Financeiro/Orcamentario Flashcards
O que é o Princípio da flexibilidade?
“Princípio orçamentário, de natureza complementar, segundo o qual, embora a execução orçamentária deva se ajustar, no essencial, à programação aprovada pelo Poder Legislativo, é necessário atribuir um certo grau de flexibilidade ao Poder Executivo para que esse possa ajustar a execução às contingências operacionais e à disponibilidade efetiva de recursos” SANCHES, Osvaldo Maldonado.
Art 7º, Lei 4.320: possibilidade de abertura de créditos adicionais.
O que é o princípio da neutralidade fiscal?
Necessidade de se manter a neutralidade na tributação. Ou seja, a tributação não pode interferir de forma desequilibrada na economia, por exemplo prejudicando a livre concorrência empresarial. A tributação não deve se constituir como um elemento que interfira sobremaneira na decisão de investimento do agente econômico, por isso, a proibição de os entes federados influírem de modo excessivo também deve ser considerada como uma das suas acepções. Implícito.
O que é o princípio da uniformidade?
O Princípio da Uniformidade preceitua que oorçamento deve manter uma uniformidade ou consistência,
permitindo a realização de comparações entre os sucessivos mandatos.
O que é o princípio da exatidão?
De acordo com o Princípio da Exatidão as estimativas devem ser tão exatas quanto possível, de forma a garantir à peça orçamentária um mínimo de consistência para que possa ser empregado como instrumento de programação, gerência e controle. Indiretamente, os autores especializados em matéria orçamentária apontam os arts. 7º e 16 do Decreto-Lei nº 200/67 como respaldo ao mesmo..
O que é o princípio da programação?
“ A programação remete à ideia do planejamento das ações, as quais devem ser vinculadas por um nexo entre os objetivos constitucionais e aqueles traçados pelo governante, num afunilamento na concretização do seu plano de governo, iniciando-se com a observância das prescrições constitucionais (arts. 1º, 3º e 5º da CF) e
implementando-as no plano plurianual (PPA), na lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e na lei orçamentária
anual (LOA). É da integração entre esses planos que surge a necessidade de programação”. (Manual de Direito Financeiro, Harrison Leite, 5º edição, 2016).
Quantas e quais exceções ao princípio da exclusividade?
Créditos suplementares e operações de crédito.
Quais as espécies de créditos adicionais?
a) Créditos suplementares
b) Créditos especiais
c) Créditos extraordinários
O que é o princípio da exclusividade?
CF/88 Art. 165 § 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à
fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e
contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
Veda as “caudas orçamentárias”
O princípio da legalidade engloba as receitas, isto é, para uma receita ser legal ela deve estar prevista em lei?
Não. Não é necessária uma previsão na lei orçamentária para recebimento de receitas, sendo que não é possível vincular a arrecadação, o que ocorre é uma previsão de receita, mas determinado ente público pode arrecadar mais que o esperado. O que ocorre é a previsão das receitas e a fixação das despesas.
Princípio da legalidade?
CF/88 Art. 167. São vedados:
II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais;
Obs: Os créditos orçamentários ou adicionais estão previstos em lei. Se as despesas os excederem, estar-se-á promovendo gasto sem autorização legal.
O que é o princípio da não afetação da receita de impostos?
De acordo com o princípio da não afetação da receita de impostos, que rege tanto o direito financeiro quanto o tributário, o legislador é proibido de vincular a receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. Vedação que impede a vinculação da receita de impostos
a despesas especificas e previamente determinadas;
Quais as exceções ao pp da não afetação da receita de impostos?
- repartição constitucional de receitas
- saúde
- ensino
- garantia
- atividades da administração tributária
- prestação de garantia às operações de crédito por antecipação de receita
O que é o princípio da Unidade de Tesouraria ou Unidade de Caixa?
Todo recurso, carreado ao erário, de caráter originário ou derivado, ordinário ou extraordinário, natureza orçamentária ou extraorçamentária, geral ou vinculado, seja alocado em uma única conta, a fim de facilitar a gerência dos mesmos. art. 56 lei 4320/64 e art. 164, §3º da CF. É a disponibilidade de caixa.
Existe uma Conta Unica do Tesouro?
Sim, no Banco Central do Brasil e operacionalizada pelo Banco do Brasil, de acordo com o art. 164, §3º da CF. Isto para a União. Os demais entes devem se utilizar de instituições financeiras oficiais (do governo - Banerj, Banespa).
Depósito de salário ou de remuneração de servidor público em instituição financeira privada afronta o princípio da Unidade de Caixa?
STF: Não. O depósito de salário ou de remuneração de servidor público em instituição financeira privada não afronta o artigo 164, § 3º, da Constituição Federal, pois não se enquadra no conceito de disponibilidade de
caixa.
O que é disponibilidade de caixa?
Eros Grau: é o dinheiro ainda não afetado a determinado fim. No caso de folha de pagamento de servidores, por exemplo, já estão afetados a esse fim, não podendo ser concebidos como disponibilidades.
Como está o princípio da unidade de Tesouraria/Caixa na prática?
Na prática, recursos da educação , saúde fundos especiais, convênios com outros níveis de governo, multas de trânsito, royalties, entre tantos outros, geralmente tem sido movimentadas em contas próprias, diferentes do Tesouro. Isso contraria o princípio, mas por outro lado facilita a sua fiscalização pelos órgãos próprios de controle. Logo, a prática impõe o inverso.
Há exceção ao princípio da unidade de Tesouraria/Caixa?
Sim, as contas da previdência social. Art. 43. §1º da LRF determina que a) sejam depositadas em conta separada; b) sejam aplicadas nas condições de mercado; e c) veda a aplicação em ações e outros papéis relativos às empresas controladas pelos respectivo ente da federação OU em empréstimos aos segurados OU ao Poder Público, inclusive suas empresas controladas. Atenção: trata-se da previdência de servidores, tanto geral quanto próprio.
É possível a abertura de créditos adicionais mediante Medida Provisória?
Sim, créditos adicionais extraordinários, apenas!
CF: Art. 62. § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:
d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º; (adicionais extraordinários)
É possivel a Transposição, o Remanejamento ou Transferência [TRT] de recursos entre categorias ou órgãos sem prévia autorização legislativa?
Não! Exceção: Ciência, Tecnologia e Inovação [CTI].
- Diz o art. 167 da CF/88: “São vedados: […] VI - a transposição, o remanejamento ou a transferência de
recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização
legislativa;”
Contudo, a Emenda Constitucional nº 85/2015 acrescentou o seguinte parágrafo ao art. 167:
“§ 5º A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, sem necessidade da prévia autorização legislativa prevista no inciso VI deste artigo.”
Quais os limites de gastos com pessoal?
Na LRF: Na esfera federal, o limite máximo para gastos com pessoal é de 50% da receita corrente líquida. Para estados e municípios, o limite é de 60% da RCL. Se a despesa total com pessoal ultrapassar 95% (limite prudencial) desse limite, a LRF proíbe qualquer movimentação de pessoal que implique aumento de despesa.
Qual a diferença entre limite prudencial e limite alerta?
LIMITE DE ALERTA: 90% - não há consequências.
LIMITE PRUDENCIAL: 95% - proibição de movimentação de pessoal que implique aumento de despesas
LIMITE ULTRAPASSADO: 100% - impossibilidade de repasses.