Crimes contra a administração pública Flashcards

1
Q

Eriberto, oficial de justiça, recebe mandado judicial de despejo, a ser cumprido imediatamente. Ao chegar à residência para cumprir o mandado, ele percebe que a locatária é uma senhora muito idosa e inválida, que ali reside com sua única filha, desempregada, a qual lhe pede, aos prantos, que lhes dê um prazo para deixarem o imóvel. Eriberto, muito comovido com a situação, concede-lhes, por iniciativa própria, um prazo de trinta dias para deixarem a casa.
Diante do caso narrado, o crime cometido por Eriberto é de:

A

Prevaricação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Miguel, funcionário de uma autoescola, insere no banco de dados do Departamento de Trânsito (Detran) a informação de que um aluno, a quem deseja beneficiar, teria realizado todas as aulas teóricas e práticas exigidas para a obtenção da permissão para dirigir veículo automotor, o que não condiz com a realidade. A partir dessas informações, é agendada a prova prática de direção, na qual o aluno é aprovado, sendo então emitida sua permissão para dirigir veículo automotor. O crime é de falsidade ideológica ou de inserção de dados falsos em sistema de informações?

A

Falsidade ideológica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Débora, arquiteta e sem vinculo permanente com a Administração Pública, atuando como perita judicial, recebe honorários, mas não realiza o trabalho pericial. Intimada pelo juiz da causa para devolver a quantia, não o faz. Qual o crime?

A

Peculato, pois é funcionária pública por equiparação, e não pode ser apropriação indébita justamente por sua condição específica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Mário é membro de poder e, nesta condição, possui a prerrogativa de indicar pessoas para ocuparem cargos comissionados. No entanto, Mário condicionou a indicação ao repasse, em seu proveito, de 30% do valor dos vencimentos percebidos por cada um dos assessores comissionados. Qual o crime?

A

É o de concussão, pois o tipo é de CONDICIONAR ou exigir vantagem indevida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Dario, funcionário de uma Organização Social (OS) contratada pelo Município de Vila Velha/ES para gerir um hospital público, responsável pelo almoxarifado, termina seu turno de trabalho e, ao deixar o depósito onde ficam armazenados diversos insumos médicos, distraído com um vídeo a que assiste em seu telefone celular, deixa de trancar a porta. Durante a madrugada, Elisa, enfermeira da mesma OS, escorrega num piso molhado e acaba esbarrando na porta deixada destrancada por Dario, que se abre. Curiosa, Elisa entra no cômodo, onde avista valiosos medicamentos. Ela, então, começa a colocar algumas caixas dos medicamentos em sua bolsa, na intenção de ficar com o material, porém, ainda no interior do depósito, é flagrada por um segurança do hospital, que desconfia de sua presença ali, e, percebendo o que estava acontecendo, a detém.
Dario cometeu algum crime? E qual o crime cometido por Elisa?

A

O Dario não cometeu nenhum crime. A Elisa cometeu o crime de furto tentado, com aumento de pena por ter sido no período noturno.
Obs. não foi peculato pois não se valeu da qualidade de funcionária pública para adentrar a sala.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly