Accountability Social - Mateus Vaz e Greco Flashcards
Accountability é um termo em inglês que não comporta X direta a nossa língua portuguesa, portanto, para sua definição devemos partir de uma concepção X, e não literal.
Accountability é um termo em inglês que não comporta tradução direta a nossa língua portuguesa, portanto, para sua definição devemos partir de uma concepção conceitual, e não literal.
definição de Accountability: “uma relação de responsabilidade e fiscalização entre agente X (mandatário) e mandante (outro agente X ou o próprio X)
definição de Accountability: “uma relação de responsabilidade e fiscalização entre agente público (mandatário) e mandante (outro agente público ou o próprio povo)
É preciso que o particular se enxergue como um
agente fiscalizador do agente público. Accountability perpassa pela construção de um “cidadão X”.
É preciso que o particular se enxergue como um
agente fiscalizador do agente público. Accountability perpassa pela construção de um “cidadão cliente”.
Pensar em accountability significa, necessariamente, relacionar uma conduta a qual determinado sujeito foi incumbido, a uma prestação de X, X e X.
Pensar em accountability significa, necessariamente, relacionar uma conduta a qual determinado sujeito foi incumbido, a uma prestação de contas, justificativas e resultados
Uma população cada vez mais X e X tende a se valer de uma ótica mais incisiva sobre os produtos e serviços disponibilizados pelo poder público
Tem-se o cidadão como cliente, ou ainda como X do Estado, quase como se houvesse uma relação X entre governado e governante.
Uma população cada vez mais crítica e instruída, tende a se valer de uma ótica mais incisiva sobre os produtos e serviços disponibilizados pelo poder público
Tem-se o cidadão como cliente, ou ainda como acionista do Estado, quase como se houvesse uma relação negocial entre governado e governante.
É realmente difícil falar em accountability social na prática, quando se está inserido na sociedade brasileira, que é marcada pelo X.
A contaminação dos espaços públicos brasileiros advém de uma herança histórica, de X e X.
Ainda, acrescenta-se a este cenário a precarização do sistema X público, único caminho possível para construção de X plenos, cientes de seus deveres e direitos.
É realmente difícil falar em accountability social na prática, quando se está inserido na sociedade brasileira, que é marcada pelo patrimonialismo.
A contaminação dos espaços públicos brasileiros advém de uma herança histórica, de autoritarismo e
coronelismo.
Ainda, acrescenta-se a este cenário a precarização do sistema educacional público, único caminho possível para construção de cidadãos plenos, cientes de seus deveres e direitos.
No último Índice de Percepção da Corrupção, divulgado em 2020 pela Transparência Internacional, o Brasil apresenta um índice de XX pontos, em que 0 (zero) significa que o país é percebido como altamente
corrupto, e 100 (cem)um país em que se não percebesse atos de corrupção.
No último Índice de Percepção da Corrupção, divulgado em 2020 pela Transparência Internacional, o Brasil apresenta um índice de 38 pontos, em que 0 (zero) significa que o país é percebido como altamente
corrupto, e 100 (cem)um país em que se não percebesse atos de corrupção.
Pensar medidas estruturais e eficazes, no sentido de mitigar riscos e incentivar a fiscalização, é um ato necessário.
Percebem-se iniciativas para construção de uma cidadania mais participativa, como o estímulo a denúncia, a recompensa ao denunciante, como proposto pelo legislador através da Lei 13XXX/XX com a criação do instituto do X.
Pensar medidas estruturais e eficazes, no sentido de mitigar riscos e incentivar a fiscalização, é um ato necessário.
Percebem-se iniciativas para construção de uma cidadania mais participativa, como o estímulo a denúncia, a recompensa ao denunciante, como proposto pelo legislador através da Lei 13.964/19 com a criação do instituto do whistleblower.
a educação X é necessária para que as partes compreendam seus papéis, mudando a situação ainda hoje encontrada: de um lado o Estado sem consciência de quem são seus X; e, de outro, o cidadão com sua atitude X, sem noção de seu papel na sociedade
a educação política é necessária para que as partes compreendam seus papéis, mudando a situação ainda hoje encontrada: de um lado o Estado sem consciência de quem são seus clientes; e, de outro, o cidadão com sua atitude passiva, sem noção de seu papel na sociedade