Desinformação Flashcards
Fake news, notícias falsas, negacionismo, infodemia são termos cada vez mais presentes na sociedade e que possuem um fato em comum: a X.
Fake news, notícias falsas, negacionismo, infodemia são termos cada vez mais presentes na sociedade e que possuem um fato em comum: a desinformação.
A disseminação de desinformação é uma tática antiga. A título de exemplo, podemos citar o livro “História X”, escrito por Procópio, o historiador bizantino do século VI, a fim de arruinar a reputação do imperador X.
A disseminação de desinformação é uma tática antiga. A título de exemplo, podemos citar o livro “História Secreta”, escrito por Procópio, o historiador bizantino do século VI, a fim de arruinar a reputação do imperador Justiniano.
No entanto, a desinformação tem ganhado força e abrangência com a expansão do uso de plataformas de X digitais pela sociedade.
No entanto, a desinformação tem ganhado força e abrangência com a expansão do uso de plataformas de mídias digitais pela sociedade.
Desinformação, em uma definição curta, é um termo utilizado para tratar de informações X ou X que têm como objetivo enganar as pessoas enganosas e, assim, obter ganhos econômicos e/ou políticos.
Desinformação, em uma definição curta, é um termo utilizado para tratar de informações imprecisas ou enganosas que têm como objetivo enganar as pessoas e, assim, obter ganhos econômicos e/ou políticos.
Fake news: informações fabricadas que imitam o conteúdo da mídia de notícias na X, mas não no processo organizacional ou na intenção.
São ações premeditadas com o objetivo de X da opinião pública.
Fake news: informações fabricadas que imitam o conteúdo da mídia de notícias na forma, mas não no processo organizacional ou na intenção.
São ações premeditadas com o objetivo de manipulação da opinião pública.
Embora o termo fake news seja frequentemente utilizado como sinônimo de desinformação, essa é uma associação inadequada.
Fake news é um X de desinformação, mas não abrange X a complexidade dos fenômenos.
Fake news são uma X do gênero desinformação, que abrange também outras formas, como imagens, vídeos, memes, postagens de redes sociais etc.
Embora o termo fake news seja frequentemente utilizado como sinônimo de desinformação, essa é uma associação inadequada.
Fake news é um tipo de desinformação, mas não abrange toda a complexidade dos fenômenos.
Fake news são uma espécie do gênero desinformação, que abrange também outras formas, como imagens, vídeos, memes, postagens de redes sociais etc.
O discurso negacionista é outra espécie de desinformação.
O negacionismo é uma negação em X escala - quando todo um segmento da sociedade, muitas vezes lutando com o trauma da X, se afasta da realidade em favor de uma mentira mais confortável.
É o emprego de argumentos retóricos para dar a X de debate legítimo onde não há nenhum, uma abordagem que tem o objetivo final de rejeitar uma proposição sobre a qual existe um X científico.
Propagar um discurso negacionista é negar a X e a X, ignorando evidências.
O discurso negacionista é outra espécie de desinformação.
O negacionismo é uma negação em larga escala - quando todo um segmento da sociedade, muitas vezes lutando com o trauma da mudança, se afasta da realidade em favor de uma mentira mais confortável.
É o emprego de argumentos retóricos para dar a aparência de debate legítimo onde não há nenhum, uma abordagem que tem o objetivo final de rejeitar uma proposição sobre a qual existe um consenso científico.
Propagar um discurso negacionista é negar a ciência e a história, ignorando evidências.
A desinformação científica também é uma espécie de desinformação.
Pode ser definida como toda informação sem X, baseada em rumor, não verificável, e Xcientífica que tratem de assuntos caros à ciência.
ela se traveste de ciência para apresentar suas argumentações, mas apoia-se em publicações técnicas de X questionável e em conteúdo na Internet de baixa X.
Podem levar as pessoas a tomarem decisões erradas sobre tratamentos de X e até mesmo influenciar políticas X.
A desinformação científica também é uma espécie de desinformação.
Pode ser definida como toda informação sem sustentação, baseada em rumor, não verificável, e pseudocientífica que tratem de assuntos caros à ciência.
ela se traveste de ciência para apresentar suas argumentações, mas apoia-se em publicações técnicas de credibilidade questionável e em conteúdo na Internet de baixa confiabilidade.
Podem levar as pessoas a tomarem decisões erradas sobre tratamentos de saúde e até mesmo influenciar políticas públicas.
A desinformação é um problema X, mas que foi potencializado com a expansão das plataformas de redes X.
A desinformação é um problema antigo, mas que foi potencializado com a expansão das plataformas de redes sociais.
Em momentos como a pandemia de COVID-19, a desinformação pode se agravar.
AUTOR define o que passou a ser chamado de infodemia como “uma epidemia global de X - que se espalha rapidamente pelas plataformas de mídia social e outros meios de comunicação”.
em momentos de pânico e de incerteza, as pessoas tendem a consumir informação de baixa qualidade em uma X ainda maior.
Em momentos como a pandemia de COVID-19, a desinformação pode se agravar.
Zarocostas define o que passou a ser chamado de infodemia como “uma epidemia global de desinformação - que se espalha rapidamente pelas plataformas de mídia social e outros meios de comunicação”.
em momentos de pânico e de incerteza, as pessoas tendem a consumir informação de baixa qualidade em uma intensidade ainda maior.
Não há solução fácil para o problema da desinformação, e talvez o problema X seja resolvido.
Porém, é fundamental que as pessoas consigam desenvolver o senso X para conseguir avaliar as informações que estão recebendo e não sejam enganadas e manipuladas.
É um processo X, mas fundamental para que a desinformação não afete os rumos da sociedade.
Não há solução fácil para o problema da desinformação, e talvez o problema nunca seja resolvido.
Porém, é fundamental que as pessoas consigam desenvolver o senso crítico para conseguir avaliar as informações que estão recebendo e não sejam enganadas e manipuladas.
É um processo longo, mas fundamental para que a desinformação não afete os rumos da sociedade.