensão total do trabalho avulso por período igual ou superior a 90 (noventa) dias, comprovada por declaração do sindicato representativo da categoria profissional. (Item I)

XII - aplicação em quotas de Fundos Mútuos de Privatização, regidos pela Lei n° 6.385, de 7 de dezembro de 1976, permitida a utilização máxima de 50% (cinqüenta por cento) do saldo existente e disponível em sua conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, na data em que exercer a opção. (Item II)

XVII - integralização de cotas do FI-FGTS, respeitado o disposto na alínea i do inciso XIII do art. 5o desta Lei, permitida a utilização máxima de 30% (trinta por cento) do saldo existente e disponível na data em que exercer a opção. (Item III).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

ME: O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS é um encargo social que todas as empresas são obrigadas a recolher,

A) até o dia 7 de cada mês, correspondente a 8% da remuneração de cada trabalhador.

B) no mês de fevereiro, correspondente a 8% do total da remuneração de seus funcionários.

C) até o dia 10 de cada mês, correspondente a 10% da remuneração de cada trabalhador.

D) até o dia 20 de cada mês, correspondente a 11% da remuneração de cada trabalhador.

E) até o dia 31 de janeiro, correspondente a 11% da remuneração de cada trabalhador.

A

RESPOSTA: LETRA A

Art. 15. Lei 8036/90. Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, ATÉ O DIA 7 (SETE) DE CADA MÊS, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8 (OITO) POR CENTO DA REMUNERAÇÃO PAGA OU DEVIDA, NO MÊS ANTERIOR, A CADA TRABALHADOR, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei nº 4.749, de 12 de agosto de 1965.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

ME: É INCORRETO afirmar que a conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada na seguinte situação:

A) Quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a sessenta e cinco anos.

B) o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV.

C) Quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estiver em estágio terminal, em razão de doença grave, nos termos do regulamento.

D) Falecimento do trabalhador, sendo o saldo pago a seus dependentes, para esse fim habilitados perante a Previdência Social, segundo o critério adotado para a concessão de pensões por morte. Na falta de dependentes, farão jus ao recebimento do saldo da conta vinculada os seus sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, expedido e requerimento do interessado, independente de inventário ou arrolamento.

E) Aposentadoria concedida pela Previdência Social.

A

RESPOSTA: LETRA A.

Lei 8036/90:

Art. 20. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada nas seguintes situações:

I - despedida sem justa causa, inclusive a indireta, de culpa recíproca e de força maior;

III - aposentadoria concedida pela Previdência Social; (Letra E)

IV - falecimento do trabalhador, sendo o saldo pago a seus dependentes, para esse fim habilitados perante a Previdência Social, segundo o critério adotado para a concessão de pensões por morte. Na falta de dependentes, farão jus ao recebimento do saldo da conta vinculada os seus sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, expedido a requerimento do interessado, independente de inventário ou arrolamento; (Letra D)

XI - quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna.

XIII - quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV; (Letra B)

XIV - quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estiver em estágio terminal, em razão de doença grave, nos termos do regulamento; (Letra C)

XV - quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a setenta anos. (Letra A)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

C ou E: Nos termos da Lei n. 8.036/1990, as empresas sujeitas ao regime da legislação trabalhista poderão equiparar seus diretores aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. Para os fins da aludida norma, considera-se diretor o empregado que exerça cargo de administração previsto em lei, estatuto ou contrato social, independente da denominação do cargo.

A

RESPOSTA: ERRADO

Art. 16 da lei 8036/90. Para efeito desta lei, as empresas sujeitas ao regime da legislação trabalhista poderão equiparar seus diretores NÃO EMPREGADOS aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. Considera-se diretor aquele que exerça cargo de administração previsto em lei, estatuto ou contrato social, independente da denominação do cargo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

ME: José Rodrigues é empregado da empresa Beta Segurança e após 35 anos de contribuição veio a se aposentar, mas permaneceu trabalhando na empresa. Cinco anos depois de sua aposentadoria, foi dispensado imotivadamente. Com base nessas informações e, levando-se em conta ainda o entendimento jurisprudencial dominante, assinale a alternativa correta:

A) José Rodrigues tem direito ao recebimento da indenização compensatória de 40% incidente sobre o FGTS apenas dos últimos cinco anos, após a aposentadoria espontânea já que esta extinguiu o contrato de trabalho, constituindo-se um novo liame após a jubilação;

B) A aposentadoria espontânea suspende o contrato de trabalho, mas não o curso do prazo prescricional, ressalvada a hipótese de absoluta impossibilidade de acesso ao Judiciário;

C) Por ocasião da dispensa imotivada José Rodrigues terá direito ao recebimento da indenização compensatória de 40% sobre o FGTS de todo o período trabalhado para a empresa Beta Segurança, incluindo o anterior à aposentadoria, já que esta não extingue o contrato de trabalho;

D) O curso do prazo prescricional para reclamar os créditos oriundos do contrato de trabalho se inicia após a jubilação;

E) Após a jubilação, José Rodrigues passou a ter direito de preferência sobre o período de férias por se tratar de aposentado, assim como o trabalhador menor e os membros integrantes de uma mesma família.

A

RESPOSTA: C

OJ nº 361 do TST: A aposentadoria espontânea não é causa de extinção do contrato de trabalho se o empregado permanece prestando serviços ao empregador após a jubilação. Assim, por ocasião da sua dispensa imotivada, o empregado tem direito à multa de 40% do FGTS sobre a TOTALIDADE DOS DEPÓSITOS EFETUADOS NO CURSO DO PACTO LABORAL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

ME: I- FGTS é constituído pelos saldos das contas vinculadas a que se refere a lei 8036/90 e outros recursos a ele incorporados, devendo ser aplicados com atualização monetária e juros;

II- Constitui recurso incorporado ao FGTS, dentre outros, multas, correção monetária e juros moratório;

III- As contas vinculadas em nome dos trabalhadores em hipótese alguma podem ser penhoradas.

É correto o que se afirma em:

A) I e II apenas;

B) I apenas;

C) II apenas;

D) I, II e III apenas;

E) II e III apenas.

A

RESPOSTA: LETRA D.

Item I- CORRETO. Art 2o, caput, da lei 8036/90. O FGTS é constituído pelos saldos das contas vinculadas a que se refere esta lei e outros recursos a ele incorporados, devendo ser aplicados COM ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E JUROS, de modo a assegurar a cobertura de suas obrigações.

Item II- CORRETO. Art 2o, §1º, da lei 8036/90. Constituem recursos incorporados ao FGTS, nos termos do caput deste artigo:

a) eventuais saldos apurados nos termos do art. 12, § 4º;
b) dotações orçamentárias específicas;
c) resultados das aplicações dos recursos do FGTS;
d) MULTAS, CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS MORATÓRIOS DEVIDOS;
e) demais receitas patrimoniais e financeiras.

Item III- CORRETO. Art 2o, §2º, da lei 8036/90. As contas vinculadas em nome dos trabalhadores são ABSOLUTAMENTE IMPENHORÁVEIS. (CUIDADO!)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

ME: O FGTS será regido por normas e diretrizes estabelecidas por um Conselho Curador composto por representantes dos empregados, empregadores e órgãos e entidades governamentais, na forma estabelecida pelo Poder Executiva, dentre os quais não se inclui:

A) Ministério do Trabalho;

B) Ministério da Fazenda;

C) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;

D) Ministério do Planejamento e Orçamento;

E) Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

A

RESPOSTA: LETRA E.

CUIDADO: fazem parte do Conselho Curador do FGTS a Caixa Econômica Federal e o Banco CENTRAL DO BRASIL (e não Banco do Brasil).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

C ou E: A presidência do Conselho Curador do FGTS será exercida pelo Presidente da República.

A

RESPOSTA: ERRADO.

RAt 3o, §1º, da lei 8036/90. A Presidência do Conselho Curador será exercida pelo REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

C ou E: Os representantes dos trabalhadores e dos empregadores, e seus suplente, no Conselho Curador do FGTS, serão eleitos pelas respectivas centrais sindicais e confederações nacionais e nomeados pelo Ministro do Trabalho, e terão mandato de 2 anos, vedada a recondução.

A

RESPOSTA: ERRADO.

Art 3o, §3º, da lei 8036/90. Os representantes dos trabalhadores e dos empregadores e seus respectivos suplentes serão INDICADOS (e não eleitos) pelas respectivas centrais sindicais e confederações nacionais e nomeados pelo Ministro do Trabalho e da Previdência Social, e terão mandato de 2 (dois) anos, PODENDO SER RECONDUZIDOS UMA ÚNICA VEZ.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

C ou E: O Conselho Curador do FGTS reunir-se-á ordinariamente a cada bimestre, por convocação de seu presidente. Esgotado esse período, não tendo ocorrido convocação, qualquer um de seus membros poderá fazê-la, no prazo de 15 dias.

A

RESPOSTA: CORRETO.

Art 3o, §4º, da lei 8036/90. O Conselho Curador reunir-se-á ordinariamente, a cada BIMESTRE por convocação de seu Presidente. Esgotado esse período, não tendo ocorrido convocação, qualquer de seus membros poderá fazê-la, no prazo de 15 (quinze) dias. Havendo necessidade, qualquer membro poderá convocar reunião extraordinária, na forma que vier a ser regulamentada pelo Conselho Curador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

C ou E: As decisões do Conselho Curador do FGTS serão tomadas com a presença da maioria absoluta de seus membros, não tendo o presidente direito a voto.

A

RESPOSTA: ERRADO.

Art 3º, §5o, da lei 8036/90 As decisões do Conselho serão tomadas com a presença da MAIORIA SIMPLES DE SEUS MEMBROS, tendo o PRESIDENTE VOTO DE QUALIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

QUADRO COMPARATIVO: CONSELHO CURADOR DO FGTS:

> Responsável pela ADMINISTRAÇÃO DO FGTS;
___

> Composição tripartite (representantes dos empregados, dos empregadores e de entidades governamentais);
___

> Presidência exercida pelo REPRESENTANTE DO MTE;
___

A

CONSELHO CURADOR DO FGTS: (cont)

> Decisões tomadas por MAIORIA SIMPLES. Presidente tem voto de qualidade;
___

> Reuniões ordinárias a cada BIMESTRE, por convocação de seu presidente. Esgotado esse período, não tendo ocorrido convocação, qualquer um de seus membros poderá fazê-la, no prazo de 15 dias.
___

18
Q

C ou E: Aos membros do Conselho Curador do FGTS, enquanto representantes dos trabalhadores, efetivos e suplentes, é assegurada a estabilidade no emprego, do registro da candidatura até 1 ano após o término do mandato de representação, somente podendo ser demitidos por motivo de falta grave, regularmente comprovada através de processo sindical.

A

RESPOSTA: ERRADO.

Art 3o, §9º, da lei 8036/90. Aos membros do Conselho Curador, enquanto representantes dos trabalhadores, efetivos e suplentes, é assegurada a estabilidade no emprego, DA NOMEAÇÃO até um ano após o término do mandato de representação, somente podendo ser demitidos por motivo de falta grave, regularmente comprovada através de processo sindical. (Lembrar: membro do Conselho Curador não é eleito, mas nomeado).

19
Q

QUADRO COMPARATIVO:

> Conselho Curador do FGTS (art 5o da lei 8036/90): responsável pela ADMINISTRAÇÃO do FGTS;
___

> Ministério do Planejamento (substituiu o Ministério da Ação Social) (art 6o): responsável pela GESTÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS (DICA: falou em gestão de aplicação, alocação de recursos, elaborar orçamento, execução e metas de programas de habitação, a competência é do Ministério).
___

A

> Caixa Econômica Federal: agente operador, responsável por MANTER E CONTROLAR AS CONTAS VINCULADAS.
___

20
Q

COMPLETE: O empregador está obrigado a depositar, até o dia __(1)__ de cada mês, em contra bancária vinculada ao empregado, a importância correspondente a __(2)__ da remuneração paga no mês anterior. No contrato de aprendizagem, tal percentual é de __(3)__.

A

RESPOSTA: (1) dia 7 de cada mês;

(2) 8%;
(3) 2%.

Art. 15, caput, da lei 8036/90. Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8 (oito) por cento da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei nº 4.749, de 12 de agosto de 1965.

§ 7o Os contratos de aprendizagem terão a alíquota a que se refere o caput deste artigo reduzida para dois por cento.

CUIDADO: é vedado o pagamento direto ao empregado.

21
Q

QUADRO COMPARATIVO:

> Incide FGTS sobre: parcelas remuneratórias. Exemplos:

  • salário;
  • salário in-natura;
  • terço das férias;
  • RSR;
  • aviso prévio (trabalhado ou indenizado);
  • gorjetas;
  • adicionais legais (HE, insalubridade, transferência, etc.);
  • 13o salário.
A

> Não incide FGTS sobre: parcelas de natureza indenizatória. Exemplos:

  • abono de férias;
  • ajuda de custo;
  • diárias para viagem;
  • vale transporte;
  • PLR;
  • EPI`s e uniformes;
  • férias indenizadas.
22
Q

C ou E: Atualmente, somente os empregados temporários não possuem obrigatoriedade de recolhimento do FGTS.

A

RESPOSTA: ERRADO.

Após a CR/88, todos os empregados urbanos e rurais passaram a ter direito ao FGTS, seja o empregado com CT por prazo indeterminado, por prazo determinado ou empregado avulso (art 7o, XXXIV, da CR/88).

Com a nova redação do art 7o, parágrafo único, da CR, é obrigatório também ao empregado doméstico.

CUIDADO: Atualmente, o único empregado que possui FGTS facultativo é o diretor não empregado (no caso de diretor empregado, onde há subordinação, é obrigatório o recolhimento). Nesse caso, a empresa pode optar ou não por depositar o FGTS.

23
Q

C ou E: Atualmente, o único empregado que possui FGTS facultativo é o diretor não empregado (no caso de diretor empregado, onde há subordinação, é obrigatório o recolhimento). Nesse caso, a empresa pode optar ou não por depositar o FGTS.

A

RESPOSTA: CORRETO.

Art. 16 da lei 8036/90. Para efeito desta lei, as empresas sujeitas ao regime da legislação trabalhista poderão equiparar seus DIRETORES NÃO EMPREGADOS aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. Considera-se diretor aquele que exerça cargo de administração previsto em lei, estatuto ou contrato social, independente da denominação do cargo.

24
Q

COMPLETE: Na hipótese de despedida pelo empregador sem justa causa, depositará este, na conta vinculada do empregado no FGTS, importância igual a __(1)__ do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do CT, atualizada monetariamente e acrescidos dos respectivos juros,

Quando ocorrer despedida por culpa recíproca ou força maior, reconhecida pela justiça do trabalho, tal importância será de __(2)__.

A

RESPOSTA: (1) 40%;

(2) 20%.

Art 18, §1º, da lei 8036/90. Na hipótese de despedida pelo empregador sem justa causa, depositará este, na conta vinculada do trabalhador no FGTS, importância igual a QUARENTA POR CENTO do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.

§2º Quando ocorrer despedida por culpa recíproca ou força maior, reconhecida pela Justiça do Trabalho, o percentual de que trata o § 1º será de 20 (vinte) POR CENTO.

CUIDADO: §3°. As importâncias de que trata este artigo deverão constar da documentação comprobatória do recolhimento dos valores devidos a título de rescisão do contrato de trabalho, observado o disposto no art. 477 da CLT, eximindo o empregador, exclusivamente, quanto aos valores discriminados.

25
Q

C ou E: É devida a multa do FGTS sobre os saques corrigidos monetariamente ocorridos na vigência do CT.

A

RESPOSTA: CORRETO.

OJ 42 da SDI-I do TST. FGTS. MULTA DE 40%. I - É devida a multa do FGTS sobre os saques corrigidos monetariamente ocorridos na vigência do contrato de trabalho. Art. 18, § 1º, da Lei nº 8.036/90 e art. 9º, § 1º, do Decreto nº 99.684/90.

26
Q

C ou E: O cálculo da multa de 40% do FGTS deverá ser feito com base no saldo da conta vinculada na data do efetivo pagamento das verbas rescisórias, considerada a projeção do aviso prévio indenizado.

A

RESPOSTA: ERRADO.

OJ 42 da SDI-I do TST. FGTS. MULTA DE 40%. II - O cálculo da multa de 40% do FGTS deverá ser feito com base no saldo da conta vinculada na DATA DO EFETIVO PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS, DESCONSIDERADA A PROJEÇÃO DO AVISO PRÉVIO INDENIZADO (CUIDADO! PEGADINHA!), por ausência de previsão legal.

27
Q

RESPONDA: Nas hipóteses de interrupção do CT, o empregador deverá, além de pagar salário, recolher o FGTS de seus empregados. Em regra, nas hipóteses de suspensão, não ha tal obrigatoriedade. Excepcionalmente, entretanto, há hipóteses em que o CT fica suspenso, mas o empregador continua obrigado a efetuar depósito. Quais são essas hipóteses?

A

RESPOSTA: Temos, ao todo, 4 hipóteses:

  • Prestação de serviço militar;
  • Licença maternidade;
  • Aborto não criminoso;
  • Licença em razão de acidente de trabalho, após os 15 primeiros dias.

DICA: PLAL.

28
Q

C ou E: Compete à justiça do trabalho processar e julgar os feitos relativos a movimentação do FGTS.

A

RESPOSTA: ERRADO.

Súmula 82 do STJ. Compete à Justiça Federal, excluídas as reclamações trabalhistas, processar e julgar os feitos relativos a movimentação do FGTS.

29
Q

ME: I- Compete à Justiça Federal ou aos juízes com competência delegada o julgamento das execuções fiscais de contribuições devidas pelo empregador ao FGTS;

II- As disposições do CTN se aplicam, no que couber, às contribuições do FGTS;

III- As diferenças de correção monetária resultantes de expurgos inflacionários sobre os saldos de FGTS tem como termo inicial a data em que deveriam ter sido creditados.

É correto o que se afirma em:

A) I e III apenas;

B) II e III apenas;

C) I e II apenas;

D) I, II e III;

E) I apenas.

A

RESPOSTA: LETRA A.

Item I- CORRETO. Súmula 349 do STJ. Compete à Justiça Federal ou aos juízes com competência delegada o julgamento das execuções fiscais de contribuições devidas pelo empregador ao FGTS.

Item II- ERRADO. Súmula 353 do STJ. As disposições do CTN não se aplicam às contribuições para o FGTS (DICA: FGTS CTNão);

Item III- CORRETO. Súmula 445 do STJ. As diferenças de correção monetária resultantes de expurgos inflacionários sobre os saldos de FGTS tem como termo inicial a data em que deveriam ter sido creditados.

30
Q

C ou E; O direito de adquirir moradia com recurso do FGTS, pelo empregado, só poderá ser exercido para um único imóvel.

A

RESPOSTA: CORRETO.

ARt 20, §3º, da lei 8036/90. O direito de adquirir moradia com recursos do FGTS, pelo trabalhador, só poderá ser exercido para um único imóvel.

31
Q

C ou E: Poderá o próprio empregado, seus dependentes e sucessores, ou o Sindicato a que estiver vinculado, acionar diretamente a empresa por intermédio da justiça do trabalho, para compeli-la a efetuar o depósito do FGTS devido.

A

RESPOSTA: CORRETO.

Art 25, caput, da lei 8036/90. Poderá o próprio trabalhador, seus dependentes e sucessores, ou ainda o Sindicato a que estiver vinculado, acionar diretamente a empresa por intermédio da JUSTIÇA DO TRABALHO, para compeli-la a efetuar o depósito das importâncias devidas nos termos desta lei.

CUIDADO: Parágrafo único. A Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e da Previdência Social deverão ser notificados da propositura da reclamação.

32
Q

C ou E: É competente a Justiça Federal para julgar os dissídios entre os trabalhadores e os empregadores decorrentes da aplicação da lei 8036/90, mesmo quando a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho figurem como litisconsortes.

A

RESPOSTA: ERRADO.

Art. 26, caput, da lei 8036/90. É competente a JUSTIÇA DO TRABALHO para julgar os dissídios entre os trabalhadores e os empregadores decorrentes da aplicação desta lei, mesmo quando a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e da Previdência Social figurarem como litisconsortes.

33
Q

C ou E: Quaisquer créditos relativos à correção dos saldos das contas vinculadas do FGTS serão liquidados mediante lançamento pelo agente operador na respectiva conta do empregado.

A

RESPOSTA: CORRETO.

Art. 29-A da lei 8036/90. Quaisquer créditos relativos à correção dos saldos das contas vinculadas do FGTS serão liquidados mediante LANÇAMENTO pelo agente operador na respectiva conta do trabalhador.

34
Q

C ou E: José entre com medida liminar em mandado de segurança no procedimento cautelar solicitando a movimentação de conta vinculada no FGTS. O juiz deferiu a medida. O magistrado agiu corretamente.

A

RESPOSTA: ERRADO.

Art. 29-B DA LEI 8036/90. NÃO SERÁ CABÍVEL medida liminar em mandado de segurança, no procedimento cautelar ou em quaisquer outras ações de natureza cautelar ou preventiva, nem a tutela antecipada prevista nos arts. 273 e 461 do Código de Processo Civil que impliquem saque ou movimentação da conta vinculada do trabalhador no FGTS.

35
Q

C ou E: O prazo prescricional para cobrança de valores não depositados no FGTS, segundo o STF, é de 30 anos, observado o limite de 2 anos após a extinção do contrato de trabalho.

A

RESPOSTA: ERRADO.

CUIDADO! RECENTE! O prazo prescricional para a cobrança dos valores devidos relativos ao FGTS, segundo a jurisprudência atual do STF, passou de 30 para 5 anos. Isso porque a verba do FGTS tem natureza trabalhista, devendo ser aplicado o art 7o, XXIX, da CR/88. O art 23, parágrafo 5o, da lei 8036/90, e o artigo 55 do decreto 99684/90 foram julgados inconstitucionais, atentando contra a necessidade de certeza e estabilidade nas relações jurídicas.

CUIDADO: por razões de segurança jurídica, o STF modulou os efeitos dessa decisão. Esse novo prazo vale a partir deste julgado do Supremo (ARE 709212/DF, de 13/11/2014).

Não devemos aplicar mais a súmula 210 do STJ, que prevê o prazo trintenário.

36
Q

QUADRO COMPARATIVO: QUANDO A CONTA VINCULADA DO TRABALHADOR NO FGTS PODERÁ SER MOVIMENTADA:

> despedida sem justa causa, inclusive a indireta, de culpa recíproca e de força maior;
___

> extinção total da empresa, fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências, supressão de parte de suas atividades, declaração de nulidade do contrato de trabalho nas condições do art. 19-A da lei 8036/90, ou ainda falecimento do empregador individual sempre que qualquer dessas ocorrências implique rescisão de contrato de trabalho, comprovada por declaração escrita da empresa, suprida, quando for o caso, por decisão judicial transitada em julgado;
___

> aposentadoria concedida pela Previdência Social;
___

> falecimento do trabalhador, sendo o saldo pago a seus dependentes, para esse fim habilitados perante a Previdência Social, segundo o critério adotado para a concessão de pensões por morte. Na falta de dependentes, farão jus ao recebimento do saldo da conta vinculada os seus sucessores previstos na lei civil, indicados em alvará judicial, expedido a requerimento do interessado, INDEPENDENTE DE INVENTÁRIO OU ARROLAMENTO;
___

> pagamento de parte das prestações decorrentes de financiamento habitacional concedido no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), desde que:

  • o mutuário conte com o mínimo de 3 (três) anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma empresa ou em empresas diferentes;
  • o valor bloqueado seja utilizado, no mínimo, durante o prazo de 12 (doze) meses;
  • o valor do abatimento atinja, no máximo, 80 (oitenta) por cento do montante da prestação;
    ___

> liquidação ou amortização extraordinária do saldo devedor de financiamento imobiliário, observadas as condições estabelecidas pelo Conselho Curador, dentre elas a de que o financiamento seja concedido no âmbito do SFH e haja interstício mínimo de 2 (dois) anos para cada movimentação;
___

> pagamento total ou parcial do preço de aquisição de moradia própria, ou lote urbanizado de interesse social não construído, observadas as seguintes condições:

  • o mutuário deverá contar com o mínimo de 3 (três) anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma empresa ou empresas diferentes;
  • seja a operação financiável nas condições vigentes para o SFH;
    ___

> quando o trabalhador permanecer TRÊS ANOS ININTERRUPTOS, a partir de 1º de junho de 1990, FORA DO REGIME DO FGTS, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do MÊS DE ANIVERSÁRIO DO TITULAR DA CONTA;

A

QUANDO A CONTA VINCULADA DO TRABALHADOR NO FGTS PODERÁ SER MOVIMENTADA: (cont)

> extinção normal do contrato a termo, inclusive o dos trabalhadores temporários regidos pela Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974;
___

> suspensão total do trabalho avulso por período IGUAL OU SUPERIOR A 90 DIAS, comprovada por declaração do sindicato representativo da categoria profissional (DICA: AVUL90);
___

> quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna;
___

> aplicação em quotas de Fundos Mútuos de Privatização, regidos pela Lei n° 6.385, de 7 de dezembro de 1976, permitida a utilização máxima de 50 % do saldo existente e disponível em sua conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, na data em que exercer a opção;
___

> quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV;
___

> quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estiver em estágio terminal, em razão de doença grave, nos termos do regulamento;
___

> quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a SETENTA ANOS;
___

> necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural, conforme disposto em regulamento, observadas as seguintes condições:

  • o trabalhador deverá ser RESIDENTE EM ÁREAS COMPROVADAMENTE ATINGIDAS de Município ou do Distrito Federal em situação de emergência ou em estado de calamidade pública, formalmente reconhecidos pelo Governo Federal;
  • a solicitação de movimentação da conta vinculada será admitida até 90 (noventa) dias após a publicação do ato de reconhecimento, pelo Governo Federal, da situação de emergência ou de estado de calamidade pública; e
  • o valor máximo do saque da conta vinculada será definido na forma do regulamento.
    ___

> integralização de cotas do FI-FGTS, respeitado o disposto na alínea i do inciso XIII do art. 5o desta Lei, permitida a utilização máxima de 30% (trinta por cento) do saldo existente e disponível na data em que exercer a opção (DICA: FI= 30%).
___

37
Q

COMPLETE: O servidor de fato (contratado sem concurso) tem direito a apenas __(1)__ e __(2)__.

A

RESPOSTA: (1) dias trabalhados;

(2) depósito do FGTS (art 19-A da lei 8036/90).

Art. 19-A da lei 8036/90. É devido o depósito do FGTS na conta vinculada do trabalhador cujo contrato de trabalho seja declarado nulo nas hipóteses previstas no art. 37, § 2o, da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário.

CUIDADO: A OJ 362 do TST nos informa que esse depósito do FGTS dos servidores de fato deveria ser feito inclusive abrangendo o período de antes desse artigo. Daí houve a discussão se estaria retroagindo ou não. Prevalece que não houve retroatividade da lei, mas apenas uma pacificação da jurisprudência, que mesmo antes do art 19-A da lei 8036/90 mandava recolher o FGTS.

OJ 362 da SDI-I do TST. CONTRATO NULO. EFEITOS. FGTS. MEDIDA PROVISÓRIA 2.164-41, DE 24.08.2001, E ART. 19-A DA LEI Nº 8.036, DE 11.05.1990. IRRETROATIVIDADE. Não afronta o princípio da irretroatividade da lei a aplicação do art. 19-A da Lei nº 8.036, de 11.05.1990, aos contratos declarados nulos celebrados antes da vigência da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24.08.2001.

38
Q

ME: Para fins de recolhimento do FGTS,

a) incluem-se na remuneração as importâncias recebidas a título de incentivo à demissão.

B) não é considerado o período em que o empregado fica afastado do trabalho para prestação do serviço militar obrigatório.

C) os contratos de aprendizagem terão alíquota incidente de cinco por cento.

D) as empresas sujeitas ao regime da legislação trabalhista poderão equiparar seus diretores não empregados aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS, considerando-se diretor aquele que exerça cargo de administração previsto em lei, estatuto ou contrato social, independente da denominação do cargo.

E) inclui-se na remuneração, para os fins de recolhimento do FGTS, a importância recebida a título de abono de férias.

A

RESPOSTA: LETRA D.

A) ERRADO. Plano de Demissão Voluntária (PDV) é um incentivo à demissão mediante o pagamento de uma indenização. Por ter caráter indenizatório, NÃO INCIDIRÁ CONTRIBUIÇÃO PARA O FGTS, pois o FGTS incide sobre parcelas de natureza remuneratória.

Art. 15, §6º, da Lei 8036/90. Não se incluem na remuneração, para os fins desta Lei, as parcelas elencadas no § 9º do art. 28 da Lei nº 8.212.

Art. 28, § 9º, Lei 8212: Não integram o salário-de-contribuição para os fins desta Lei, exclusivamente: e) as importâncias: 5. recebidas a título de incentivo à demissão;

B) ERRADO. Não é considerado o período em que o empregado fica afastado do trabalho para prestação do serviço militar obrigatório.

Artigo 15, § 5º, Lei 8.036/90. O depósito de que trata o caput deste artigo é obrigatório nos casos de afastamento para prestação do serviço militar obrigatório e licença por acidente do trabalho.

C) ERRADO. Os contratos de aprendizagem terão alíquota incidente de cinco por cento.

Artigo 15, § 7º, Lei 8.036/90, : Os contratos de aprendizagem terão a alíquota a que se refere o caput deste artigo reduzida para dois por cento.

D) CORRETO. As empresas sujeitas ao regime da legislação trabalhista poderão equiparar seus diretores não empregados aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS, considerando-se diretor aquele que exerça cargo de administração previsto em lei, estatuto ou contrato social, independente da denominação do cargo.

Art. 16 da lei 8036/90. Para efeito desta lei, as empresas sujeitas ao regime da legislação trabalhista poderão equiparar seus diretores não empregados aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. Considera-se diretor aquele que exerça cargo de administração previsto em lei, estatuto ou contrato social, independente da denominação do cargo.

E) ERRADO. Art. 15, §6º, da lei 8036/90. Não se incluem na remuneração, para os fins desta Lei, as parcelas elencadas no § 9º do art. 28 da Lei nº 8.212.

Art. 28, §9º, Lei 8212. Não integram o salário-de-contribuição para os fins desta Lei, exclusivamente:

d) as importâncias recebidas a título de férias indenizadas e respectivo adicional constitucional, inclusive o valor correspondente à dobra da remuneração de férias de que trata o art. 137 da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

39
Q

ME: Sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço − FGTS, cabe aos empregadores depositarem em contas vinculadas dos empregados o valor correspondente a 8% da remuneração do mês anterior, incluídas as comissões, as prestações in natura, o 13º salário,

A) as férias indenizadas acrescidas do terço constitucional, mas excluídas as gorjetas.

B) as gorjetas e as férias indenizadas acrescidas do terço constitucional.

C) excluídas as gorjetas.

D) as gorjetas, os adicionais de horas extras e noturno, sendo excluídos os adicionais de periculosidade e de insalubridade.

E) as gorjetas.

A

RESPOSTA: LETRA E.

OJ 195 da SDI-I do TST. FÉRIAS INDENIZADAS. FGTS. NÃO INCIDÊNCIA. Não incide a contribuição para o FGTS sobre as férias indenizadas. (LETRAS A e B ERRADAS).

Súmula 305 do TST. O pagamento relativo ao período de aviso prévio, trabalhado ou não, está sujeito a contribuição para o FGTS.

Súmula 63 do TST. FUNDO DE GARANTIA. A contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço incide sobre a REMUNERAÇÃO MENSAL (Ou seja, inclui as gorjetas- LETRAS A e C ERRADAS) devida ao empregado, INCLUSIVE HORAS EXTRAS E ADICIONAIS EVENTUAIS (LETRA D ERRADA).

É bem complicado decorar todas as incidências, então é sempre bom dar um jeito de inventar um mnemônico, nem que ele seja estranho, pode ser mais eficiente. Eu fiz assim e não esqueci mais:

ADNETE SACO GRANA. GAPHE o FGTS:

ADicional EvENTual (ADNET)
SAlário in natura (SA)
COmissões (CO)
Gratificacao NAtalina (gratificação/13º) (GRANA)
Gorjeta (G)
Aviso Prévio (AP)
Hora Extra (HE)
40
Q

ME: O FGTS não é descontado do salário, pois é uma obrigação do empregador. Quanto ao rendimento das contas do FGTS, é correto afirmar que:

A) todo primeiro dia útil do mês recebem atualização monetária e juros de 5% a.a.

B) todo quinto dia útil do mês recebem atualização monetária e juros de 5% a.a.

C) todo primeiro dia útil do mês recebem atualização monetária e juros de 3% a.a.

D) todo dia 05 recebem atualização monetária mensal e juros de 3% a.a.

E) todo dia 10 recebem atualização monetária mensal e juros de 3% a.a.

A

RESPOSTA: LETRA E.

Atualmente, a correção das contas do FGTS é feita com base na taxa referencial, mais juros de 3% ao ano. A atualização dos valores é feita todo dia 10, conforme previsto na Lei 8.036/1990.

Art. 13, caput, da lei 8036/90. Os depósitos efetuados nas contas vinculadas serão corrigidos monetariamente com base nos parâmetros fixados para atualização dos saldos dos depósitos de poupança e capitalização juros de 3 (TRÊS) POR CENTO AO ANO.

Parágrafo 2º. Após a centralização das contas vinculadas, na Caixa Econômica Federal, a atualização monetária e a capitalização de juros correrão à conta do Fundo e o respectivo crédito será efetuado na conta vinculada, no DIA 10 (DEZ) DE CADA MÊS, com base no saldo existente no dia 10 (dez) do mês anterior ou no primeiro dia útil subseqüente, caso o dia 10 (dez) seja feriado bancário, deduzidos os saques ocorridos no período.