terrorismo Flashcards
O que é terrorismo?
consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública.
4 elementos caracterizadores do terrorismo, quais são?
ELEMENTO VIOLÊNCIA Violência extrema contra pessoas, por meio de ataques à integridade física e à vida; faz com que o terrorismo configure crimes como homicídio, lesão corporal, sequestro e etc.
ELEMENTO TELEOLÓGICO Finalidade específica que pode apresentar caráter religioso, político, gerar terror ou intimidação, dentre outras.
ELEMENTO TEATRAL Necessidade de atrair atenção para os atos de terrorismo, comunicando ameaça e terror à coletividade.
ELEMENTO AUSÊNCIA DE ARREPENDIMENTO OU CULPA O terrorista age sem demonstrar arrependimento ou culpa pelos atos perpetrados.
os crimes nela previstos são praticados contra o interesse da União, cabendo ________________a investigação criminal, em sede de inquérito policial, e à Justiça Federal o seu processamento e julgamento
à Polícia Federal
V ou F
a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura
verdadeiro
V ou F
permite-se a prisão temporária para os envolvidos em crime de terrorismo quando tal providência for imprescindível para as investigações durante o inquérito policial.
verdadeiro
V ou F
são excluídos da condição de refugiados políticos aqueles que tenham cometido atos terroristas.
VERDADEIRO
Não se deve conceder a extradição se a conduta do extraditando de financiar grupo terrorista que pretendia tomar o poder caracteriza-se como crime político, tendo em vista a vedação prevista no art. 5º, LII, da CF/88. STF. 2ª Turma. Ext 1578/DF, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 6/8/2019 (Info 946).
verdadeiro
Não se deve conceder a extradição se o país requerente vem enfrentando um quadro de instabilidade política, tendo ocorrido a demissão de juízes e a prisão de opositores do governo. Isso porque, neste caso, haveria o risco de o extraditando ser submetido a um tribunal ou juízo de exceção (art. 82, VIII, da Lei nº 13.445/2017). STF. 2ª Turma. Ext 1578/DF, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 6/8/2019 (Info 946).
verdadeiro
São atos de terrorismo?
I - usar ou ameaçar usar, transportar, guardar, portar ou trazer consigo explosivos, gases tóxicos, venenos, conteúdos biológicos, químicos, nucleares ou outros meios capazes de causar danos ou promover destruição em massa;
IV - sabotar o funcionamento ou apoderar-se, com violência, grave ameaça a pessoa ou servindo-se de mecanismos cibernéticos, do controle total ou parcial, ainda que de modo temporário, de meio de comunicação ou de transporte, de portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias, hospitais, casas de saúde, escolas, estádios esportivos, instalações públicas ou locais onde funcionem serviços públicos essenciais, instalações de geração ou transmissão de energia, instalações militares, instalações de exploração, refino e processamento de petróleo e gás e instituições bancárias e sua rede de atendimento;
V - atentar contra a vida ou a integridade física de pessoa:
Qual a pena dos atos terroristas?
Pena - reclusão, de doze a trinta anos, além das sanções correspondentes à ameaça ou à violência.
Qual a escusa no crime de terrorismo?
não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios, visando a contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, sem prejuízo da tipificação penal contida em lei.
a tipificação do crime de terrorismo exige intenção específica por parte dos agentes. Podemos falar em uma dupla motivação:
a) agir por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião; e
b) finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública.
V ou F
Por ser um crime formal, a consumação ocorre com a realização da conduta típica, mesmo que o agente não consiga provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública.
verdadeiro
É possivel a tentativa no ato terrorista?
A tentativa é possível em algumas hipóteses, desde que o agente inicie a execução do ato terrorista, mas não consiga concluir a conduta típica.
diminui a pena de 1/3 a 2/3
São puniveis os atos preparatórios no terrorismo?
Aquele que realiza atos preparatórios de terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito incorre na pena do delito consumado, diminuída de um quarto até a metade.
É possível aplicar as regras referentes à desistência voluntária e ao arrependimento eficaz.