pessoa juridica Flashcards
O que é pessoa juridica?
a pessoa jurídica como um grupo humano, dotado de personalidade jurídica própria constituído na forma da lei para a realização de fins comuns.
Quais as TEORIAS EXPLICATIVAS E NATUREZA JURÍDICA da PJ?
a) Corrente negativista (Brinz, Bekker, Ihering): Negava a existência da pessoa jurídica, alegando que ela não seria nada mais que um grupo de pessoas físicas reunidas ou que seria um patrimônio reunido.
b) Corrente afirmativista: aceita a existência. Várias teorias se inserem nessa corrente. Vejamos as principais:
b.1) Teoria da ficção
b.2) Teoria da realidade objetiva ou organicista
b.3) Teoria da realidade técnica (Saleilles): ]
O que é a teoria da realidade objetiva ou organicista?
Teoria da realidade objetiva ou organicista (Cunha Goncalves, Clóvis Beviláqua): avançava ao reconhecer que a pessoa jurídica teria uma existência objetiva e uma dimensão social, mas incorria no exagero oposto de negar-lhe a influência da técnica do direito. Reduzia a pessoa jurídica a um fenômeno meramente sociológico.
O que é a teoria da ficção?
Teoria da ficção (Windscheid, Savigny): a pessoa jurídica teria uma existência meramente abstrata ou ideal fruto da técnica do direito. Pecava por não reconhecer a existência objetiva e social da pessoa jurídica
O que é a teoria da realidade tecnica?
Teoria da realidade técnica (Saleilles): . Para essa teoria, a pessoa jurídica teria uma existência objetiva e dimensão social, mas a sua personificação seria fruto da técnica do direito. Foi a teoria adotada pelo art. 45, do CC.
A PJ só considerada pessoa juridica quando?
quando registra seu ato constitutivo e passa a ter personalidade juridica
o que é pj sem registro?
um ente sem personalidade juridica, uma sociedade irregular.
Condomínio, massa falida, herança jacente, espólio
Quais as espécies de pj de direito privado?
I - as associações;
II - as sociedades;
III - as fundações.
IV - as organizações religiosas;
V - os partidos políticos
Quais os dois grandes grupos de pj de direito privado?
corporações (associações e sociedades) e fundações
O que é associação?
são formadas pela união de indivíduos com propósito de realizar uma finalidade ideal ou não econômica (art. 53). Não podem ter finalidade lucrativa. Algumas sociedades desportivas que geravam lucro para os seus conselheiros tiveram que se adaptar às regras do novo CC. Associações anteriores que geravam lucro viraram sociedades empresárias.
V ou F
Enunciado 577 do CJF/STJ: A possibilidade de instituição de categorias de associados com vantagens especiais admite a atribuição de pesos diferenciados ao direito de voto, desde que isso não acarrete a sua supressão em relação a matérias previstas no art. 59 do CC.
verdadeiro, artigo 55 do CC
V ou F
É inconstitucional o condicionamento da desfiliação de associado à quitação de débito referente a benefício obtido por intermédio da associação ou ao pagamento de multa.”
Condicionar a desfiliação de associado à quitação de débitos e/ou multas constitui ofensa à dimensão negativa do direito à liberdade de associação (direito de não se associar), cuja previsão constitucional é expressa
verdadeiro
qual o principal orgão da associação e quais suas atribuições?
I – destituir os administradores;
II – alterar o estatuto.
Parágrafo único. Para as deliberações a que se referem os incisos I e II deste artigo é exigido deliberação da assembleia especialmente convocada para esse fim, cujo quórum será o estabelecido no estatuto, bem como os critérios de eleição dos administradores.
V ou F
Regra geral, nos termos do art. 61, dissolvida a associação, o seu patrimônio será atribuído a entidades de fins não econômicos designadas no estatuto ou, omisso este, à instituição municipal, federal ou estadual, de fins iguais ou semelhantes.
verdadeiro
V ou F
Esse art. 57 não deve ser aplicado em face de condomínios, na medida em que, refere-se a associações. Todavia, existe forte corrente de doutrina e jurisprudencia, no sentido de, à luz do princípio da função social, admitir a expulsão do condômino nocivo, quando as multas aplicadas se mostrarem insuficientes (art. 1337, parágrafo único).
verdadeiro, vale acrescentar ainda que essa exclusão pressupõe o respeito à garantia da ampla defesa e a propositura de uma ação judicial com essa finalidade. A assembleia autoriza o síndico, representando a coletividade, a ajuizar uma ação e quem concretiza a expulsão é o juiz (obrigação de não fazer).
O que fundação?
Diferentemente das associações e das sociedades, as fundações resultam não da união de indivíduos, mas da afetação de patrimônio que o seu instituidor faz para a realização de uma finalidade ideal (cultural, educacional, de assistência). Não nasce do fato associativo. Resulta de um patrimônio que se personifica. O instituidor pode ser pessoa física ou jurídica.
uma fundação não pode ter finalidade lucrativa (pode até gerar receita a ser reinvestida na própria atividade)
Quais as fases para criar uma fundação?
(1) Dotação/instituição; (por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina)
(2) Elaboração do estatuto e aprovação pelo MP; e
(3) Registro do CRPJ.