Das Formas e Meios de Pagamento do Salário Flashcards
C ou E: O salário pode ser pago ao empregado tanto em dinheiro como em utilidade.
RESPOSTA: CORRETO.
Salário é a contraprestação paga diretamente pelo empregador, seja em dinheiro, seja em utilidades.
COMPLETE: É vedado o pagamento do salário apenas em utilidades. No mínimo, __(1)__ do salário deverá ser pago em dinheiro.
RESPOSTA: (1) 30%.
OJ 18 da SDC do TST. Os descontos efetuados com base em cláusula de acordo firmado entre as partes não podem ser superior a 70% do salário-base percebido pelo empregado, pois deve-se assegurar um mínimo de salário em espécie ao trabalhador.
COMPLETE: As parcelas pagas em utilidade são “descontadas” do salário do empregado. Alguns desses desconto possuem limites, percentuais previstos em lei. De acordo com a CLT, em relação aos empregados urbanos, devem ser respeitados os seguintes percentuais: alimentação limitada a __(1)__, e moradia a __(2)__ do __(3)__; em relação ao empregado rural, os percentuais são limitados a __(4)__ para alimentação e a __(5)__ para a moradia, sendo esses descontos efetuados sobre o __(6)__.
RESPOSTA: (1) 20%;
(2) 25%;
(3) salário contratual do empregado;
(4) 25%;
(5) 20%;
(6) salário mínimo
Art 458, §3º, da CLT.A habitação e a alimentação fornecidas como salário-utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do SALÁRIO-CONTRATUAL.
Art. 9º da lei 5889/73. Salvo as hipóteses de autorização legal ou decisão judiciária, só poderão ser descontadas do empregado rural as seguintes parcelas, calculadas sobre o SALÁRIO MÍNIMO:
a) até o limite de 20% (vinte por cento) pela ocupação da morada;
b) até o limite de 25% (vinte por cento) pelo fornecimento de alimentação sadia e farta, atendidos os preços vigentes na região;
c) adiantamentos em dinheiro.
ME: I- O vale refeição, fornecido por força do contrato do trabalho, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado para todos os efeitos legais;
II- A ajuda alimentação prevista em norma coletiva em decorrência de prestação de hora extra tem natureza salarial e, por isso, integra o salário do empregado bancário;
III- A ajuda alimentação fornecida por empresa participante do programa de alimentação do trabalhador, instituído pela Lei 6321.76, tem caráter salarial e, portanto, integra o salário para todos os efeitos legais.
É correto o que se afirma em:
A) I, II e III;
B) I e II apenas;
C) I e III apenas;
D) I apenas;
E) Nenhum.
RESPOSTA: LETRA D.
Item I- CORRETO. Súmula 241 do TST. SALÁRIO-UTILIDADE. ALIMENTAÇÃO. O vale para refeição, fornecido por força do contrato de trabalho, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
Item II- ERRADO. OJ 123 da SDI-I do TST. BANCÁRIOS. AJUDA ALIMENTAÇÃO. A ajuda alimentação prevista em norma coletiva em decorrência de prestação de horas extras tem natureza indenizatória e, por isso, não integra o salário do empregado bancário.
Item III- ERRADO. OJ 133 da SDI-I do TST. AJUDA ALIMENTAÇÃO. PAT. LEI Nº 6.321/76. NÃO INTEGRAÇÃO AO SALÁRIO. A ajuda alimentação fornecida por empresa participante do programa de alimentação ao trabalhador, instituído pela Lei nº 6.321/76, não tem caráter salarial. Portanto, não integra o salário para nenhum efeito legal.
RESPONDA: A utilidade recebida pelo empregado pode ou não ter natureza salarial. Quais são os requisitos para que ela tenha tal natureza, configurando salário utilidade?
RESPOSTA: Requisitos para configurar salário utilidade:
a) Utilidade deve ser fornecida HABITUALMENTE. Ex: empregado recebe todos os meses 2 cestas básicas.
b) Utilidade de ter caráter de CONTRAPRESTAÇÃO, ou seja, é paga PELO trabalho (e não para o trabalho) desempenhado pelo empregado. Ex: para tornar o trabalho mais atrativo, o empregador paga o aluguel de um apartamento de 300m2 para o empregado.
CUIDADO: para uma parte da doutrina, há ainda um terceiro requisitos, qual seja, a gratuidade. Para essa corrente, havendo cobrança da utilidade pelo empregador, ela deixará de ter natureza salarial.
C ou E: A habitação, a energia elétrica e o veículo fornecido pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, não tem natureza salarial, ainda que, no caso do veículo, seja, ele utilizados pelo empregado também em atividades particulares.
RESPOSTA: CORRETO.
UTILIDADES “IN NATURA”. HABITAÇÃO. ENERGIA ELÉTRICA. VEÍCULO. CIGARRO. NÃO INTEGRAÇÃO AO SALÁRIO. I - A habitação, a energia elétrica e veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, NÃO têm natureza salarial, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.
COMPLETE: A periodicidade do pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, deverá ocorrer em intervalos não superiores a __(1)__, salvo no que concerne a __(2)__, __(3)__ e __(4)__.
RESPOSTA: (1) 1 mês;
(2) comissões;
(3) percentagens;
(4) gratificações (DICA: lembrar da gratificação semestral.
Art 459, caput, da CLT. O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
C ou E: O salário poderá ser pago por ia, semana, quinzena ou mês. Se fixado por mês, o pagamento deverá ser efetuado até o quinto dia do mês subsequente ao vencido.
RESPOSTA: ERRADO.
Art 459, §1º, da CLT. Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia ÚTIL do mês subsequente ao vencido.
C ou E: A prestação em espécie do salário será paga em moeda corrente do país. O pagamento do salário realizado com inobservância desta regra considera-se como nao feito.
RESPOSTA: CORRETO.
Art. 463, caput, da CLT. A prestação, em espécie, do salário será paga em moeda corrente do País.
Parágrafo único. O pagamento do salário realizado com inobservância deste artigo considera-se como não feito.
C ou E: O pagamento dos salários será efetuado em dia útil e no local do trabalho, antes ou depois do horário do serviço, salvo quando efetuado por depósito em conta bancária.
RESPOSTA: ERRADO.
Art. 465 da CLT. O pagamento dos salários será efetuado em dia útil e no local do trabalho, DENTRO DO HORÁRIO DO SERVIÇO OU IMEDIATAMENTE APÓS O ENCERRAMENTO DESTE, salvo quando efetuado por depósito em conta bancária.
ME: I- A prova do pagamento do salário será feita mediante recibo assinado pelo empregado;
II- O comprovante de depósito, em conta bancária, não tem força de recibo;
III- Para o analfabeto, diante de impossibilidade de assinatura, será feita sua assinatura a rogo. Não sendo possível, deve ser colocada sua impressão digital.
É correto o que se afirma em:
A) I apenas;
B) I e II apenas;
C) III apenas;
D) I, II e III;
E) I e III.
RESPOSTA: LETRA A.
Item I- CORRETO. Art. 464, caput, 1a parte, da CLT. O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; (…)
Item II- ERRADO. Art 464, parágrafo único, da CLT. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho.
Item III- ERRADO. Art. 464, caput, 2a parte, da CLT. (…); em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo. (DICA: primeiro impressão digital, depois a rogo)
C ou E: Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo à sua casa.
RESPOSTA: ERRADO.
Art 464, parágrafo único, da CLT. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao LOCAL DE TRABALHO.
C ou E: Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.
RESPOSTA: CORRETO.
Art 458, caput, da CLT. Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.
DICA: pelo trabalho = $$.
C ou E: A pactuação em norma coletiva conferindo caráter indenizatório à verba “auxílio-alimentação” ou a adesão posterior do empregador ao Programa de Alimentação do Trabalhador — PAT —altera a natureza salarial da parcela, instituída anteriormente, para aqueles empregados que, habitualmente, já percebiam o benefício.
RESPOSTA: ERRADO.
OJ 413 da SDI-I do TST. AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO. ALTERAÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA. NORMA COLETIVA OU ADESÃO AO PAT. A pactuação em norma coletiva conferindo caráter indenizatório à verba “auxílio-alimentação” ou a adesão posterior do empregador ao Programa de Alimentação do Trabalhador — PAT — NÃO altera a natureza salarial da parcela, instituída anteriormente, para aqueles empregados que, habitualmente, JÁ PERCEBIAM O BENEFÍCIO, a teor das Súmulas n.os 51, I, e 241 do TST.
QUADRO COMPARATIVO: UTILIDADES QUE NÃO SÃO CONSIDERADAS COMO SALÁRIO:
> Vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e UTILIZADOS NO LOCAL DE TRABALHO, PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO;
___
> Educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático;
___
> Transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público;
___
\_\_\_
UTILIDADES QUE NÃO SÃO CONSIDERADAS COMO SALÁRIO: (cont.)
> Assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde;
___
> Seguros de vida e de acidentes pessoais;
___
> Previdência privada;
___
> O valor correspondente ao vale-cultura.
___