Cardiopatias congênitas Flashcards
Qual a mais comum?
Comunicação interventricular (CIV).
*Comunicação atrial é a segunda mais comum
Qual a apresentação clínica?
Pode ter cianose (quase sempre generalizada), ICC e sopro
Em quanto tempo o canal arterial contrai-se ao nascimento e deixa de ser funcional?
12 a 15 horas
As artérias do coração, da cabeça, do pescoço e dos MMSS recebem sangue com maior ou menor teor de oxigênio do que o restante do corpo?
Maior
Qual a ausculta esperada na CIV?
Sopro holossistólico
Quais são as principais cardiopatias críticas, dependentes do canal arterial?
Transposição de grandes artéricas (TGA)
Síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (SHCE)
Atresia pulmonar
Recém-nascido, 24h de vida, submetido à triagem para cardiopatia congênita (“teste do coraçãozinho”), apresenta o seguinte resultado na oximetria de pulso: membro superior direito: SatO2 = 93%; membro inferior direito: SatO2=91%. Com este resultado deve-se:
Repetir avaliação em 1h.
*SatO2 < 95% ou diferença > 3%
O teste do coraçãozinho deve ser realizado comparando-se a saturação do membro superior direito com a de um dos membros inferiores. V ou F?
Verdadeiro
Qual a cardiopatia cianogênica mais frequente em neonatos?
Transposição de grandes artérias
Qual o sintoma mais comum da transposição das grandes artérias? Qual o TTO?
Cianose.
*Como não tem defeito - RX e ausculta normal
TTO = prostaglandina para abrir o canal arterial até correção cirúrgica
Na TGA, como estão relacionados os vasos da base?
A aorta origina-se do VD e a artéria pulmonar do VE - circulação em paralelo
Qual a cardiopatia cianogênica mais comum após o primeiro ano de vida?
Tetralogia de Fallot
Qual o tto padrão para as crises de cianose na tetralogia de Fallot?
Morfina
No RX de tórax da tetralogia de Fallot, qual o achado característico?
Coração em forma de bota ou tamanco holândes
Qual síndrome está associada a hipocalcemia, fenda palatina e tetralogia de Fallot?
Sindrome DiGeorge
A posição de cócoras adotadas por crianças com Tetralogia de Fallot piora a hipóxia. V ou F?
Falso, aumenta a resistência vascular sistêmica e força um shunt esquerda-direita e aumenta o fluxo pulmonar, atenuando a hipoxemia
Lactente, 3m, portador de cardiopatia cianogênica, com historia de crises convulsivas no período neonatal por hipocalcemia documentada, apresentando os seguintes estigmas genéticos: nariz tubular, fenda lábio palatino e baixo ganho ponderal. A ausculta cardíaca observado Sopro Sistólico ejetivo, 2+ em focopulmonar (FP) e B2 hipofonética em FP. Quais as principais hipóteses diagnósticas?
Síndrome de DiGeorge, Tetralogia de Fallot
Recém-nascido com oito horas de vida apresenta cianose universal intensa. Exame físico: Pulsos universalmente palpáveis; precórdio calmo; ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular em dois tempos, bulhas normofonéticas com B2 única, sem sopros. Radiografia de tórax: Hipofluxo pulmonar e coração de tamanho normal. Gasometria: Hipóxia grave com acidose metabólica. A conduta imediata, além de instituir oxigenoterapia e corrigir a acidose com bicarbonato, é prescrever:
Prostaglandina - quadro compatível com TGA
Quais alterações compõem a tetralogia de Fallot?
1- Estenose pulmonar
2- Comunicação interventricular membranosa (CIV)
3- Dextroposição da aorta
4- Hipertrofia de VD
Quais são as características das crises hipoxêmicas na tetralogia de Fallot?
Piora súbita da cianose, hiperpneia, irritabilidade e choro prolongado
Qual a clínica da CIV?
Inicialmente pode ter apenas sopro holossistólico
Evolui com ICC ->Taquipneia, dispneia aos esforços e interrupções as mamadas
Qual a cardiopatia congênita associada a síndrome de Down?
Defeito do septo AV - acianótica!
Qual o exame diagnóstico da comunicação interventricular?
Ecocardiograma
Qual a principal característica clínica da comunicação interatrial (CIA)?
Desdobramento fixo de B2
Quando a cirurgia está indicada no paciente com comunicação interatrial?
Sintomáticos com clínica de hiperfluxo pulmonar
Criança, 5a, em consulta de puericultura, foi auscultado sopro sistólico em foco pulmonar e desdobramento fixo da segunda bulha. Segundo a mãe, a criança é ativa, alimenta-se bem, não tendo notado nada de errado com o filho. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA E A JUSTIFICATIVA PARA OS ACHADOS SEMIOLÓGICOS SÃO:
Comunicação interatrial, o sopro é devido ao hiperfluxo pulmonar.
Devido a alterações na resistência vascular pulmonar, muitas cardiopatias congênitas não são identificadas nas primeiras horas de vida. V ou F?
Verdadeiro
Qual a síndrome mais comumente associada a coarctação de aorta?
Síndrome de Turner
Recém-nascido, 2 dias de vida, com pulsos femorais não palpáveis. Pressão arterial nos quatro membros demonstra valores menores em MMII. Clinicamente, a criança estava em insuficiência cardíaca e a ecocardiografia confirmou diagnóstico de coarctação da aorta importante. Qual a conduta mais adequada?
Correção cirúrgica
Na coarctação aórtica, crianças maiores podem ser assintomáticas e a suspeita é feita pela diferença de pulsos entre os membros superiores e os inferiores e hipertensão arterial. V ou F?
Verdadeiro
A presença de sopro sistólico 4+/6 no mesocárdio com frêmito é compatível com diagnóstico de:
Comunicação interventricular
Lactente, 3 meses de idade, pesando 5 kg, portadora de síndrome de Down (trissomia 21), é atendido no UBS. HMA: a mãe relata que a criança está com falta de ar. Ela conta que o bebê sempre teve falta de ar, principalmente quando mama, mas que piorou há 2 dias. Ela nega febre, tosse, coriza ou outros sintomas. EF: as vias aéreas estão pérvias, mas ela respira com dificuldade, com FR: 66 irpm. As mucosas estão rosadas. Há batimento de aleta nasal, retrações intercostais e subcostais e gemência. A ausculta respiratória revela murmúrio vesicular simétrico com estertores subcrepitantes em todos os campos pulmonares. O ritmo cardíaco é regular, sem sopros, com FC: 168 bpm, PA: 75 x 42 (59) mmHg, pulsos periféricos e centrais amplos, tempo de enchimento capilar de 2 segundos, SaO2 95% em ar ambiente. O fígado palpável a 5 cm do rebordo costal direito na linha hemiclavicular direita. O diagnóstico mais provável é:
ICC por provável cardiopatia congênita
Recém-nascido com 8 dias de vida é trazido ao pronto socorro com história de desconforto respiratório iniciado há 2 dias, com piora progressiva. Nasceu de parto normal, com 39 semanas, pesando 3,760 g, com índice de Apgar 8 e 9 no 1° e 5° minutos, respectivamente, e recebeu alta no 1° dia de vida com aleitamento materno exclusivo. A mãe nega febre ou outros sintomas. Ao examiná-lo, você percebe palidez cutânea, FC 175 bpm, FR 64 irpm, PA 72 x 40 (56) mmHg no membro superior direito e PA 43 x 24 (31) mmHg no membro inferior esquerdo, ausculta pulmonar normal e ausculta cardíaca revela sopro contínuo em borda esternal esquerda alta. Os pulsos periféricos são finos e a perfusão é de 2 segundos na mão direita. Qual a conduta imediata mais apropriada?
Iniciar infusão de prostaglandina E1, pois trata-se de cardiopatia congênita dependente do canal arterial, até correção cirúrgica.
Quadro de choque cardiogênico, associado a SOPRO CARDÍACO CONTÍNUO em borda esternal esquerda alta, além de hipertensão em membro superior e hipotensão em membro inferior, apontando para uma cardiopatia congênita DUCTO-DEPENDENTE, como por exemplo, Coarctação de aorta
Menino de 13 meses, 11 kg, portador de cardiopatia cianótica, é trazido à sala de urgência com história de ter apresentado quadro de irritabilidade, piora de cianose pré-existente e síncope. Ao exame físico, apresenta-se torporoso, saturação de 60% em ar ambiente, sopro sistólico em 2/6 em foco pulmonar. O diagnóstico mais provável é:
Tetralogia de Fallot - o quadro de CRISE HIPERCIANÓTICA + SOPRO SISTÓLICO EM FOCO PULMONAR (estenose pulmonar) é típico. Além disso, é a cardiopatia cianogênica mais comum após o primeiro ano de vida
Você é chamado para ver um eletrocardiograma de um bebê na UTI. O bebê nasceu bem, mas logo ficou cianótico (saturação de oxigênio= 82% em ar ambiente). Não há sopro cardíaco. O eletrocardiograma demonstra sobrecarga ventricular esquerda. Qual o diagnóstico mais provável?
Atresia tricúspide (o sangue que não consegue passar para o VD, é desviado pelo forame oval para o lado esquerdo do coração, que acaba sofrendo hipertrofia)
Mãe traz à consulta criança com 40 dias de vida, com queixa de cansaço e sudorese profusa às mamadas desde o nascimento, com piora nos últimos dias. Ao exame físico apresenta hipotonia generalizada, frouxidão ligamentar, epicanto palpebral, protusão lingual e prega palmar única. Murmúrio vesicular presente e simétrico, com roncos difusos; frequência respiratória de 60 ipm, com tiragem subdiafragmática e retração intercostal. Bulhas rítmicas em dois tempos com sopro sistólico em borda esternal esquerda. Baseado nestas informações, qual a cardiopatia mais provável?
Defeito do septo atrioventricular
No tocante ao tratamento da persistência do canal arterial no recém-nascido pré-termo o ibuprofeno é tão efetivo quanto a indometacina. V ou F?
Verdadeiro
RN termo adequado para idade gestacional nasceu bem em boas condições, estava em alojamento conjunto mamando bem e com 34 horas de vida evoluiu com palidez cutânea, cianose periférica leve, má perfusão periférica, taquidispneia taquicardia, redução da amplitude dos pulsos arteriais, hipotensão e hiperfonese acentuada da 2ª bulha no foco pulmonar. A radiografia de tórax mostra área cardíaca aumentada e trama vascular pulmonar bastante aumentada. Qual a hipótese diagnóstica?
Cardiopatia com fluxo sistêmico dependente do canal arterial.
As cardiopatias mais comuns na trissomia 21, trissomia 18 e síndrome de Turner são respectivamente:
*USP SP
Defeito do septo atrioventricular, comunicação interventricular e coarctação de aorta.
Bebê de 20 dias nascido a termo com peso de 3700g aparentemente saudável, passa a apresentar cianose generalizada e dispneia que se acentua nas mamadas. O pediatra verifica que durante o sono a saturação é de 65%, a FC de 140bpm e ausculta sopro sistólica pouco intenso precordial. Decide consultar cardiologista pediátrico que opta por internar a criança na UTI, para iniciar medidas terapêuticas e diagnósticas. Que droga deve ser iniciada prontamente?
Pensar nas cardiopatias dependentes do canal arterial - Prostaglandina (mantém canal aberto)
Qual a droga que deve ser usada para manter o canal arterial aberto?
Prostaglandina
Uma criança de 6 meses de idade submetida a um cateterismo cardíaco, que evidenciou as seguintes saturações de oxigênio: Veia cava superior 75%, AD 75%, VD 85%, artéria pulmonar 85%, veias pulmonares 95%, AE 95%, VE 95%, aorta 95%. Qual a provável cardiopatia congênita?
Incremento de 10% na saturação do AD para VD - shunt de algum lugar para o VD. Provável CIV
Recém-nascido, 2 dias de vida, com pulsos femorais não palpáveis. Pressão arterial nos quatro membros demonstra valores menores em MMII. Clinicamente, a criança estava em insuficiência cardíaca e a ecocardiografia confirmou diagnóstico de coarctação da aorta importante. Qual a conduta mais adequada?
Correção cirúrgica (tto definitivo)
Paciente, 20 anos de idade, comparece à consulta de rotina para exame médico de clube esportivo. Está assintomático, mas ao exame apresenta sopro sistólico em foco pulmonar, ejetivo, suave, ++/6 com desdobramento fixo da segunda bulha cardíaca. O diagnóstico provável é:
Comunicação interatrial
Quais os achados característicos da atresia da válvula tricúspide?
VE proeminente e sobrecarga atrial direita
A presença de sopro sistólico 4+/6 no mesocárdio com frêmito é compatível com diagnóstico de qual cardiopatia?
CIV