Feminismo e gênero Flashcards
a Era conhecida como X, que compreende os últimos X séculos, trouxe colonização, escravidão, desenvolvimento industrial e capitalismo.
a Era conhecida como Modernidade, que compreende os últimos cinco séculos, trouxe colonização, escravidão, desenvolvimento industrial e capitalismo.
até o século XX, o conceito que ainda se possuía de núcleo familiar baseava-se totalmente no que, hoje,
intitula-se como X.
mesmo no século XXI, vê-se que ainda existem pensamentos antiquados que persistem na ideia do X, que muitas vezes acabam em ações violentas.
até o século XX, o conceito que ainda se possuía de núcleo familiar baseava-se totalmente no que, hoje,
intitula-se como patriarcado.
mesmo no século XXI, vê-se que ainda existem pensamentos antiquados que persistem na ideia do patriarcado, que muitas vezes acabam em ações violentas.
O termo feminismo é socialmente utilizado há muito mais tempo do que o termo X, apesar de ser possível classificar o feminismo como um assunto que é X pela discussão de X.
O termo feminismo é socialmente utilizado há muito mais tempo do que o termo gênero, apesar de ser possível classificar o feminismo como um assunto que é englobado pela discussão de gênero.
Apesar das palavras “sexo” e “gênero” serem muitas vezes vistas como sinônimos, claramente são muito distintas.
O gênero é algo substancial, muito mais profundo do que a mera definição X de feminino e masculino.
O gênero é uma expressão que relaciona fatores sociais e culturais, e não X.
Apesar das palavras “sexo” e “gênero” serem muitas vezes vistas como sinônimos, claramente são muito distintas.
O gênero é algo substancial, muito mais profundo do que a mera definição anatômica de feminino e masculino.
O gênero é uma expressão que relaciona fatores sociais e culturais, e não biológicos.
feminismo é um termo que surgiu com a força da mulher oprimida, por volta do século NÚMERO, que via uma possibilidade de reivindicar por liberdade e igualdade em relação aos homens, em busca do fim do patriarcado.
feminismo é um termo que surgiu com a força da mulher oprimida, por volta do século XVIII, que via uma possibilidade de reivindicar por liberdade e igualdade em relação aos homens, em busca do fim do patriarcado.
Mas foi só no século NÚMERO que o feminismo começou a criar uma estrutura um pouco mais consolidada, com ganho significativo às mulheres da época, sendo o mais relevante a conquista do X feminino.
Essa fase é intitulada como a “X onda do feminismo”.
Ainda pouco se falava da inclusão de mulheres X.
Mas foi só no século XIX que o feminismo começou a criar uma estrutura um pouco mais consolidada, com ganho significativo às mulheres da época, sendo o mais relevante a conquista do voto feminino.
Essa fase é intitulada como a “primeira onda do feminismo”.
Ainda pouco se falava da inclusão de mulheres negras.
Já a “segunda onda do feminismo” acontece no século NÚMERO.
foi iniciada a retórica sobre uma distinção entre X e gênero.
Já a “segunda onda do feminismo” acontece no século XX.
foi iniciada a retórica sobre uma distinção entre sexo e gênero.
A “terceira onda do feminismo” se dá nos anos 19X0 e trouxe à discussão feminista assuntos como estupro, sexualidade e empoderamento feminino.
Outro ponto forte desta onda é a busca por ressignificar X misóginas, usadas de forma pejorativa contra as mulheres, como as palavras “puta” ou “vadia”.
E foi só a partir desta terceira onda que começou a se falar sobre X ou políticas X, que buscam respeito e igualdade às pessoas do movimento LGBTQIA+.
A “terceira onda do feminismo” se dá nos anos 1990 e trouxe à discussão feminista assuntos como estupro, sexualidade e empoderamento feminino.
Outro ponto forte desta onda é a busca por ressignificar palavras misóginas, usadas de forma pejorativa contra as mulheres, como as palavras “puta” ou “vadia”.
E foi só a partir desta terceira onda que começou a se falar sobre transversalismo ou políticas transversais, que buscam respeito e igualdade às pessoas do movimento LGBTQIA+.
Há quem diga que já existe no mundo a “quarta onda do feminismo”, que seria caracterizada principalmente pelo uso maciço das X sociais para organização, conscientização e propagação dos ideais feministas.
Há quem diga que já existe no mundo a “quarta onda do feminismo”, que seria caracterizada principalmente pelo uso maciço das redes sociais para organização, conscientização e propagação dos ideais feministas.
Inclusive, é entre a era da terceira e a quarta onda do
feminismo que se vê a criação de legislações que buscam a proteção de pessoas do gênero feminino, como por exemplo, no Brasil, a Lei X e a criação do delito de X.
Inclusive, é entre a era da terceira e a quarta onda do
feminismo que se vê a criação de legislações que buscam a proteção de pessoas do gênero feminino, como por exemplo, no Brasil, a Lei Maria da Penha e a criação do delito de feminicídio.
Houve também a criação de vocabulários feministas, que buscam a denúncia de ações absurdamente
machistas.
É o caso do termo X, que é o hábito de um homem explicar a uma mulher coisas óbvias das quais ela possui o conhecimento, como se ela não o tivesse.
Houve também a criação de vocabulários feministas, que buscam a denúncia de ações absurdamente
machistas.
É o caso do termo mansplaining, que é o hábito de um homem explicar a uma mulher coisas óbvias das quais ela possui o conhecimento, como se ela não o tivesse.
sociólogos e economistas reconheciam que a estrutura X só se firmava quando da existência de relações não equiparadas entre os sexos.
sociólogos e economistas reconheciam que a estrutura capitalista só se firmava quando da existência de relações não equiparadas entre os sexos.