Da Rescisão do CT: Das Justas Causas; Da Despedida Indireta; Da Dispensa Arbitrária; Da Culpa Recíproca; Da Indenização; Da Quitação Flashcards
C ou E: Havendo concordata na falência, será facultado aos contratantes tornar sem efeito a rescisão do contrato de trabalho e conseqüente indenização, desde que o empregador pague, no mínimo, 25% dos salários que seriam devidos ao empregado durante o interregno.
RESPOSTA: ERRADO.
Art 449, §2º, da CLT. Havendo concordata na falência, será facultado aos contratantes tornar sem efeito a rescisão do contrato de trabalho e conseqüente indenização, desde que o empregador pague, no mínimo, A METADE dos salários que seriam devidos ao empregado durante o interregno.
C ou E: Pratica abandono de emprego o empregado que falta por 40 dias, consecutivo ou não, ao trabalho.
RESPOSTA: ERRADO.
Art. 482 da CLT. Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
i) abandono de emprego.
CUIDADO: A legislação trabalhista não dispõe a respeito do prazo de ausência injustificada para caracterização do abandono de emprego. A jurisprudência trabalhista fixa a regra geral, de FALTA DE MAIS DE 30 DIAS ou período inferior se houver circunstâncias evidenciadoras. A respeito, ver súmula 32 do TST.
Súmula 32 do TST. Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de 30 DIAS após a cessação do benefício previdenciário nem justificar o motivo de não o fazer.
C ou E: No tempo de serviço do empregado, quando readmitido, serão computados os períodos, desde que contínuos, em que tiver trabalhado anteriormente na empresa, salvo se houver sido despedido por falta grave, recebido indenização legal ou se aposentado espontaneamente.
RESPOSTA: ERRADO.
Art. 453 da CLT. No tempo de serviço do empregado, quando readmitido, serão computados os períodos, AINDA QUE NÃO CONTÍNUOS, em que tiver trabalhado anteriormente na empresa, salvo se houver sido despedido por falta grave, recebido indenização legal ou se aposentado espontaneamente. (Redação dada pela Lei nº 6.204, de 29.4.1975)
C ou E: A aposentadoria espontânea não é causa de extinção do CT se o empregado permanece prestando serviços ao empregador após a jubilação. Assim, por ocasião de sua dispensa imotivada, o empregado tem direito à multa de 40% do FGTS sobre a totalidade dos depósitos efetuados no curso do pacto laboral.
RESPOSTA: CERTO.
OJ 361 da SDI-I do TST. APOSENTADORIA ESPONTÂNEA. UNICIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO. MULTA DE 40% DO FGTS SOBRE TODO O PERÍODO. A aposentadoria espontânea NÃO é causa de extinção do contrato de trabalho se o empregado permanece prestando serviços ao empregador após a jubilação. Assim, por ocasião da sua dispensa imotivada, o empregado tem direito à multa de 40% do FGTS sobre a totalidade dos depósitos efetuados no curso do pacto laboral.
ME: Marque a alternativa CORRETA: a suspensão do empregado por __(1)__ importa na __(2)__ do contrato de trabalho.
A) (1) 30 dias consecutivos/ (2) rescisão injusta;
B) (1) 30 dias, consecutivos ou não/ (2) rescisão por justa causa;
C) (1) mais de 30 dias consecutivos/ (2) rescisão injusta;
D) (1) 30 dias ou mais/ (2) rescisão por justa causa;
E) (1) 90 dias, não consecutivos/ (2) rescisão injusta.
RESPOSTA: LETRA C.
Art. 474 da CLT. A suspensão do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.
C ou E: O empregado quer pede demissão antes de completar 12 meses de serviço perde o direito às férias proporcionais.
RESPOSTA: ERRADO.
Súmula 171 do TST: FÉRIAS PROPORCIONAIS. CONTRATO DE TRABALHO. EXTINÇÃO. Salvo na hipótese de dispensa do empregado por JUSTA CAUSA, a extinção do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remuneração das férias proporcionais, AINDA QUE INCOMPLETO O PERÍODO AQUISITIVO DE 12 MESES (art. 147 da CLT)
ME: É correto o que se afirma em:
A) O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão do CT, firmado por empregado com mais de 2 anos de serviço, só será válido se feito perante autoridade do MTE;
B) A equivalência entre os regimes do FGTS e da estabilidade prevista na CLT é tão somente econômica, e não jurídica;
C) Assim como a estabilidade legal (decenal, art 492 da CLT), a estabilidade contratual ou derivada de regulamento de empresa não são compatíveis com o regime do FGTS;
D) O ato da assistência na rescisão contratual será sem ônus para o trabalhador e também para o empregador.
RESPOSTA: LETRA D.
A) ERRADO. Art 477, §1º, da CLT. O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com MAIS DE 1 ANO DE SERVÇO, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego.
B) ERRADO. Súmula 98 do TST: FGTS. INDENIZAÇÃO. EQUIVALÊNCIA. COMPATIBILIDADE.
I - A equivalência entre os regimes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e da estabilidade prevista na CLT É MERAMENTE JURÍDICA E NÃO ECONÔMICA, sendo indevidos valores a título de reposição de diferenças.
C) ERRADO. Súmula 98 do TST: FGTS. INDENIZAÇÃO. EQUIVALÊNCIA. COMPATIBILIDADE.
II - A estabilidade contratual ou a derivada de regulamento de empresa SÃO COMPATÍVEIS COM O REGIME DO FGTS. Diversamente ocorre com a estabilidade legal (decenal, art. 492 da CLT), que é renunciada com a opção pelo FGTS.
D) CORRETO. Art 477, § 7º, da CLT. O ato da assistência na rescisão contratual será sem ônus para o TRABALHADOR e EMPREGADOR.
COMPLETE: O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com __(1)__ de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo __(2)__ ou perante a autoridade do __(3)__. Quando não existir na localidade nenhum dos órgãos previstos neste artigo, a assistência será prestada pelo representante do __(4)__ ou, onde houver, pelo __(5)__ e, na falta ou impedimento deste, pelo __(6)__.
RESPOSTA: (1) mais de 1 ano;
(2) Sindicato;
(3) MTE;
(4) Ministério Público;
(5) Defensor Público;
(6) Juiz de Paz.
Art 477, § 1º, da CLT. O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Emprego.
§3º. Quando não existir na localidade nenhum dos órgãos previstos neste artigo, a assistência será prestada pelo Represente do Ministério Público ou, onde houver, pelo Defensor Público e, na falta ou impedimento deste, pelo Juiz de Paz.
COMPLETE: O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado no ato da __(1)__, em dinheiro ou em cheque visado, conforme acordem as partes, salvo se o empregado for analfabeto, quando o pagamento somente poderá ser feito em __(2)__. Qualquer compensação no pagamento não poderá exceder o equivalente a __(3)__ de remuneração.
RESPOSTA: (1) homologação da rescisão do CT;
(2) dinheiro;
(3) 1 mês.
Art 477, § 4º, da CLT. O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho, em dinheiro ou em cheque visado, conforme acordem as partes, salvo se o empregado for analfabeto, quando o pagamento somente poderá ser feito em dinheiro.
§ 5º. Qualquer compensação no pagamento de que trata o parágrafo anterior não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado.
C ou E: A compensação, na JT, está adstrita a dívidas de natureza trabalhista e só poderá ser arguida com a contestação.
RESPOSTA: CORRETO.
Súmula 18 do TST. COMPENSAÇÃO. A compensação, na Justiça do Trabalho, está restrita a dívidas de natureza trabalhista.
Súmula 48 do TST. COMPENSAÇÃO. A compensação só poderá ser arguida com a contestação.
RESPONDA: O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado em quais prazos?
RESPOSTA: O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado:
- até o 1º DIA ÚTIL ao término do CT, ou
- até o décimo DIA, contado da DATA DA NOTIFICAÇÃO DA DEMISSÃO, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa do seu cumprimento.
Art 477, § 6º, da CLT. O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos:
a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou
b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.
C ou E: Constitui justa causa para dispensa do empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito penal, de atos atentatórios à segurança nacional.
RESPOSTA: ERRADO.
Art 482, parágrafo único, da CLT. Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito ADMINISTRATIVO, de atos atentatórios à segurança nacional.
COMPLETE: A ocorrência de justa causa, salvo a de __(1)__, no decurso do prazo do aviso prévio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito às verbas rescisórias de natureza __(2)__.
RESPOSTA: (1) Abandono de emprego;
(2) Indenizatória.
Súmula 73 do TST: DESPEDIDA. JUSTA CAUSA. A ocorrência de justa causa, salvo a de ABANDONO DE EMPREGO, no decurso do prazo do aviso prévio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito às verbas rescisórias de natureza indenizatória.
COMPLETE: Presume-se abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no prazo de __(1)__ após a cessação do benefício previdenciário, nem justificar o motivo de não o fazer.
RESPOSTA: (1) 30 dias.
Súmula 32 do TST. ABANDONO DE EMPREGO. Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador não retornar ao serviço no PRAZO DE 30 DIAS após a cessação do benefício previdenciário nem justificar o motivo de não o fazer.
QUADRO ESQUEMÁTICO:
> Resilição do CT: ima ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo ou imotivadamente, romper o pacto de emprego. Opera-se de 3 modos: dispensa sem justa causa; pedido de demissão; destrato.
> Resolução do CT: término do CT ocorre em razão de ato faltoso praticado por uma ou ambas as partes do pacto de emprego. 3 formas: dispensa do empregado por justa causa; rescisão ou despedida indireta; culpa recíproca.
> Rescisão do CT: ruptura contratual decorrente de nulidade. Exs: AP contrata servidores ou empregados sem concurso; contratos cujo objeto envolva atividade ilícita.