Complexo Industrial da Saúde Flashcards
Pelo que é caracterizado o Complexo Econômico Industrial?
Setores industriais de base química e biotecnológica (fármacos, medicamentos,
imunobiológicos, vacinas, hemoderivados e reagentes) e
Base mecânica, eletrônica e de materiais ((equipamentos mecânicos, eletrônicos,
próteses, órteses e materiais)
Qual e quando foi criada uma política como consequência da consolidação dos marcos regulatórios inerente ao processo de
fortalecimento do complexo econômico-industrial da Saúde?
Em 2007 foi criada a Política Nacional de Inovação Tecnológica na Saúde
O que é Saúde 4.0?
Saúde 4.0 é o campo do conhecimento associado com o desenvolvimento e uso de
novas tecnologias para melhorar a saúde.
Quais os objetivos da saúde 4.0?
- Auxiliar na elaboração de políticas públicas de saúde a nível regional e nacional, por meio do uso sustentável, seguro e ético da tecnologia;
- Facilitar o trabalho dos profissionais da saúde para garantir o melhor cuidado dos pacientes;
- Melhorar a saúde e bem-estar da população em geral, por meio da acessibilidade e equidade.
O que é o complexo econômico-industrial da saúde?
Aglomerado de atividades econômicas inseridas em um contexto institucional cujos segmentos industriais são responsáveis pela produção de insumos e produtos que vão confluir para a base produtiva envolvida na prestação de serviços de saúde.
Quais as atividades que integram o Subsistema de Base Química e Biotecnológica?
- Medicamentos;
- Fármacos;
- Vacinas;
- Hemoderivados;
- Soros; e
- Reagentes para diagnóstico.
Quais as atividades que integram o Subsistema de Base Mecânica, Eletrônica e de Materiais da Saúde?
Envolve as indústrias de equipamentos e instrumentos mecânicos e eletrônicos, órteses e próteses e materiais de consumo em geral.
Quais as atividades que integram o Subsistema de Serviços de Saúde?
O subsistema de serviços é aquele de maior peso econômico do complexo da saúde,
uma vez que responde por 64% da geração de bens e serviços de saúde no País
A saúde é uma das áreas de maior convergência entre aspectos sociais e econômicos do desenvolvimento, pois condiciona o pleno exercício dos diretos humanos e demanda uma complexa cadeia de bens e serviços de alta tecnologia. Com relação ao complexo industrial da saúde e à incorporação de tecnologias na saúde, julgue o item subsecutivo.
O complexo econômico-industrial da saúde é um conceito que considera a existência de uma base produtiva responsável pela oferta dos bens e serviços relacionados com a saúde, sendo composto pelos subsistemas de base industrial, de serviços e de atendimento.
Certo
O Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) abrange segmentos produtivos (industriais e de serviços) articulados na área da saúde, com relação sistêmica entre si. Apesar da relevante base produtiva do CEIS instalada no Brasil, observa-se alta dependência de produtos fabricados internacionalmente. Nesse sentido, uma das consequências é:
a. a vulnerabilidade do abastecimento do SUS e da inserção competitiva no plano internacional do CEIS.
b. a substituição das importações, com crescimento da indústria nacional de saúde. c. a instituição do Plano Brasil Maior, em 2016, com foco no estímulo à inovação e à competitividade da saúde.
d. a instituição da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) objetivando o fortalecimento dos bens de capital e insumos da saúde, com exceção dos fármacos.
e. a instituição do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde (CEBAS), como forma de estimular o crescimento do CEIS.
LETRA A
Quando foi instituída a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde?
Em 2023, com o decreto 11.175
Quais são os objetivos da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde?
- reduzir vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso universal à saúde, por meio do desenvolvimento e da absorção de tecnologias em saúde.
2.fortalecer a produção local de bens e serviços - articular os instrumentos de políticas públicas, como o uso de poder de compra do Estado, o financiamento, a regulação, a infraestrutura científica e tecnológica e outros incentivos, com vistas ao desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde
- Criar um ambiente institucional que favoreça o investimento, a inovação, a capacitação e a geração de empregos diretos e indiretos no âmbito do Complexo Econômico-Industrial da Saúde
- Impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a produção de tecnologias e serviços destinados à promoção, à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à reabilitação da saúde
- Ampliar e modernizar a infraestrutura do Complexo Econômico-Industrial da Saúde
- Apoiar iniciativas relacionadas com a saúde global por meio de acordos de cooperação internacionais, especialmente para viabilizar o acessos dos países e da América Latina e da África aos produtos e às tecnologias em saúde.